OGN3SA0

EQUIPE DE MULTIPROFISSIONAIS

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANTORNOS ALIMENTARES, PSICANÁLISE E CULTURA

Os Transtornos alimentares - anorexia, bulimias e compulsões alimentares - são considerados um desafio clínico na atualidade em decorrência de alguns fatores:

1. O aumento do número de casos e uma difícil prática clínica, com sintomas que parecem resistir ao dispositivos psicanalítico; 

2. O discurso da cultura atual, que estimula restrições alimentares e a busca do corpo magro como ideal de perfeição, criando um cenário que ancora estes sintomas; 

3. A necessidade de uma equipe multiprofissional preparada, com psicanalista, nutricionista e psiquiatra.

Diante deste cenário, este curso pretende abordar os Transtornos Alimentares a partir da proposta teórico e clínica da psicanálise, partindo dos desafios mencionados e convertendo-os em três eixos de condução:

1. A atualidade da clínica;

2. A articulação com a clínica contemporânea;

3. A prática multidisciplinar

Seguimos estes eixos ao abordar as principais propostas teóricas da psicanálise sobre a clínica dos Transtornos Alimentares, desde as proposições clássicas de Freud e Lacan, que já mencionavam os aspectos subjetivos da relação com a comida e com o corpo, até os autores contemporâneos e publicações atuais.

O diálogo entre a psicanálise e as produções de outros campos, como a sociologia, antropologia e filosofia, é um suporte para pensarmos a relação entre a cultura atual e o discurso de nossa época com as alterações alimentares e as questões com a imagem do corpo. Da mesma forma, a nutrição e a medicina também dialogam com a psicanálise através de uma equipe de professor multidisciplinar, que permite abordar os diversos aspectos que a clínica dos Transtornos Alimentares enlaça.

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

CORPO DOCENTE

Nosso corpo docente é multidisciplinar, composto por psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, médicos pediatra e psiquiatra, com extenso conhecimento teórico e clínico na área. Sendo um diferencial importante frente à outros cursos, a multidisciplinaridade do nosso corpo docente permite uma visão ampla, incluindo aspectos biopsicossociais necessário para tratamento dos Transtornos Alimentares.

 PÚBLICO ALVO 

Profissionais formados em psicologia, psicopedagogia, nutrição, medicina ou psicanalistas em formação (mediante entrevista com coordenadora geral). 

OBJETIVOS GERAIS

Promover uma discussão sobre os Transtornos Alimentares, apresentando as principais propostas teóricas da psicanálise e articulando com a clínica na atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar principais propostas da psicanálise sobre os Transtornos Alimentares;

Possibilitar um entendimento dos Transtornos Alimentares para além das diretrizes diagnósticas estabelecidas atualmente, pensando os aspectos dos sintomas alimentares de forma individual e subjetiva;

Oferecer a possibilidade de reflexão sobre a atualidade dos Transtornos Alimentares, estabelecendo uma interface com a cultura contemporânea e as exigências da atualidade;

Apresentar e discutir as possibilidades da clínica multidisciplinar e o diálogo da psicanálise com as abordagens da nutrição e da psiquiatria.

GRUPO DE ESTUDOS

Encontros quinzenais de acompanhamento com a coordenadora Dra. Fernanda Pimentel

PORTAL DE ENSINO

Os alunos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

atividades interdisciplinares

Acesso exclusivo a mais de 300 horas/aula de aulas e seminários extras disponíveis no portal

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, conceito máximo (5) no MEC, para oferta de cursos a distância.

METODOLOGIA DE ENSINO

O Instituto ESPE não trabalha com a metodologia de ensino EAD tradicional. Todas as nossas aulas serão expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos deverão estar presentes em sala (online), mantendo as câmeras abertas, na medida do possível, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos. As avaliações poderão seguir diversas modalidades, em função das dinâmicas internas de cada disciplina bem como seus respectivos conteúdos. Durante todo curso os alunos deverão participar de um encontro quinzenal de acompanhamento com a Prof. Dra. Fernanda Pimentel, coordenadora geral do curso.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas em média duas vezes por mês, durante 18 meses, aos sábados das 08:30 às 12:30 e 13:30 às 17:30. O grupo de estudos e acompanhamento com a Prof. Dra. Fernanda Pimentel acontecerá às segundas-feiras das 20:00 às 21:30, quinzenalmente, de forma online e interativa (30 horas/aula totais).

PERÍODO LETIVO

As aulas expositivas estão datadas para início no dia 05/03 (A cultura e os usos do dos corpos ao longo da história) e (A atualidade e a obsessão pelo corpo). No entanto, os alunos já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, através do módulo de ambientação do Instituto ESPE.

O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE, para que os alunos iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra para os alunos, e são atividades que compõem o programa da especialização. Os alunos contam com a possibilidade de realizar as atividades concomitantemente com o período letivo do curso ou antes dele. No entanto, reforçamos nossa recomendação de iniciarem antes do período letivo para um melhor aproveitamento da especialização. 

LISTA DE ESPERA

Todas as vagas desta turma já foram preenchidas, entre em nossa lista de espera. Caso abra uma vaga, você será chamado!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Vagas encerradas. Entre na lista de espera

R$ 150,00 + 24 x R$ 460,00

Em até 2 dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE

Fernanda Pimentel - Foto publicação 1.jpg

Fernanda Pimentel

Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Residente do Rio de Janeiro (RJ).

images%20(2)_edited.jpg

Leandro dos Santos

Psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica pela USP, com Pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e graduado em Psicologia

Cristiane Seixas.jpeg

Cristiane  Seixas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Imagem12.jpg

Sonia Motta

Psicanalista. Especialização em Clínica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Luciana Saddi.jpg

Luciana Saddi

Luciana Saddi é psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SP), mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e autora dos livros de ficção O amor leva a um liquidificador (Ed. Casa do Psicólogo) e Perpétuo Socorro (Ed. Jaboticaba). 

Ana Suy Sesarino Kuss

Ana Suy

Psicanalista, Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Residente de Curitiba (PR)

Cláudia Henschel de Lima.jpeg

Claudia Henschel

Formada em Psicologia pela UFRJ, com Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora associada do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense- Campus Volta Redonda. 

Marina Sanchez.jpeg

Marina Sanchez

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá(2004), especialização em Pós Graduação Lato Sensu Medicina intensiva Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Redentor(2013), especialização em Neonatologia pela Maternidade de Campinas(2008) e residencia-medicapela Hospital Municipal Mario Gatti(2007).

Carolina Coutinho.jpeg

Carolina Coutinho

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pós-graduada em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras (2015). Mestre (2017) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha Ciências Sociais e Humanas em Alimentação. 

Leonardo Miranda.JPG

Leonardo Miranda

 Doutor e Mestre em clínica e pesquisa psicanalítica pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ). Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Julia Reis 2.jpg

Julia Reis

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Pós-Graduada em Psicopedagogia (UERJ). Graduação e Licenciatura em Psicologia (UFRJ).Psicóloga e Psicanalista pela EBP/ICP-RJ. 

Lígoa Florio.jpeg

Ligia Flório

Mestra em Ciências da Saúde pela FMABC. Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pela psiquiatria da UNIFESP/EPM, Médica Psiquiatra da Faculdade de Medicina do ABC. Pesquisadora clinica. Coordenadora responsável de Ambulatório Didático de Psiquiatria do Hospital Estadual Mario Covas. Linhas de pesquisa: Psiquiatria Transtornos alimentares, Depressão, Psiquiatria Psicodinâmica, Supervisão Clinico institucional