top of page
Pós-graduação em Psicanálise

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE: TEORIA E CLÍNICA

ONLINE 

Nosso programa foi concebido para proporcionar aos alunos, desde as primeiras aulas, uma visão geral e ampla do que é a Psicanálise. Partindo de um retorno às descobertas freudianas e indo ao encontro dos avanços propostos por Jacques Lacan, nosso curso não se propõe apenas a uma apresentação da teoria psicanalítica, mas a uma articulação com a prática clínica e com a formação do analista.  

  

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

 

A psicanálise, como uma práxis, não deve ser pensada apenas como uma teoria, pois perde aquilo de mais essencial que a caracteriza e justifica sua existência: a experiência singular da análise pessoal. Desta forma, a teoria segue a análise de cada um e a análise de cada um delineia um estilo único. É a partir da experiência de cada um que se pode transmitir, afinal, o que é psicanálise. 

BANNER-SITE---DOCENTES12.jpg

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

WhatsApp Image 2023-06-27 at 21.54.06.jpeg

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

Banner-Portal-de-Ensino.jpg

PORTAL DE ENSINO

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades particulares do Brasil. 
 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan. Conhecerá diferentes analistas das mais relevantes Escolas de Psicanálise de todo o mundo, como o caso da Escola Freudiana de Buenos Aires, Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicanálise, entre outras.  

 PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram conhecer e se aprofundar na teoria psicanalítica com um corpo docente e um programa especialmente desenvolvido para transmitir a psicanálise de forma rigorosa, ética e acessível. 

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta, acolhimento, tratamento e cura do sujeito. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

∙ Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan.
 

∙ Aprofundar-se na teoria psicanalítica em Freud e Lacan.
 

∙ Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica.

∙ Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

BANNER SITE - ACOMPANHAMENTO.jpg

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

BANNER-SITE---ESPECAST.jpg

ACESSO AO ESPECAST

Acesso temporário à biblioteca audiovisual de psicanálise e filosofia do Instituto ESPE!

BANNER-SITE---MÓDULO-DE-AMBIENTAÇÃO.jpg

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.

PERÍODO LETIVO

As aulas terão início no mês de abril/2024. Os interessados já podem realizar a matrícula e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.

O Instituto ESPE possui um grande diferencial chamado de Módulo de Ambientação. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto. Dessa forma, os alunos e alunas que se matricularem já poderão iniciar seus estudos com a instituição logo após a efetivação de sua matrícula. 

A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista, antes do início de suas aulas.

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

O Instituto ESPE possui mais de 2500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!

Instituto ESPE

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."

André Souza

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."

Joseli Maria

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"

Ana Maria Guerra

Âncora 1

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

CONFIRA AS DISCIPLINAS

Confira nosso calendário letivo e preencha sua inscrição para participar da especialização.

Turma limitada!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Últimas 06 vagas disponíveis. Inscreva-se e participe!

INVESTIMENTO

O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$ 500,00. Confira nossas condições de parcelamento!

ÚLTIMAS VAGAS

CORPO DOCENTE

jorge-sesarino-10.png

Jorge Sesarino

Psicanalista. Doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège, Mestre em Antropologia Social pela UFPR, graduado em Psicologia pela PUCPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA). Reside em Curitiba (PR).

Alexandre-Patricio-de-Almeida-scaled-e1679686330160.jpg

Alexandre Patrício

Psicanalista. Doutor (bolsa CNPq) pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e mestre (bolsa CAPES) pelo mesmo Programa e instituição. Atualmente, faz um pós-doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA). Também é membro do LiPSiC: Laboratório de Estudos da Intersubjetividade e da Psicanálise Contemporânea (USP e PUC-SP).

image (1).png

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Unicamp. Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris. Reside em Campinas (SP).

Jéssica Caiado.jpg

Jéssica Caiado

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília com ênfase em Psicanálise. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. É Diretora do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília, membro da Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns. Reside em Brasília (DF).

