top of page
a9501d_f4747076d8e04e7a8a7c70208ecc01f4~mv2_d_4599_2587_s_4_2

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE: TEORIA E CLÍNICA

TURMA ONLINE

Nosso programa foi concebido para proporcionar aos alunos, desde as primeiras aulas, uma visão geral e ampla da Psicanálise. Partindo do resgate histórico, teórico e técnico das primeiras descobertas freudianas passando por todos os principais conceitos em Freud e, depois, apresentando e aprofundando os conceitos propostos por Jacques Lacan para pensarmos a psicanálise, a clínica e as questões mais atuais sobre psicanálise, psicopatologia, ciência, formação do psicanalista e muito mais.

  

O Instituto ESPE tem um corpo docente extremamente bem preparado com reconhecimento nacional e internacional, sendo referência no país quando se trata de formação teórica em psicanálise. Nossos docentes convidados são sempre analistas com ampla experiência na clínica, na transmissão da psicanálise e nas instituições (escolas) que frequentam. A grande maioria dos professores estão há mais de 15 anos trabalhando com a clínica e com a transmissão, sendo esse um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação.

Você terá aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se à vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.

 

A psicanálise, como uma práxis, não deve ser pensada apenas como uma teoria, pois perde aquilo de mais essencial que a caracteriza e justifica sua existência: a experiência singular da análise pessoal. Desta forma, a teoria segue a análise de cada um e a análise de cada um delineia um estilo único. É a partir da experiência de cada um que se pode transmitir, afinal, o que é psicanálise.

BANNER-SITE---DOCENTES12.jpg

Reconhecimento Internacional

Participe ao vivo de nossas aulas com corpo docente de reconhecimento internacional!

Certificado - USPD.jpg

CERTIFICADO

Certificado reconhecido pelo MEC e emitido pela ESPD e ESPE, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

Banner-Portal-de-Ensino.jpg

PORTAL DE ENSINO

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil! Além das aulas ao vivo, material EAD, banco de dados de referências com diversos textos para se aprofundar ainda mais

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao campo da saúde mental - ESPD.
 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan. Conhecerá diferentes analistas das mais relevantes Escolas de Psicanálise de todo o mundo como Escola Freudiana de Buenos Aires, Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicanálise, entre outras, Escola do Corpo Freudiano, além de psicanalistas docentes nas mais renomadas Universidades do Brasil como USP, UNICAMP, PUC, UERJ, UFSC, etc.

 PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram conhecer e se aprofundar na teoria psicanalítica com um corpo docente e um programa especialmente desenvolvido para transmitir a psicanálise de forma rigorosa, ética e acessível.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e ciência que sustenta um modelo de tratamento pautado no acolhimento, escuta, intervenções e direção de cura. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan.
 

∙ Aprofundar-se na teoria psicanalítica desde Freud, passando por Lacan até chegar nos psicanalistas mais renomados dos dias atuais.
 

∙ Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica.

. Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise articulado com o que Lacan denominou de uma Escola.

BANNER SITE - ACOMPANHAMENTO.jpg

GRUPO DE ESTUDOS

Encontros mensais remotos com a turma e a coordenação do curso!

BANNER-SITE---ESPECAST.jpg

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação a título de pós-graduação regulamentada pelo MEC.

BANNER-SITE---MÓDULO-DE-AMBIENTAÇÃO.jpg

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

 Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicadas ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras abertas. Os alunos do programa também terão acesso a aulas gravadas com grandes referências da psicanálise, que estão nomeadas no calendário como EAD.
 

Além das aulas regulares, os alunos também contarão com disciplinas especiais, como: 

a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.

b) Docentes Internacionais: Aulas legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise.
 

c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares ao longo do programa.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.

PERÍODO LETIVO

As aulas terão início no mês de Agosto/2026. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula.

Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto. 

A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

O Instituto ESPE possui mais de 6.000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!

Instituto ESPE

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."

André Souza

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."

Joseli Maria

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"

Ana Maria Guerra

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

Âncora 1

CONFIRA AS DISCIPLINAS!

Confira nosso calendário letivo e preencha sua inscrição para participar da especialização.

Turmas limitadas!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!

Preencha sua inscrição para garantir sua vaga

INVESTIMENTO

O investimento é de R$300,00 + 24 parcelas de R$670,00. Confira nossas condições de parcelamento!

CORPO DOCENTE

Cristian Dunker.avif

Christian Dunker 
(Conferencista convidado)

Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Manchester Metropolitan University. 

Docente da disciplina EAD.

Maria rita_edited.avif

Maria Rita Kehl

Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).

BANNER ANA_edited.avif

Ana Suy

Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia.

Docente da disciplina EAD.

Vladimir Safatle_edited.avif

Vladimir Safatle

Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil.

Docente da disciplina EAD.

Alexandre Starnino_edited.avif

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela Unicamp e doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Université Paris VII. Autor de Jacques Lacan: uma introdução.

RICHARD COUTO 4_edited.jpg

Richard Couto

Psicanalista. Doutor em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós-doutorado na área de Ciências Humanas na Universidade Veiga de Almeida. Mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela mesma universidade.

IMG_9315_JPG.avif

Julia Reis

Psicanalista. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Psicopedagogia (UERJ). Graduação em Psicologia (UFRJ). Psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise/ICP-RJ. 

Cleyton Camera.avif

Cleyton Andrade

Psicanalista e Psicólogo.Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFAL. Coordenador do ECLIPsi - Laboratório de Psicanálise, Clínica e Estudos Interculturais.

