OGN3SA0

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
TEORIA E CLÍNICA

RIO DE JANEIRO - RJ

Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.

 

Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.

 

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com Psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades privadas do Brasil. 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;

 

Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;

 

Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;

 

Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;

 

Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

PORTAL DE ENSINO

Durante todo o curso os alunos terão total acesso ao portal de ensino do Instituto ESPE, com aulas e conteúdos exclusivos disponíveis!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas mediadas pelos recursos audiovisuais (quando necessário) devem apontar para responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.

Além das aulas presenciais, os alunos também participarão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada em Psicanálise, de maneira online e concomitante com o período letivo da especialização, onde os alunos realizarão leituras de importantes textos e serão avaliados, orientados e supervisionados a partir da escrita de seus textos!

FREQUÊNCIA

As aulas presenciais serão realizadas no Rio de Janeiro (RJ), em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. As aulas serão ministradas no Radisson, um fantástico hotel 4 estrelas, com uma excelente estrutura para atendê-los, localizado na Av. Evandro Lins e Silva, 600 - Barra da Tijuca.

PERÍODO LETIVO

O início do período letivo da especialização está datado para o dia 25/03/2022. O processo seletivo já está aberto e no dia 17/11 serão abertas as primeiras 15 vagas promocionais do curso em uma aula gratuita com a Alba Flesler, uma das maiores referências mundiais da psicanálise com crianças. Os alunos que se matricularem após este período já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, dependendo do plano de pagamento que escolher, através do módulo de ambientação do Instituto ESPE.  

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os alunos iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra para os alunos e são disciplinas que compõem o programa da especialização, portanto são obrigatórias. O aluno contará com a possibilidade de realizá-lo concomitante com o período letivo do curso, ou antes, a depender do plano que escolher. No entanto, reforçamos nossa recomendação de iniciarem antes do período letivo para um melhor aproveitamento da especialização. 

A Psicanálise e a constituição do sujeito

untitled-from-the-series-graphic-objects-1972.jpg

"Esta obra, Untitled (Sem título) da série Graphic Objects (1972) de Mira Schendel, uma das maiores expoentes da arte contemporânea brasileira, reflete uma das mais importantes características de seu trabalho, em que, a partir do corpo visual da linguagem, pretende-se representar a existência humana.  

Traço, letra, marcas, inscrições, hiâncias. Por meio dessas marcas presentes nessa obra é que é possível pensar a Constituição do Sujeito, o sujeito faltante, barrado, efeitos de inscrições do campo da linguagem. Mediante essas marcas, inscritas pelo Outro primordial, a criança, devagar e como um processo de inscrições, pode aceder à condição de Sujeito. 

A psicanálise coloca-se a escutar o Sujeito, independentemente da cronologia, no entanto há as especificidades do manejo da técnica na escuta de sujeitos ainda em constituição. É essa nossa proposta da Especialização em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE.

Nosso curso enseja, como as marcas em espiral retratada na obra de Schendel, partindo dos conceitos fundamentais da Psicanálise e das delicadas e, ao mesmo tempo, imprescindíveis operações da constituição do Sujeito, pensar o manejo técnico da psicanálise com àqueles que ainda encontram-se em seu processo de constituir-se.

O percurso de nosso curso almeja promover um suporte ao estudo teórico da Psicanálise, considerando a aproximação individual de cada um em sua trajetória, da seriedade da formação no tripé – análise pessoal, supervisão e estudo teórico – e do que será feito em nome da Psicanálise.

Dessa forma, convidamo-los a participar dessa aproximação à Psicanálise com crianças e adolescentes e desse infinito espiral de marcas da transmissão da Psicanálise." 

 

Coord. M.a. Karina Stagliano de Campos

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

PROGRAMA

Se inscreva em nosso processo seletivo e aguarde a abertura das matrículas. Os primeiros 15 matriculados terão acesso ao menor valor da especialização!

CONFIRA O PROGRAMA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Matrícula +

De 24x R$ 600,00

por 24x R$ 490,00

Valor válido apenas para as primeiras 15 matrículas que serão abertas no dia 17/11

INSCREVA-SE

Em até três dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE 

Alba Flesler

Uma das maiores referências da psicanálise com crianças do mundo. Analista membro da Escuela Freudiana. foi Supervisora clínica de diversas Instituições de Buenos Aires, Nova York, Rio de Janeiro, Chile, Barcelona e Dublin. Atualmente é Supervisora de analistas de Après-Coup Psychoanalytic Association School en Nueva York. Residente de Buenos Aires (Argentina)

Imagem1.jpg

Jana Walter

Master em Gestão e Empreendedorismo Social, especialista em Psicanálise com Crianças, SEDES SAPIENTIAE, São Paulo e Teoria Psicanalítica; PUC São Paulo. Graduada em Psicologia, Jornalismo e Administração de Empresas. Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do Sedes SAPIENTIAE, São Paulo, Membro da Rede-Bebê – São Paulo. Membro da La cause des Bèbès- França- Brasil. Residente de São Paulo (SP)

Imagem5.jpg

Heloene Ferreira

Doutoranda em Psicanálise PGPSA/UERJ. Pesquisa aprovada pela Plataforma Brasil HUPE/UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Mestre em Psicanálise pela UERJ. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Carla Almeida.jpg

Carla Almeida Capanema

Psicanalista, Graduada em Psicologia (UFMG). Mestre e Doutora em Psicologia, na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG), com período de Estudos Aprofundados na Université Paris VIII (França). Pós-Doutora em Conceitos Fundamentais em Psicanálise (UFMG), com estágio no Hôpital de Jour Clos Bénard – Unité “adolescents” (Aubervilliers – França/2020). Residente de Belo Horizonte (MG)

