OGN3SA0

COORDENADA PELO DR. ALEXANDRE SIMÕES

ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA PSICANALÍTICA LACANIANA

VAGAS ENCERRADAS

Este curso tem como proposta transmitir um conhecimento acerca dos fundamentos da clínica psicanalítica lacaniana, visando contextualizar os princípios, as características e o alcance do ofício do psicanalista que se respalda do entrecruzamento dos conceitos de Lacan e Freud para a sustentação de sua prática. Desta forma, é um curso que visa desenvolver, de modo dialogal junto ao aluno, os aspectos não somente teóricos que constituem o campo epistemológico da Psicanálise Lacaniana, mas também as dimensões prática e ética, em convergência com os princípios da formação psicanalítica propostos por Freud e pela tradição pós-freudiana.

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Por meio desta Especialização, desejamos proporcionar uma formação acadêmica ao nível de especialização, articulando a obra de Freud ao ensino do psicanalista Jacques Lacan, de um modo vívido e atento aos cenários da subjetividade em nossa contemporaneidade. Trata-se, sobretudo, de oferecer condições técnicas e éticas para que o aluno aprimore a sua escuta e o manejo clínico de diversas situações urgentes e/ou crônicas que afetam o bem-estar das pessoas em diversos aspectos: pessoais, laborais, institucionais, interpessoais, etc.

Desta forma, o diálogo constante com um corpo docente devidamente qualificado e também experiente no que tange ao ensino da Clínica Lacaniana por meio da transmissão de conceitos e o debate com a prática contemporânea é um elemento norteador que sustenta a concepção deste programa.

O aluno de nosso curso de especialização estará constantemente acompanhado por este cenário constitutivo desta proposta de aprimoramento da formação acadêmica e da sensibilidade e habilidade práticas.

 PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise de um modo geral, especialmente no que se refere aos alicerces e à operação da Clínica Lacaniana.

OBJETIVOS GERAIS

Transmitir a Psicanálise Lacaniana como um campo conceitual e clínico, constantemente vinculado a uma prática de cuidado, acolhimento e escuta atenta à subjetividade contemporânea

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contextualizar, de modo histórico, conceitual e clínico, o diálogo do psicanalista Jacques Lacan com Sigmund Freud, buscando assim localizar mais precisamente os fundamentos, as características e o alcance da Clínica Lacaniana;

 

Aprimorar-se nas contestantes relações da Clínica Lacaniana com o cenário contemporâneo, colocando o psicanalista em condição de responder às adversidades e incertezas de nossa atualidade, de modo dialogal com outros saberes e práticas.

ACOMPANHAMENTO

Encontros modulares com o coordenador Dr. Alexandre Simões, para um devido acompanhamento pedagógico!

PORTAL DE ENSINO

Os alunos terão acesso exclusivo a um portal de ensino do Instituto ESPE!

atividades interdisciplinares

Acesso exclusivo a diversas aulas, conferências, grupos de estudos e lives do Instituto ESPE!

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, conceito máximo (5) no MEC, para oferta de cursos a distância.

METODOLOGIA DE ENSINO

O Instituto ESPE não trabalha com a metodologia de ensino EAD tradicional. Todas as nossas aulas serão expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos deverão estar presentes em sala (online), mantendo as câmeras abertas, na medida do possível, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos. As avaliações poderão seguir diversas modalidades, em função das dinâmicas internas de cada disciplina bem como seus respectivos conteúdos.

FREQUÊNCIA

As aulas interativas serão realizadas em média uma vez por mês, durante 18 meses, as sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30, um breve intervalo para o almoço e retomamos das 13:30 às 17:30. 

Além das aulas interativas, os alunos deverão participar de um encontro com o coordenador Dr. Alexandre Simões ao final de cada módulo.

PERÍODO LETIVO

As aulas expositivas estão datadas para início nos dias 03/09 (A dimensão da linguagem e o sujeito) e 04/09 (A cadeia significante e o objeto operadores clínicos). No entanto, os alunos já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, através do módulo de ambientação do Instituto ESPE. Para mais detalhes confira o programa completo do curso e o manual do aluno.

O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE, para que os alunos iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra para os alunos, e são atividades que compõem o programa da especialização. Os alunos contam com a possibilidade de realizar as atividades concomitantemente com o período letivo do curso ou antes dele. No entanto, reforçamos nossa recomendação de iniciarem antes do período letivo para um melhor aproveitamento da especialização. 

VAGAS ENCERRADAS

Todas as vagas desta turma já foram preenchidas, entre em nossa lista de espera e aguarde o lançamento da próxima turma!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Entre na lista de espera e aguarde a próxima turma

Em até 3 dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE

WhatsApp Image 2020-03-17 at 13.58.48.jp

Alexandre Simões

Psicanalista; Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Membro do Fórum do Campo Lacaniano e Coordenador da Esp. em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE/UniFil

images%20(2)_edited.jpg

Leandro dos Santos

Psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica pela USP, com Pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e graduado em Psicologia

Marco Leite

Marco Leite

Psicanalista; Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é Coordenador da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE

hqdefault.jpg

Pedro Castilho

Psicanalista; Doutor em Psicologia pela UFRJ, com Pós-doutorado na USP. Mestre em Literatura e Psicanálise pela UFMG e Especialista em Introdução a Esquizoanalise pelo Instituto Feliz Guttari. Membro da SIPP - (International Society for Psychoanalysis and Philosophy)

Gesianni Gonçalves

Psicanalista; Doutora em Psicologia, na área de concentração de Estudos Psicanalíticos (UFMG), Mestre em Psicologia (PUC-MG), Especialista em Arte e Educação (UEMG).  Aperfeiçoamento em Neuropsicologia da memória pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Teoria Semiótica pela PUC-MG.

unnamed.jpg

Carlos Mário Alvarez

Doutor em Letras pela PUC-RIO (2012). Visiting Scholar na Rutgers University - New Jersey, EUA, 2010-2011 (Bolsa PDEE, CAPES). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Psicanalista, membro fundador da Sociedade de Psicanálise Formação Freudiana

Laís Locatelli

Psicanalista e Advogada; Pós-doutora e Doutora em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca/Espanha, Mestre em Psicanálise pela Universidad de León e Pós-graduada em Terapia Psicanalítica pela Universidad de Barcelona, entre outros títulos...

WhatsApp Image 2021-02-25 at 13.44.42.jp

Marcela Laboissière

Psicanalista;  Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura (Unb), Mestre em Pesquisa, Clínica e Psicanálise pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Psicologia Médica e Saúde Mental e Especialista em Psicologia Clínica

WhatsApp Image 2021-02-24 at 09.31.05.jp

Myrna Maracajá

Psicanalista; Doutora em Psicologia Clínica, na linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, pela UNICAP, Mestre em Literatura e Interculturalidade, pela UEPB, Especialista em Psicologia Clínica pela EPSI e graduada em Psicologia

download.jpg

Josiane Orvatich

Psicanalista e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora do projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Membro da Biblioteca Freudiana de Curitiba. Coordenadora Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE

WhatsApp Image 2021-07-07 at 15.26.26.jpeg

Vanilsa Loureiro

Psicanalista e Membro de Formações Clínicas do Campo Lacaniano, desde 2006; Especialista em Psicologia Clínica (Psicanálise) e Graduada em Psicologia pela UVA.