top of page
Pós-graduação em Filosofia da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise

PÓS-GRADUAÇÃO ONLINE

FILOSOFIA DA PSICANÁLISE, PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA

EQUIPE INTERDISCIPLINAR

A proposta deste curso de especialização é oferecer um aprofundamento teórico, filosófico-conceitual, aos interessados na emergência e no desenvolvimento dos campos da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise, tanto para acentuar suas pesquisas em tais campos, quanto para colaborar teoricamente em suas práticas médicas e clínicas. 


Assim, compreendemos que este curso visa apresentar e discutir questões e temas interessantes àqueles e àquelas que se posicionam nestes ou entre estes saberes. Retomaremos a importância da ciência, em cada disciplina particular, de sua emergência histórica e conceitual, de seu diálogo e coimplicação com as demais disciplinas do quadro teórico-científico o qual compõe, de sua coesão e coerência epistemológica, da discussão de seus fundamentos e alicerces teóricos, da análise crítica e historicizada dos pressupostos e dos conceitos centrais de cada matéria, de maneira a incentivar uma mobilização, teórica e prática, responsável e rigorosa de cada campo.


Para isso, cada módulo é organizado de forma a trazer as heranças e os fundamentos históricos e teóricos da Psiquiatria, da Psicologia e da Psicanálise, com as condições e o contexto de sua emergência, bem como os principais debates e problemas conceituais que enfrentou e enfrenta, visando construir não só um panorama histórico, mas o pano de fundo epistemológico de cada disciplina, em seus debates e questões contemporâneas.

DOCENTES

Equipe interdisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

INTERAÇÃO

Aulas ao vivo com interação real com os pesquisadores e pesquisadoras!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

O programa foi concebido para oferecer um aprofundamento teórico para os interessados, estudantes e atuantes da área. Para isso, elaboramos módulos que contemplam discussões histórico-teóricas de cada disciplina e as interfaces entre elas e as demais às quais recorrem ou implicam, tendo a Filosofia como o solo a partir do qual poderemos analisar e tecer, criticamente, essas relações e realizar tais pesquisas e discussões. 


Com isso, objetivamos não só localizar e colaborar com as pesquisas teóricas de cada aluno e aluna em seus campos de atuação próprios, como também participar da formação continuada de psicanalistas, filósofos, médicos e de profissionais em atuação em seus consultórios e clínicas.

O corpo docente, por sua vez, também segue esta orientação. A partir da compreensão de que este trabalho filosófico (histórico-teórico) em torno da emergência, do desenvolvimento e da manutenção dos campos da Psiquiatria, da Psicologia e da Psicanálise é feito em diálogo e em um solo interdisciplinar, estruturamos tal curso com professores e professoras não só atentos e atentas à natureza interdisciplinar das discussões que este curso busca estimular, mas também formados e formadas em diversas áreas do conhecimento e empreendendo pesquisas nas interfaces de seus próprios campos.
 

PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aprofundar o conhecimento teórico e filosófico produzido em relação aos campos da psiquiatria, da psicologia e da psicanálise.

OBJETIVOS GERAIS

Este curso tem como objetivo disponibilizar ferramentas conceituais e filosóficas para que o aluno tenha condições de avaliar criticamente os campos da psicologia, da psicanálise e da psiquiatria, não só diferenciando-os em sua teoria e prática, como compreendendo as maneiras pelas quais se inserem nos quadros científicos e filosóficos gerais, suas bases epistemológicas e pressupostos teóricos e a maneira histórico-conceitual pela qual se construíram e consolidaram.

Esses objetivos gerais visam tanto possibilitar o aprofundamento dos estudos nos campos em questão, dando caminhos e referenciais teóricos e debates com os quais o aluno poderá complementar, aprofundar e dar continuidade para suas pesquisas teóricas, como procura possibilitar mais informação e embasamento para a prática dos profissionais atuantes, dado que os conteúdos a serem apresentados e os debates que iremos empreender buscam suscitar questões e discussões muitas vezes negligenciadas na prática e no ensino de uma ciência ou saber particular, onde não se discute os fundamentos e pressupostos teóricos, apenas a prática e o estado da arte disciplinar, sem muita preocupação com os quadros conceituais de suma importância para a justificação e funcionamento da prática.

ACOMPANHAMENTO

Reuniões de acompanhamento e debate com a coordenação ao final de cada disciplina!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Acesso a diversos cursos e aulas complementares, com certificação de extensão universitária! 

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo. Além das aulas, os alunos serão acompanhados pela coordenação em um encontro ao final de cada disciplina, para a promoção de debates e a realização de um acompanhamento contínuo do desenvolvimento formativo de cada um.