WhatsApp Image 2025-06-26 at 09_54_44.avif

Marilda Piccolo

Psicanalista. Mestre em Educação Brasileira (UFG). Especialista em Fundamentos da Psicanálise Clínica e Psicanálise Arte e Literatura pelo ESPE. Graduada em Pedagogia (UFG) e em História (PUC-Goiás). Coordenadora do Núcleo de Investigação e Pesquisa em Artes da Sociedade Psicanalítica Online.

Captura de tela 2026-03-05 144840.avif

Josiane Orvatich

Escritora e psicanalista. Doutoranda em Filosofia da Psicanálise (PUC-PR), graduada em Psicologia e Filosofia. Coordenadora de pós-graduação em Psicanálise, Arte e Literatura, do Instituto ESPE.

Docente da disciplina EAD.

WhatsApp Image 2026-04-15 at 10_22_55.avif

Luiz Felipe Monteiro

Psicanalista, Diretor-Geral da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e psicólogo da UFBA, onde é parte da equipe de coordenação do PSIU - Lugar de escuta.Especialista em clínica de orientação lacaniana com atuação em consultório particular, em Salvador.

Marco Leite 2026.avif

Marco Leite

Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela UVA. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE.

FrancisJuliana.avif

Francis Juliana

Psicanalista. Doutora em Filosofia na PUC-PR. Mestre em Filosofia pela mesma universidade, Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica na Clinique de La Borde em Cour- Cheverny na França.

Eliane Costa.avif

Eliane Costa Dias

Psicanalista, psicóloga, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, onde é integrante do “Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI-USP)”. Associada-fundadora da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise (CLIPP) onde é integrante do corpo docente do Curso de Psicanálise e coordenadora do Núcleo de Pesquisa: A política do sintoma.

Paulo Bueno_jpeg.avif

Paulo Bueno

Psicólogo (PUC-SP), supervisor clínico, e acompanhante terapêutico. Mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PUC-SP). Docente da Pós-Graduação do Instituto Gerar. Pesquisador do Núcleo de pesquisa Psicanálise e Sociedade. Integrou o Grupo Balaio de Acompanhamento Terapêutico (Sedes Sapientae). Professor convidado do Programa Fellowship/2021 Dart Center For Journalism & Trauma (Columbia University/USA).

Daniel.avif

Daniel Omar Perez

Psicanalista. Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise.

Jéssica Caiado.avif

Jéssica Caiado

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília com ênfase em Psicanálise. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. É Diretora do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília, membro da Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns.

Ferdinando 2025 (3).avif

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista. Pós-doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Teoria Psicanalítica. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Pedro Heliodoro (1).avif

Pedro Heliodoro

Psicanalista. Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela École Doctorale Recherches en Psychanalyse da Université Paris VII. Doutor em Literatura pela (UFSC). Realizou seu pós-doutorado em Estudos da Tradução - UFS. Coordena a coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud" (Ed. Autêntica).

Keilah Gerber.avif

Keilah Gerber

Psicanalista. Doutora em Estudos Psicanalíticos (UFMG). Mestre em Psicologia (UFAL). Especialista em Saúde Mental pela PUC Minas. Autora do livro Fazer-se um nome: pecado e reparação em Lacan (EDUFAL). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE.

Tiago Ravanello NOVA

Tiago Ravanello

Psicanalista. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (USP). Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (UFRJ. Parte do doutorado no Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre.

Carolina Moureirao.jpeg

Carolina Moreirão

Psicanalista. Membro dos Fóruns do Campo lacaniano da Bélgica (EPFCL- France). Participante do Colégio Clínico Psicanalítico de Paris (EPFCL-France). Mestre em Psychologie : Psychopathologie Clinique Psychanalytique - Psychanalyse et Interdisciplinarité (Paris Cité). Especialista em Psicologia Clínica (PUC-RJ). Psicóloga Clínica (IBMR-RJ).​

Cibele Scarpelin 1_edited.jpg

Cibele Scarpelin

Psicanalista. Graduada em Filosofia pela UNIMEP e em História pela UNINTER. Com mais de 18 anos de atuação clínica, atua principalmente no atendimento de crianças e adolescentes a partir da teoria e clínica da psicanalista Françoise Dolto.

Renata Wirthmann_edited.jpg

Renata Wirthmann

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura (Unb), com pós-doutorado em Psicologia (UFRJ). Mestre em Psicologia (UNB). Graduada em Psicologia (PUC-Goiás). 

WhatsApp Image 2025-07-25 at 14.39.53.jpeg

Rodrigo Gonsalves

Psicanalista, escritor e professor.

Mestrado e Doutorado (Ph.D) em Filosofia pela European Graduate School/EGS (Suíça). Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica (USP). Graduado em Filosofia e Psicologia.

COORDENAÇÃO

Marco Leite 2026.avif

Marco Leite

Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela UVA. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE.

SOBRE NÓS

O ESPE é uma Instituição de Ensino Superior dedicada ao Ensino e à Pesquisa da Psicanálise no Brasil. Com docentes extremamente capacitados, nosso principal propósito é capacitar pesquisadores e profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(43) 99183-6541

Av. Tiradentes, 501 - 13º Andar - Jardim Shangri-Lá A, Londrina - PR, 86070-545

contato@institutoespe.com.br

SEJA UM MEMBRO!

Assine e receba conteúdos de psicanálise!

© 2026 por Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação

  • TikTok
  • Grey Instagram Icon
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
bottom of page