Clínica e topologia no ensino de Lacan não se separam em nenhum momento. Fazer clínica é fazer topologia. Infelizmente muitos analistas acabam se assustando com as dificuldades inerentes ao ensino de Lacan e se percebem distantes da possibilidade de pensar a topologia pelo que recolhemos da clínica e, compreender a clínica por aquilo que a topologia nos revela.
Este seminário desponta como um duplo desafio. Primeiro, no que cabe aos analistas convidados a transmitirem de maneira simples e objetiva sem perder a complexidade e o rigor que a clínica e a topologia têm em sua essência. Segundo, o desafio de cada participante de se abrir à possibilidade de compreender, no possível a cada um e em seu tempo próprio, a relação intrínseca entre topologia e clínica no ensino e na prática da psicanálise de orientação lacaniana.
docentes
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!
INTERAÇÃO AO VIVO
Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!
Certificação
Certificado de conclusão de 54 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!
SOBRE O SEMINÁRIO
Neste curso, temos como objetivo trabalhar a relação direta entre topologia e clínica e, também, pensarmos criticamente a proposta de uma clínica derivada da topologia possível de ser encontrada no ensino de Lacan.
METODOLOGIA DE ENSINO
O seminário está dividido em cinco módulos, totalizando 54 horas/aulas. As aulas do curso serão transmitidas ao vivo das 19:00 às 22:00, após a transmissão, a gravação será disponibilizada no portal de ensino do Instituto ESPE.
PORTAL DE ENSINO
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
DISCIPLINAS
O curso possui uma duração média de 10 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes dos programas de pós-graduação do Instituto ESPE.
Clínica e Topologia: 17/09/2024 (Dr. Marcelo Veras)
Introdução à clínica e topologia lacaniana: 26/09/2024 (Dr. Alexandre Starnino)
O estádio do Espelho e a primeira teoria do imaginário: 10 e 24 de outubro (Dr. Ronaldo Manzi)
Topologia e a lógica do significante: 7 e 21 de novembro (Dr. Cleyton Andrade)
Introdução à Clínica e Topologia Lacaniana
Objeto "a" no ensino de Lacan
Objeto a: causa de desejo e substância gozante: 13/03/2025 e 27/03/2025
Docente: Eva Lerner
Seminário 10 – A Angústia
Seminário 11 – Os quatro conceitos fundamentais
Seminário 20 – Mais ainda
CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES
Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Unicamp. Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris.
Cleyton Andrade
Psicanalista. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia pela mesma instituição. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AME). Vencedor do prêmio Jabuti com o livro Lacan Chinês.
Ronaldo Manzi
Daniel Omar Perez
Psicanalista, Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise. Conferencista convidado.
Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.
Eva Lerner
Marcelo Veras
Psicanalista e Médico. Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicanálise pela Université de Paris VIII (França). Foi Diretor da Escola Brasileira de Psicanálise e Diretor da FAPEX.
Jéssica Caiado
Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília com ênfase em Psicanálise. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. É Diretora do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília, membro da Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns. Reside em Brasília (DF).
Patricia Leyack
Psicanalista. Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP) e em Psicologia Social (USP). Pós-doutorando em Educação (PUC-GO). Mestre em Filosofia pela USP. Autor de diversos livros.
Psicanalista. Analista Membro da EFBA (Escuela Freudiana de Buenos Aires). Membro Fundadora da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise e de Convergência, movimento lacaniano para a psicanálise freudiana. Docente do módulo internacional da especialização. Reside em Buenos Aires (AR).
Psicanalista. Analista Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Colaboradora permanente dos "Cuadernos de Sigmund Freud (EFBA)". Docente do módulo internacional da especialização. Autora do livro Escritas em Psicanálise publicado pela Editora Sinthoma. Reside em Buenos Aires (AR).