Maria Prisce Cleto.jpg

Maria Prisce Cleto Teles

Psicanalista com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro; graduação em Psicologia (1978); pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UFF; especialização em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz; mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Atuou na Secretaria de Saúde do Município de São Gonçalo tendo realizado e implantado projeto de Pré-Natal de Risco e estruturação do Programa de Violência. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Luciana Oltramani.jpg

Luciana Oltramani Cezar

Psicóloga, Psicanalista. Possui formação em psicanálise, trabalhando como psicanalista de adultos, adolescentes e crianças desde 1995. Pesquisadora, Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, onde desenvolve pesquisas com foco na infância, principalmente sobre a estruturação psíquica precoce. Membro da Rede Bebê. Autora de vários artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, e livros especializados. Residente de Passo Fundo (RS)

Karina Stagliano

Karina Stagliano de Campos

Psicanalista, Mestre em Psicologia pela UEL, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein, Especializando em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia, Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. Residente de Londrina (PR)

Imagem7.jpg

Inês Catão

Psicanalista e Médica Psiquiatra (UFRJ). Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, realizou seu pós-doutorado pela Universidade Côte d´Azur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa). membro da Escola Letra Freudiana. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Daniela Teperman

Psicóloga e Psicanalista, Doutora em Psicanálise e Educação pela USP. Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e Especialista em  em Tratamento Diagnóstico e Escolarização de Crianças pela mesma Instituição. É autora dos livros “Clínica Psicanalítica com bebês – uma intervenção a tempo”. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Imagem6.jpg

Angela Vorcaro

Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica (PUCSP). Mestre em Psicologia Clínica (PUCSP). Especialista em Psiquiatria Social pela Fundação Oswaldo Cruz.  Membro do grupo de pesquisa ANPPEP Pscanálise e Educação, do Centro de Pesquisas OUTRARTE (UNICAMP) e do LEPSI (USP e UFMG). Residente de Belo Horizonte (MG)

Cristina Maria Caldas.jpg

Cristina Maria Caldas

Psicanalista e Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Regional de Psicologia e Especialista em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Participante de Formações Clínicas do Campo Lacaniano Rio de Janeiro(FCCL-RJ). Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Ricardo Chaves.jpg

Ricardo Chaves

Médico pediatra. Professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Mestre em Saúde Pública IMS/UERJ. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Ricardo Krause.jpg

Ricardo Krause

Psiquiatra e Psiquiatra da Infância e Adolescência titulado pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. International Fellow da Associação Psiquiátrica Americana Presidente Nacional da ABENEPI (2018-2019). Atual Coordenador de Integração Nacional da Abenepi Nacional e Coordenador do Departamento de Neuroética da Abenepi RJ. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

image (1).png

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Filosofia pela Unicamp. Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo. Residente de Campinas (SP)

Ana Suy Sesarino Kuss

Ana Suy Sesarino

Psicanalista, Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Residente de Curitiba (PR)

Imagem4.jpg

Danielle Lamarca

Psicanalista, Doutora em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA). Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade - UVA. Pós graduada em Psicologia Clínica (PUC/Rio). Graduada em Psicologia Uni-IBMR. Professora Auxiliar da Coordenação do Curso de Psicologia (UVA). Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Cristina hoyer

Cristina Hoyer

Psicanalista. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade; Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional. Graduada em Fonoaudiologia e Psicologia. Coordenadora local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise e de Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro do Instituto ESPE. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Vera Mattos

Fonoaudióloga. Doutora em Fonoaudiologia (UMSA Argentina), Mestre em Psicologia Social (UGF), Pós-graduação em Psicomotricidade (ISRP Paris). Formação em treinamento parental – Disciplina Positiva. Clínica em fonoaudiologia desde 1980 e em psicomotricidade desde 1984. Diretora do Móbile – Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil desde 2008. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Silvia Laurentino.jpg

Silvia Laurentino

Doutora em Neurociência do Comportamento pela UFPE. Mestre em Neuropsiquiatria pela UFPE e Neurologista clínica. Foi professora na pós-graduação em Neuropsiquiatria. Professora na pós-graduação em Neurociência Aplicada da UFPE. Por 10 anos atuou como pesquisadora chefe do Laboratório de Neurociências Aplicadas (Neurolab). Atuou como neurologista convidada no departamento de Neurologia e Unidade de Neurociências de Universidade de Nottingham - UK. Residente de Recife (PE)

Imagem12.jpg

Sonia Motta

Psicanalista. Especialização em Clínica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ. Coordenadora Geral do Curso de Capacitação em Saúde Mental, H. Pinel, RJ, por 12 anos. Membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos. Autora de artigos vários. Professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

COORDENAÇÃO

Cristina hoyer

Cristina Hoyer

Experiência institucional desde 1969 e Clínica particular desde 1977, com atendimento na infância, adolescência e adulto. Psicanalista em formação desde 1989. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional. Graduada em Psicologia e Fonoaudiologia. Autora do livro "A Função Paterna na Instituição: do individual ao coletivo". Participante das Formações Clínicas do Campo Lacaniano (RJ). Fundadora do Projeto Social Espaço Vivo (ONG/RJ). Coordenadora local da Especialização em Fundamentos da Psicanálise e de Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE (RJ).

Karina Stagliano de Campos

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2011) e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2013). Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE. Atua como Psicóloga Clínica no Centro Mãe Paranaense (Cismepar) com foco na intervenção clínica com bebês e crianças pequenas, bem como em consultório particular com ênfase na Psicanálise, Saúde da Mulher, Intervenção Terapêutica Infantil, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Intervenção Precoce com bebês e crianças pequenas.