top of page
HEADER (30).png

Sobre O EVENTO

Após uma aclamada turnê nacional por várias cidades do Brasil e internacional por Londres — onde foi apresentada em inglês no Freud Museum — e por Córdoba, em espanhol, a peça Freud e o Homem dos Ratos retorna ao Rio de Janeiro para uma curta temporada no Teatro Vannucci. O espetáculo, que estreou em 2025, entra em cartaz no Shopping da Gávea de 8 a 29 de maio, com apresentações todas as sextas-feiras, às 20h30.

 

"Freud e o Homem dos Ratos" leva aos palcos o famoso caso de neurose obsessiva apresentado por Sigmund Freud no Primeiro Congresso de Psicanálise em Salzburg em 1908. É o caso de uma análise bem sucedida que permite o pleno restabelecimento da vida amorosa e do trabalho desse jovem rapaz antes atordoado e infeliz.

 

A peça conta a história de um jovem rapaz de 30 anos que sofre de pensamentos obsessivos ligados a uma tortura com ratos, rituais de proteção contra pensamentos hostis, muitas dúvidas que o afligem e principalmente a dúvida de com quem casar: com a mulher que ama, proibida pela família, ou a prima rica que lhe permitirá herdar e gerir os negócios de família. Por outro lado, ele tem uma relação problemática com um pai jogador, libertino e cruel a quem odeia, teme e paradoxalmente ama. Seus sintomas e angústia o tornaram incapacitado para o trabalho e para o relacionamento amoroso.

 

O espetáculo abre as portas do consultório de Freud para o espectador assistir as sessões de análise, as fantasias, os sonhos e lembranças infantis de Ernst Lanzer e acompanhar o deciframento dos sintomas, a transferência e as interpretações do analista. E o palco do divã se transforma no tabuleiro do teatro onde entram em cenas todos os jogos e malabarismos do Inconsciente.

Este evento terá início com as apresentações em 08 de maio até 29 de maio.

Não perca a oportunidade de vivenciar uma história envolvente e reflexiva! Junte-se a nós para celebrar a arte e a cultura.

TEMA (3).png

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

A peça será apresentada no Teatro Vanucci, no Shopping da Gávea - 3º andar, Loja 371, Rio de Janeiro.

Inscreva-se no formulário para receber a confirmação de sua associação e comprovar a meia-entrada no dia da peça.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Espetáculo: “Freud e o Homem dos Ratos”

Temporada: de 08 a 29 de maio de 2026

Apresentações: às sextas-feiras, às 20h30.

Teatro: Teatro Vannucci | Shopping da Gávea

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 52 – 3° Andar

Duração: 70 min.

 

Classificação indicativa: 16 anos

SOBRE O DIRETOR

A78A5327.jpg

Antonio Quinet

  • Psicanalista, médico, doutor em filosofia

  • Escritor e dramaturgo

  • Patrono do Freud Museum de Londres, onde ministra cursos e encena peças, é diretor da Cia. Inconsciente em Cena, dedicada à transmissão da psicanálise pelo teatro.

  • Formado na Escola de Lacan e na Universidade Paris VIII, é fundador da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e tradutor de Lacan no Brasil.

SOBRE NÓS

O ESPE é uma Instituição de Ensino Superior dedicada ao Ensino e à Pesquisa da Psicanálise no Brasil. Com docentes extremamente capacitados, nosso principal propósito é capacitar pesquisadores e profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(43)98807-1420

Av. Tiradentes, 501 - 13º Andar - Jardim Shangri-Lá A, Londrina - PR, 86070-545

contato@institutoespe.com.br

SEJA UM MEMBRO!

Assine e receba conteúdos de psicanálise!

© 2019 por Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação

  • TikTok
  • Grey Instagram Icon
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
bottom of page