412904526_18192272743304757_5198821859267526666_n.jpg

Gabriela Vargas

Psicóloga e psicanalista. Mestranda em Oncologia na Fundação Antônio Prudente. Especialista em Residência Multiprofissional em Oncologia. Membro da CEPPAN - Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e da Bulimia e do Grupo Corpo e Cultura. Graduada em Psicologia Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Ana Cecília Moura.jpeg

Ana Cecília O. Moura

Psicanalista. Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Especialista em Psicossomática Contemporânea pela Universidade Gama Filho. Graduada em Psicologia pela Estácio e graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

download (1).jfif

Patricia Leyack

Psicanalista. Analista Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Colaboradora permanente dos "Cuadernos de Sigmund Freud (EFBA)". Docente do módulo internacional da especialização. Autora do livro Escritas em Psicanálise publicado pela Editora Sinthoma. Reside em Buenos Aires (AR).

Fernanda samico

Fernanda Samico

Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

Ana Claudia Meira.jpeg

Ana Cláudia Meira

Psicanalista. Doutora em Psicologia também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRR. Mestrado em Psicologia Clínica pela PUCRS. Graduada em Psicologia pela PUCRS. Autora do Livro "A Escrita Científica no Divã e do livro "Histórias de Captura: investimentos mortíferos na relação mãe e filha".

Tatiana Assadi.jpeg

Tatiana Assadi

Psicanalista. Doutora em Ciências Médicas. Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é pós-doutoranda do Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo e bolsista Fapesp. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Ferdinando Zapparoli

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista. Pós-doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Teoria Psicanalítica. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Cauana mestre

Cauana Mestre

Psicanalista. Mestre em Literatura (UFPR). Graduada em Psicologia pela PUC-PR, especialista em psicanálise pela mesma instituição. Frequenta a Escola Brasileira de Psicanálise e ministra cursos relacionados à psicanálise e à literatura. 

Silvia Amigo

Silvia Amigo

Psicanalista e Médica. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires desde 1979. Médica pela Univerdad de Buenos Aires, especializada em Psiquiatria. Pertenceu por dez anos al Centro de Salud Mental N° 3, "el Ameghino". Docente do módulo internacional da especialização. Reside em Buenos Aires (AR).

WhatsApp Image 2020-03-17 at 13.58.48.jpeg

Alexandre Simões

Psicanalista. Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Geiras (UFMG). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise (BH) e Coordenador geral da Esp. em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE. Reside em Belo Horizonte (MG).

WhatsApp Image 2024-01-22 at 09.57.13.jpeg

Valdelice França

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre (em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Psicologia da UERJ. Membro da EPFCL/BRASIL - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e Secretária do Fórum do Campo Lacaniano Brasília. Graduada em Psicologia.

Josiane

Josiane Orvatich

Psicanalista. Doutoranda em Filosofia (PUCPR). Mestre em Filosofia (PUCPR). Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica de Curitiba (PR). Diretora de publicação da Editora Sinthoma. Reside em Curitiba (PR).

Evandro CHerer.jpg

Evandro Cherer

Psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, tendo realizado estágio doutoral junto à École Doctorale Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie - Université Paris Diderot - Paris 7 (Sorbonne Paris Cité). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mariana Anconi.png

Mariana Anconi

Psicanalista. Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo). Mestranda em Mental Health Counseling (Manhattan College/EUA). Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia (Universidade Ceuma).

Mariela Weskamp.png

Mariela Weskamp

Psicanalista. Analista Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Licenciada em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Co-fundadora de "La Cosa Freudiana: espacio de lectura y transmisión del psicoanálisis". Docente do módulo internacional da especialização. Reside em Buenos Aires (AR).

Eva Lerner

Eva Lerner

Psicanalista. Analista Membro da EFBA (Escuela Freudiana de Buenos Aires). Membro Fundadora da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise e de Convergência, movimento lacaniano para a psicanálise freudiana. Docente do módulo internacional da especialização. Reside em Buenos Aires (AR).

COORDENAÇÃO

Jéssica Caiado.jpg

Jéssica Caiado

Psicanalista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília com ênfase em Psicanálise. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. É Diretora do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília, membro da Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns. Autora do livro "Lacuna de vida em mim" pela Editora Patuá (2020). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica de Brasília (DF). Idealizadora do projeto Café com Letra, onde realiza estudos da Psicanálise com várias intersecções.

WhatsApp Image 2022-09-27 at 10.48.11 (1).jpeg

Marco Leite

Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela U.V.A.-RJ. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral e docente das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?", "Queime Antes de Ler", " O que resta das cinzas", "Psicanálise nas redes" e "Psicanálise Clínica: primeiros passos" além de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade. 

bottom of page