A proposta deste curso de especialização é oferecer um aprofundamento teórico, filosófico-conceitual, aos interessados na emergência e no desenvolvimento dos campos da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise, tanto para acentuar suas pesquisas em tais campos, quanto para colaborar teoricamente em suas práticas médicas e clínicas.
Assim, compreendemos que este curso visa apresentar e discutir questões e temas interessantes àqueles e àquelas que se posicionam nestes ou entre estes saberes. Retomaremos a importância da ciência, em cada disciplina particular, de sua emergência histórica e conceitual, de seu diálogo e coimplicação com as demais disciplinas do quadro teórico-científico o qual compõe, de sua coesão e coerência epistemológica, da discussão de seus fundamentos e alicerces teóricos, da análise crítica e historicizada dos pressupostos e dos conceitos centrais de cada matéria, de maneira a incentivar uma mobilização, teórica e prática, responsável e rigorosa de cada campo.
Para isso, cada módulo é organizado de forma a trazer as heranças e os fundamentos históricos e teóricos da Psiquiatria, da Psicologia e da Psicanálise, com as condições e o contexto de sua emergência, bem como os principais debates e problemas conceituais que enfrentou e enfrenta, visando construir não só um panorama histórico, mas o pano de fundo epistemológico de cada disciplina, em seus debates e questões contemporâneas.
DOCENTES
Equipe interdisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!
CERTIFICADO
Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!
AULAS AO VIVO
Aulas ao vivo com interação real com os pesquisadores e pesquisadoras!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
O programa foi concebido para oferecer um aprofundamento teórico para os interessados, estudantes e atuantes da área. Para isso, elaboramos módulos que contemplam discussões histórico-teóricas de cada disciplina e as interfaces entre elas e as demais às quais recorrem ou implicam, tendo a Filosofia como o solo a partir do qual poderemos analisar e tecer, criticamente, essas relações e realizar tais pesquisas e discussões.
Com isso, objetivamos não só localizar e colaborar com as pesquisas teóricas de cada aluno e aluna em seus campos de atuação próprios, como também participar da formação continuada de psicanalistas, filósofos, médicos e de profissionais em atuação em seus consultórios e clínicas.
O corpo docente, por sua vez, também segue esta orientação. A partir da compreensão de que este trabalho filosófico (histórico-teórico) em torno da emergência, do desenvolvimento e da manutenção dos campos da Psiquiatria, da Psicologia e da Psicanálise é feito em diálogo e em um solo interdisciplinar, estruturamos tal curso com professores e professoras não só atentos e atentas à natureza interdisciplinar das discussões que este curso busca estimular, mas também formados e formadas em diversas áreas do conhecimento e empreendendo pesquisas nas interfaces de seus próprios campos.
PÚBLICO ALVO
Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aprofundar o conhecimento teórico e filosófico produzido em relação aos campos da psiquiatria, da psicologia e da psicanálise.
OBJETIVOS GERAIS
Este curso tem como objetivo disponibilizar ferramentas conceituais e filosóficas para que o aluno tenha condições de avaliar criticamente os campos da psicologia, da psicanálise e da psiquiatria, não só diferenciando-os em sua teoria e prática, como compreendendo as maneiras pelas quais se inserem nos quadros científicos e filosóficos gerais, suas bases epistemológicas e pressupostos teóricos e a maneira histórico-conceitual pela qual se construíram e consolidaram.
Esses objetivos gerais visam tanto possibilitar o aprofundamento dos estudos nos campos em questão, dando caminhos e referenciais teóricos e debates com os quais o aluno poderá complementar, aprofundar e dar continuidade para suas pesquisas teóricas, como procura possibilitar mais informação e embasamento para a prática dos profissionais atuantes, dado que os conteúdos a serem apresentados e os debates que iremos empreender buscam suscitar questões e discussões muitas vezes negligenciadas na prática e no ensino de uma ciência ou saber particular, onde não se discute os fundamentos e pressupostos teóricos, apenas a prática e o estado da arte disciplinar, sem muita preocupação com os quadros conceituais de suma importância para a justificação e funcionamento da prática.
