OGN3SA0

PÓS-GRADUAÇÃO ONLINE 

ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA PSICANALÍTICA LACANIANA

Este curso tem como proposta transmitir um conhecimento acerca dos fundamentos da clínica psicanalítica lacaniana, visando contextualizar os princípios, as características e o alcance do ofício do psicanalista que se respalda do entrecruzamento dos conceitos de Lacan e Freud para a sustentação de sua prática. Desta forma, é um curso que visa desenvolver, de modo dialogal junto ao aluno, os aspectos não somente teóricos que constituem o campo epistemológico da Psicanálise Lacaniana, mas também as dimensões prática e ética, em convergência com os princípios da formação psicanalítica propostos por Freud e pela tradição pós-freudiana.

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

PORTAL DE ENSINO

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil, com mais de 300 horas/aulas extras!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Por meio desta pós-graduação, desejamos proporcionar uma formação acadêmica ao nível de especialização, articulando a obra de Freud ao ensino do psicanalista Jacques Lacan, de um modo vívido e atento aos cenários da subjetividade em nossa contemporaneidade. Trata-se, sobretudo, de oferecer condições técnicas e éticas para que o aluno aprimore a sua escuta e o manejo clínico de diversas situações urgentes e/ou crônicas que afetam o bem-estar das pessoas em diversos aspectos: pessoais, laborais, institucionais, interpessoais, etc.

Desta forma, o diálogo constante com um corpo docente devidamente qualificado e também experiente no que tange ao ensino da Clínica Lacaniana por meio da transmissão de conceitos e o debate com a prática contemporânea é um elemento norteador que sustenta a concepção deste programa.

O aluno de nosso curso de especialização estará constantemente acompanhado por este cenário constitutivo desta proposta de aprimoramento da formação acadêmica e da sensibilidade e habilidade práticas.

 PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise de um modo geral, especialmente no que se refere aos alicerces e à operação da Clínica Lacaniana.

OBJETIVOS GERAIS

Transmitir a Psicanálise Lacaniana como um campo conceitual e clínico, constantemente vinculado a uma prática de cuidado, acolhimento e escuta atenta à subjetividade contemporânea

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contextualizar, de modo histórico, conceitual e clínico, o diálogo do psicanalista Jacques Lacan com Sigmund Freud, buscando assim localizar mais precisamente os fundamentos, as características e o alcance da Clínica Lacaniana;

 

Aprimorar-se nas contestantes relações da Clínica Lacaniana com o cenário contemporâneo, colocando o psicanalista em condição de responder às adversidades e incertezas de nossa atualidade, de modo dialogal com outros saberes e práticas.

ACOMPANHAMENTO

Encontros modulares com o coordenador Alexandre Simões para acompanhamento pedagógico!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

atividades interdisciplinares

Acesso a diversos cursos e aulas extras, nacionais e internacionais,  com certificação de extensão universitária! 

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, conceito máximo (5) no MEC, para oferta de cursos a distância.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.

Além das aulas, os alunos deverão participar de um encontro com o coordenador Dr. Alexandre Simões ao final de cada módulo.

PERÍODO LETIVO

As aulas da terceira turma da pós-graduação estão datadas para início nos dias 24/06/2022 (A dimensão da linguagem e o sujeito) e 25/06/2022 (A cadeia significante e objeto: operadores clínicos).  O processo de seleção está aberto e ficará disponível até as vagas se esgotarem. Os alunos e alunas que se matricularem já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, através do Módulo de Ambientação do Instituto ESPE.  

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra  e são disciplinas gravadas que compõem o programa da Especialização. A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aula sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista, antes do início de suas aulas.

PROGRAMA

Turma confirmada. Últimas vagas promocionais disponíveis, faça sua inscrição e participe!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Últimas vagas promocionais. Faça sua inscrição!

Matrícula +

24 x R$ 480,00

Em até 3 dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE

WhatsApp Image 2020-03-17 at 13.58.48.jp

Alexandre Simões

WhatsApp Image 2021-02-24 at 09.30.42.jp

Gesianni Gonçalves

jorge-sesarino-10.png

Jorge Sesarino

Psicanalista; Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Membro do Fórum do Campo Lacaniano e Coordenador da Esp. em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE/UniFil. Residente de Belo Horizonte (MG).

Psicanalista; Doutora em Psicologia, na área de concentração de Estudos Psicanalíticos (UFMG), Mestre em Psicologia (PUC-MG), Especialista em Arte e Educação (UEMG).  Aperfeiçoamento em Neuropsicologia da memória pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Teoria Semiótica pela PUC-MG. Residente de Belo Horizonte (MG).

Psicanalista, Doutor em en Sciences Psichologiques pela Université de Liège, Mestre em Antropologia Social pela UFPR, graduado em Psicologia pela PUCPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA). Residente de Curitiba (PR).

images%20(2)_edited.jpg

Leandro dos Santos

186459679_637821027619395_693143435506270276_n.jpg

Elci Patti

WhatsApp Image 2021-02-24 at 09.31.05.jp

Myrna Maracajá

Psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutoramento em Psicologia Social pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e graduado em Psicologia pelas Faculdades Integradas Senador Fláquer. Residente de São Paulo (SP).

WhatsApp Image 2022-03-15 at 10.57.18.jpeg

Paulo Roberto Ceccarelli

Psicólogo – Psicanalista; Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Université Paris 7 – Diderot; Pós-doutor - Université Paris 7 – Diderot; Chercheur associé de l’université Paris 7 – Diderot; Membro da Société de Psychanalyse Freudienne (SPF) – Paris, França; Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG); Sócio fundador do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA). Residente de Belo Horizonte (MG).

Marco Leite

Marco Leite

Psicanalista. Doutora em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca e Mestre em Serviço Social pela mesma universidade. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia, Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Membro da Sociedade de Cardiologia/SP SOCESP/Departamento de Psicologia. Residente de Ribeirão Preto (SP).

242658582_10159035658729543_1926818134961700126_n.jpg

Ane Ribeiro Patti

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto e Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Técnica pela Universidade Franca e Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Residente de Ribeirão Preto (SP).

Captura de tela 2022-05-05 190817.png

Eduardo Amaral

Psicanalista; Doutora em Psicologia Clínica, na linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, pela UNICAP, Mestre em Literatura e Interculturalidade, pela UEPB, Especialista em Psicologia Clínica pela EPSI e graduada em Psicologia. Residente de Belo Horizonte (MG).

Ferdinando Zapparoli

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Especialista com pesquisas aplicadas a topologia lacaniana. Diretor pedagógico do Instituto ESPE. Residente de Londrina (PR).

WhatsApp Image 2021-08-02 at 09.11.39.jpeg

Sonia Maria Motta

Psicanalista, graduado em psicologia pela UEL, Mestre em psicologia com ênfase em psicanálise pela UEM. 

Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE.  Residente de Londrina (PR).

Psicanalista; Mestre em Saúde Pública (Violência e Saúde) pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ); Pós graduado em Psicanálise: Sujeito e Cultura pela Faculdade de Medicina de Campos. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Psicanalista. Especialização em Clínica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ.  Autora de diversos artigos na área da Psicanálise. Residente do Rio de Janeiro (RJ).