Sobre o evento
O Instituto ESPE te convida para participar desse evento presencial na cidade do Rio de Janeiro (RJ), que contará com a presença dos psicanalistas: Antonio Quinet, Cristina Hoyer, Fernanda Samico, Alexandre Starnino, Pedro Moacyr e Heloene Ferreira. O evento acontecerá no Windsor Barra Hotel na Barra da Tijuca e ao final do evento os participantes poderão aproveitar os sorteios de brindes e lançamento de livros com sessão de autógrafos!
Qual o lugar da escrita na transmissão da psicanálise?
Freud foi escritor desde seu texto sobre as afasias e por isso ganhou o Prêmio Goethe de literatura em 1930. Com seus Escritos, Lacan enodou os Outros a partir de sua teoria dos nós borromeanos. Psicanalistas passam pelo escrito ao escreverem a teoria, a experiência analítica e seus casos clínicos. Na escuta, passam pelo escrito de cada sujeito em análise.
Da escrita do significante, Lacan passa à letra escrita que não é apropriada para designar as palavras. No neologismo lituraterra, aponta a letra como litoral: não é nem terra, nem mar – está entre o simbólico e o real. Ela é capaz de tocar o indizível e transmitir algo dele, por um estilo. Por sua vez, se situa tanto no tema da insistência do real, quanto nos efeitos, no sujeito, da não existência da escrita da relação sexual (Costa, 2008).
Seguimos com Lacan (1971), “é por essa razão que persistem erros, porque é um texto. Um texto, como indica o nome, só pode ser tecido em se dando nós. Quando damos nós, há alguma coisa que sobra e fica pendurada”.
É sobre essas sobras e coisas penduradas, nos livros dos nossos psicanalistas convidados, que nos debruçaremos!

interaja ao vivo
Encontro presencial com os psicanalistas Antonio Quinet, Cristina Hoyer, Fernanda Samico, Alexandre Starnino, Pedro Moacyr e Heloene Ferreira, com momento de interação e coffee break

Local do evento
Windsor Barra Hotel, Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

CERTIFICADO
Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso
PROGRAMAÇÃO:
08:45 às 09:10: Recepção dos inscritos
09:10 às 09:30: Abertura da Jornada, com a Dra. Heloene Ferreira, coordenadora das Pós-graduações de Fundamentos da Psicanálise e Psicanálise com Crianças e Adolescente do Instituto ESPE no Rio de Janeiro.
09:30 às 10:30: Do sintoma ao diagnóstico: psicanálise com crianças e adolescentes, com Me. Cristina Hoyer e Dra. Heloene Ferreira
10:30 às 10:50: Coffee Break
10:50 às 12:00: O que faz o psicanalista, com o Dr. Antonio Quinet
12:00 às 12:30: Sessão de autógrafos com o Dr. Antonio Quinet
12:30 às 14:00: Intervalo para almoço
14:00 às 15:00: Paradoxos da dor: da dor de existir às dores no corpo, com o Dr. Pedro Moacyr
15:15 às 16:15: Jacque Lacan, uma introdução, com o Dr. Alexandre Starnino
16:15 às 17:15: Complexo de Édipo e Sexualidade, com a Dra. Fernanda Samico
17:15: Encerramento + Sorteio + Sessão de autógrafos com os psicanalistas conferencistas
Antonio Quinet
Psicanalista, psiquiatra, dramaturgo, professor e encenador. Doutor em filosofia pela Universidade de Paris VIII e membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, dirige também a Cia. Inconsciente em Cena e, em 2024, foi nomeado patrono do Freud Museum, em Londres.


Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.
Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela Unicamp. Dr. École Doctoral d'Études psychanatique (Paris7). Mestre pela Unicamp com período sanduíche na Univeristé Paris VI. Coordenador da Pós graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE em São Paulo.


Pedro Moacyr
Psicanalista. Pós doutor em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL-Brasil) e do Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana (IF).
Cristina Hoyer
Psicanalista com atuação em Clínica Privada, Institucional/Social atendendo infância, adolescência e adultos. Autora do livro "A Função Paterna na Instituição: do individual ao coletivo" e de inúmeros artigos publicados em livros e revistas especializadas. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA). Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional (UVA). Graduada em Fonoaudiologia (UNESA) e Psicologia (UVA). É fundadora, presidente e coordenadora geral do Projeto Social Espaço-Vivo (ONG) desde 1994. Coordenadora da Rede Bebê Núcleo RJ e membro da Rede Bebê Nacional. Organizadora e docente do Seminário permanente Teórico-Clínico Constituição do Sujeito e suas Conexões (Projeto Social Espaço-Vivo).


Heloene Ferreira
Psicanalista. Coordenadora das Pós-graduações Fundamentos da Psicanálise e Psicanálise com crianças e adolescentes do Instituto ESPE no Rio de Janeiro. Pós-doutoranda em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro PGPSA/UERJ. Doutora e mestre em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Professora do Instituto de Educação Médica IDOMED/UNESA. Psicóloga pesquisadora no Serviço Identidade - Transdiversidade PPC/UERJ.