ACOMPANHAMENTO
Reuniões de acompanhamento e debate com a coordenação ao final de cada disciplina!
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos e aulas complementares, com certificação de extensão universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo. Além das aulas, os alunos serão acompanhados pela coordenação em um encontro ao final de cada disciplina, para a promoção de debates e a realização de um acompanhamento contínuo do desenvolvimento formativo de cada um.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de junho/2024. Os interessados já podem realizar a matrícula para participar do processo de seleção e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é apresentar a filosofia como campo e área de investigação tanto em seus conteúdos, temas, problemas e conceitos, quanto em suas formas metodológicas, a saber, de leitura, escrita, investigação, pesquisa e discursiva. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aula gravadas de introdução ao discurso filosófico e sua história, os conceitos fundamentais da psicanálise e sua história, e as diferenças entre a psicologia, a psicanálise e a psiquiatria.
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
Processo seletivo aberto. Inscreva-se e participe, turma limitada!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$360,00. Confira nossas condições de parcelamento!
CORPO DOCENTE
Daniel Omar Perez
(Conferencista)
Psicanalista. Doutor em Filosofia (Unicamp) com pós-doutorado na Michigan State University (Estados Unidos) e na Bonn Universität (Alemanha). Mestre em Filosofia (Unicamp). Professor na Unicamp e pesquisador PQ 1D no CNPQ . Autor de diversos livros na área da psicanálise e filosofia.
Ane Patti
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - São Paulo do Instituto ESPE.
Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris.
Hugo Tannous
Psicanalista. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e na University of London. Mestre em Psicologia pela mesma instituição. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Luhan Alves
Fábio Veiga Scarduelli
Médico Psiquiatra. Mestre em Epidemiology, London School of Hygiene and Tropical Medicine, University of London. Residência médica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Medicina pela mesma universidade.
Artur Ramos
Médico Psiquiatra. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência médica em Psiquiatria na USP. Gerente da CAPS AD III Butantã da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
Eduardo Ribeiro
Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Vencedor do prêmio Jabuti em 2013 com o livro Psiquismo e vida. Membro da linha de pesquisa Filosofias da Existência do grupo de pesquisa Metafísica Contemporânea e Moralidade, Literatura e Sociedade.
Dulce Mara Gaio
Psicanalista e Psicóloga. Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná. Licenciatura e Graduação em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná. Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) e Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná.
Suze de Oliveira Piza
(Conferencista)
Filósofa e Pesquisadora. Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Psicanálise. Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduada em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo.
Caio Padovan
Psicanalista. Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor (ATER) de Psicologia clínica na Universidade Paul Valéry, Montpellier 3 (França) e pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société.
Izabela Loner
Filósofa e Pesquisadora. Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do ABC. Formada em Filosofia e Ciências e Humanidades pela mesma instituição. Coordenadora geral da Especialização em Filosofia da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise do Instituto ESPE.
Cristian Marques
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma instituição. Mestrado em Filosofia, Fenomenologia e Hermenêutica na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF, tem realizado pesquisas sobre fenomenologia, hermenêutica e filosofia da mente.
Guilherme Anselmo
Filósofo e pesquisador. Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB).
Teólogo. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Assunção.
COORDENAÇÃO
Izabela Loner
Filósofa e Pesquisadora. Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, pesquisando as consequências teórico-filosóficas da lógica não-toda do psicanalista Jacques Lacan. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do ABC com uma dissertação sobre as relações e críticas de Lacan à lógica hegeliana e à filosofia. Formada em Filosofia e Ciências e Humanidades pela mesma instituição. Coordenadora geral da Especialização em Filosofia da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise do Instituto ESPE.