PERÍODO LETIVO

O processo seletivo da pós-graduação tem previsão para ser iniciado no 1º trimestre de 2024 e ficará aberto até encerrarem as vagas. A previsão para o início das aulas online e ao vivo é no mês de maio/2024. Os interessados já podem realizar a inscrição em nossa lista de espera e aguardarem serem notificados.

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.  

A função do Módulo é apresentar a filosofia como campo e área de investigação tanto em seus conteúdos, temas, problemas e conceitos, quanto em suas formas metodológicas, a saber, de leitura, escrita, investigação, pesquisa e discursiva. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aula gravadas de introdução ao discurso filosófico e sua história, os conceitos fundamentais da psicanálise e sua história, e as diferenças entre a psicologia, a psicanálise e a psiquiatria. 

​ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

VAGAS ESGOTADAS!

As vagas para essa turma encontram-se esgotadas.
Entre em nossa lista de espera e aguarde a próxima turma!

Âncora 1

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Faça sua inscrição em nossa lista de espera e aguarde a próxima turma!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas?
Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE 

IMG_9693.jpg

Daniel Omar Perez
(Conferencista)

Psicanalista. Doutor em Filosofia (Unicamp) com pós-doutorado na Michigan State University (Estados Unidos) e na Bonn Universität (Alemanha). Mestre em Filosofia (Unicamp). Professor na Unicamp e pesquisador PQ 1D no CNPQ . Autor de diversos livros na área da psicanálise e filosofia. 

Richard-Simanke-300x300.webp

Richard Simanke
(Conferencista)

Filósofo e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela USP, Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autor e coautor de diversos livros e artigos na área da Psicanálise. Ex-editor-chefe da Revista Psicologia em Pesquisa.

image (1).png

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris.

fÁTIMA CAROPRESO.jpg

Fátima Caropreso
(Conferencista)

Filósofa e Pesquisadora. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pós-doutorado em Filosofia na Unicamp. Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela mesma universidade. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.

Guilherme Anselmo.jpg

Guilherme Anselmo

Teólogo. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Assunção.

Fabio.jpg

Fábio Veiga Scarduelli

Médico Psiquiatra. Mestre em Epidemiology, London School of Hygiene and Tropical Medicine, University of London. Residência médica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Medicina pela mesma universidade. 

aRTUR rAMOS.jpg

Artur Ramos

Médico Psiquiatra. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência médica em Psiquiatria na USP. Gerente da CAPS AD III Butantã da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Eduardo Ribeiro da Fosneca.jpg

Eduardo Ribeiro

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Vencedor do prêmio Jabuti em 2013 com o livro Psiquismo e vida. Membro da linha de pesquisa Filosofias da Existência do grupo de pesquisa Metafísica Contemporânea e Moralidade, Literatura e Sociedade.

Dulce Mara.jpg

Dulce Mara Gaio

Psicanalista e Psicóloga. Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná. Licenciatura e Graduação em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná. Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) e Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná.

WhatsApp Image 2023-03-01 at 09.07.49.jpeg

Luhan Alves

Filósofo e pesquisador. Professor substituto do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB).

Suze.jpg

Suze de Oliveira Piza
(Conferencista)

Filósofa e Pesquisadora. Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Psicanálise. Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduada em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo.

download (1).jpg

Caio Padovan

Psicanalista. Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor (ATER) de Psicologia clínica na Universidade Paul Valéry, Montpellier 3 (França) e pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société.

Izabela Loner.jpg

Izabela Loner

Filósofa e Pesquisadora. Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do ABC. Formada em Filosofia e Ciências e Humanidades pela mesma instituição. Coordenadora geral da Especialização em Filosofia da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise do Instituto ESPE.

adriane_wollman.jpg

Adriane Wollmann

Psicóloga. Mestre em Políticas Públicas com ênfase em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenadora executiva municipal da Rede de Atenção e Proteção à Pessoas em Situação de Violência. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. 

Fotografia - Thales de Medeiros Ribeiro.jpg

Thales de Medeiros

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Linguística pela Unicamp. Mestre em Linguística pela mesma universidade. Pós-doutorando na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Vice-líder do grupo de pesquisa PSiPoliS (Psicanálise, Política e Significante). Graduado em Letras pelo Centro Universitário de Itajubá. Reside em Campinas.

COORDENAÇÃO

Izabela Loner.jpg

Izabela Loner

Filósofa e Pesquisadora. Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, pesquisando as consequências teórico-filosóficas da lógica não-toda do psicanalista Jacques Lacan. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do ABC com uma dissertação sobre as relações e críticas de Lacan à lógica hegeliana e à filosofia. Formada em Filosofia e Ciências e Humanidades pela mesma instituição. Coordenadora geral da Especialização em Filosofia da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise do Instituto ESPE.

bottom of page