Os Transtornos alimentares - anorexia, bulimias e compulsões alimentares - são considerados um desafio clínico na atualidade em decorrência de alguns fatores:
1. O aumento do número de casos e uma difícil prática clínica, com sintomas que parecem resistir ao dispositivos psicanalítico;
2. O discurso da cultura atual, que estimula restrições alimentares e a busca do corpo magro como ideal de perfeição, criando um cenário que ancora estes sintomas;
3. A necessidade de uma equipe multiprofissional preparada, com psicanalista, nutricionista e psiquiatra.
Diante deste cenário, este curso pretende abordar os Transtornos Alimentares a partir da proposta teórico e clínica da psicanálise, partindo dos desafios mencionados e convertendo-os em três eixos de condução:
1. A atualidade da clínica;
2. A articulação com a clínica contemporânea;
3. A prática multidisciplinar
Seguimos estes eixos ao abordar as principais propostas teóricas da psicanálise sobre a clínica dos Transtornos Alimentares, desde as proposições clássicas de Freud e Lacan, que já mencionavam os aspectos subjetivos da relação com a comida e com o corpo, até os autores contemporâneos e publicações atuais.
O diálogo entre a psicanálise e as produções de outros campos, como a sociologia, antropologia e filosofia, é um suporte para pensarmos a relação entre a cultura atual e o discurso de nossa época com as alterações alimentares e as questões com a imagem do corpo. Da mesma forma, a nutrição e a medicina também dialogam com a psicanálise através de uma equipe de professor multidisciplinar, que permite abordar os diversos aspectos que a clínica dos Transtornos Alimentares enlaça.
DOCENTES
Equipe multidisciplinar extremamente capacitada com ampla experiência na prática clínica!
CERTIFICADO
Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!
PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CORPO DOCENTE
Corpo docente multidisciplinar, composto por psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, médicos pediatra e psiquiatra, com extenso conhecimento teórico e clínico na área. Sendo um diferencial importante frente à outros cursos, a multidisciplinaridade do nosso corpo docente permite uma visão ampla, incluindo aspectos biopsicossociais necessário para tratamento dos transtornos alimentares.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em psicologia, psicopedagogia, nutrição, medicina ou psicanalistas em formação (mediante entrevista com coordenadora geral).
OBJETIVOS GERAIS
Promover uma discussão sobre os Transtornos Alimentares, apresentando as principais propostas teóricas da psicanálise e articulando com a clínica na atualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar principais propostas da psicanálise sobre os Transtornos Alimentares;
Possibilitar um entendimento dos Transtornos Alimentares para além das diretrizes diagnósticas estabelecidas atualmente, pensando os aspectos dos sintomas alimentares de forma individual e subjetiva;
Oferecer a possibilidade de reflexão sobre a atualidade dos Transtornos Alimentares, estabelecendo uma interface com a cultura contemporânea e as exigências da atualidade;
Apresentar e discutir as possibilidades da clínica multidisciplinar e o diálogo da psicanálise com as abordagens da nutrição e da psiquiatria.
GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais de acompanhamento com a coordenadora Fernanda Pimentel, Doutora em Psicanálise (UFRJ).
atividades COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos e aulas extras, nacionais e internacionais, com certificação de extensão universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, conceito máximo (5) no MEC, para oferta de cursos a distância.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas em média duas vezes por mês, durante 18 meses, aos sábados das 08:30 às 12:30 e 13:30 às 17:30. O grupo de estudos e acompanhamento com a Prof. Dra. Fernanda Pimentel acontecerá às segundas-feiras das 20:00 às 21:30, mensalmente, de forma online e interativa (30 horas/aula totais). Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de março/2024. Os interessados já podem realizar a matrícula e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.
O Instituto ESPE possui um grande diferencial chamado de Módulo de Ambientação. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto. Dessa forma, os alunos e alunas que se matricularem já poderão iniciar seus estudos com a instituição logo após a efetivação de sua matrícula.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 3000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24x R$ 530,00. Confira nossas condições de parcelamento!
INSCREVA-SE PARA A LISTA DE ESPERA
As vagas para nossa turma de 2024 já encontram-se esgotadas. Inscreva-se para nossa lista de espera!
CORPO DOCENTE
Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Leandro dos Santos
Psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica pela USP, com Pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e graduado em Psicologia. Reside em São Paulo (SP).
Cristiane Seixas
Psicanalista. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Julia Reis
Psicanalista. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Psicopedagogia (UERJ). Graduação e Licenciatura em Psicologia (UFRJ). Psicóloga e Psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise/ICP-RJ. Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Marina Sanchez
Médica Pediatra. Especialista em Medicina intensiva Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Redentor. Especialista em Neonatologia pela Maternidade de campinas. Residência médica em Pediatria pelo Hospital Municipal Mario Gatti.
Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. Reside em Juiz de Fora (RJ).
Claudia Henschel
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-doutorado na área da psicanálise na mesma universidade. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Luciana Saddi
Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SP). Membro do grupo Corpo e Cultura. Autora dos livros de ficção O amor leva a um liquidificador (Ed. Casa do Psicólogo) e Perpétuo Socorro (Ed. Jaboticaba). Reside em São Paulo (SP).
Carolina Coutinho
Nutricionista. Doutora e mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ. Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ. Especialização em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA. Formação em Transtornos Alimentares e Obesidade pelo IPUB/UFRJ. Graduada em Nutrição pela UFF. Integra o Núcleo de Assistência e Pesquisa em Transtornos Alimentares (NAPTA) e da Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. Residente no Rio de Janeiro (RJ).
Leonardo Miranda
Psicanalista. Doutor e Mestre em Clínica e Pesquisa Psicanalítica pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ). Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Gerson Rangel Brasil
Médico Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Regional de Medicina do RJ. Formação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Gradiva. Graduado em Medicina pela UNI-RIO. Supervisor do Programa de Saúde Mental do município de Três Rios. Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Francisco Romão
Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Público com pós-doutorado em Biociências na Saúde pela Fiocruz. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Reside no Rio de Janeiro (RJ).
COORDENAÇÃO
Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Coordenadora geral do curso de Pós-graduação em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura do Instituto ESPE. Pesquisadora do Projeto de Extensão LAPSICON - Laboratório de Pesquisa das Psicopatologias Contemporâneas - UFF-VR, e do Projeto de Pesquisa A Construção do caso clínico como metodologia de pesquisa e de tratamento do sofrimento psíquico atual -UFRJ. Reside no Rio de Janeiro (RJ).