A partir do aprofundamento e da reflexão acerca dos conceitos de laço social e sintoma social formalizados por Freud e por Lacan, este curso visa aprofundar a reflexão sobre as modalidades de laço e sintoma social produzidos a partir dos imperativos discursivos instituídos a partir do discurso da ciência, da religião e do capitalismo na contemporaneidade.
Trata-se de uma reflexão que não é apenas teórica, mas, fundamentalmente clínica, na medida em que permite pensar as diferentes estruturas clínicas articuladas ao campo da linguagem e ao gozo, constituintes do sujeito e de sua relação com a divisão subjetiva anunciada por uma dimensão desejante que insiste a partir de um “não saber” inconsciente.
Ao discutir as diferentes modalidades de laço e sintoma social produzidas a partir das hegemonias discursivas constituintes do sujeito e suas formas de gozo na atualidade, esta pós-graduação visa dar fundamentos necessários para pensar o lugar da psicanálise na cultura, a posição do sujeito no laço e o lugar do sujeito suposto saber no social, refletindo sobre o manejo da transferência e a condução do tratamento nas diversas terapêuticas ofertadas no campo da cultura na atualidade.
DOCENTES
Equipe multidisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!
CERTIFICADO
Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!
AULAS AO VIVO
Aulas ao vivo com interação real com os pesquisadores e pesquisadoras!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
A pós-graduação integra o grupo de formações lato sensu do Instituto ESPE, dedicadas aos estudos avançados da psicanálise. O curso contará com mais de 460 horas de aulas ao vivo com psicanalistas, pesquisadores e escritores que são referências no Brasil e no mundo. O programa foi concebido para refletir sobre a condição do sujeito suposto saber no laço social, o manejo da transferência e a condução do tratamento na psicanálise.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria e na clínica psicanalítica. O curso é recomendado para profissionais que já tenham um percurso de estudos dentro da psicanálise.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre a incidência dos imperativos discursivos na condição do sujeito na atualidade;
Articular a constituição do sujeito a partir do pacto civilizatório e das modalidades de mal-estar instituídas na atualidade;
Investigar as modalidades de laço social e as formações sintomáticas produzidas a partir da hegemonia dos discursos da religião, da ciência e do capitalismo nos dias atuais;
ESTUDOS CLÍNICOS AVANÇADOS
Mais de 440 horas de aulas com professores, pesquisadores e clínicos que são referência no Brasil!
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos e aulas complementares, com certificação de extensão universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão.
Durante a especialização, o aluno será orientado a desenvolver uma artigo científico por um pesquisador de referência. Podendo o aluno publicar e apresentar sua pesquisa ao final do curso.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas em média duas vezes por mês, durante 24 meses, às sextas-feiras das 19:00 às 22:00 e aos sábados das 09:00 às 12:00. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no dia 25 de outubro de 2024. Os interessados já podem realizar a matrícula para participar do processo de seleção e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aula gravadas sobre a psicanálise, seu método e uma introdução aos conceitos fundamentais de Freud a Lacan.
O Instituto ESPE possui mais de 3500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
Processo seletivo aberto. Garanta sua vaga no valor promocional!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 30 parcelas de R$496,00. Confira nossas condições de parcelamento!
CORPO DOCENTE
Ana Suy Sesarino
Pedro Heliodoro Tavares
Michele Kamers
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Autora dos livros "A gente mira no amor e acerta na solidão", "Não pise no meu vazio", "Amor, desejo e psicanálise".
Marco Antonio Coutinho
Psicanalista. Médico psiquiatra. Doutor em Comunicação e Cultura. Fundador do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris). Autor da coleção Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan e outros livros na área.
Leandro de Lajonquière
Psicanalista. Doutor em Educação pela Unicamp. Realizou quatro pós-doutorados, sendo seu primeiro em Psicologia na Universidade de São Paulo (USP) e os demais realizados na França na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Graduado em Psicologia pela Universidad Nacional de Rosario na Argentina. Autor de diversos livros e artigos.
Lucia Serrano Pereira
Psicanalista. Doutora em Literatura Brasileira (UFRGS) com pós-doutorado em Psicologia Social e Institucional ( UFRGS). Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e do Instituto APPOA; membro da Association Lacanienne Internationale. Autora de diversos livros ligados ao campo da psicanálise.
Marcelo Ricardo Pereira
Psicanalista. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Université Paris 13, com pós-doutorado em Psicologia Escolar, Psicopatologia clínica e Psicanálise (Universidade de São Paulo e Aix-Marseille-França) e em Teoria Psicanalítica e Educação Social (UFRJ; UOC-Espanha). Mestre em Educação pela UFMG. Graduado em Psicologia pela PUC-Minas.
Carolina Nassau
Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela École Doctorale Recherches en Psychanalyse da Université Paris VII (Paris-França). Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou seu pós-doutorado em Estudos da Tradução - UFS. Coordena a coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud" (Ed. Autêntica).
Oscar Cesarotto
Psicanalista. Doutor em Comunicação & Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pós-doutorado na Escola de Comunicações & Artes, ECA/USP, Brasil. Graduado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia & Letras da Universidade de Buenos Aires.
Denise Maurano
Psicanalista. Doutora em Filosofia pela Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne e pela PUC-RIO. Realizou dois pós-doutorados, sendo um em Letras na PUC-RIO e outro na Universidade de Nice Sophia Antipolis. Mestre em Estudos Aprofundados em Filosofia pela Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne e em Filosofia pela Universidade Gama Filho.
Andréa Máris Campos
Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de estudos aprofundados na Université de Rennes II. Pós-doutorado realizado na Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis, Univer-Paris8, França. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Rubens Volich
Psicanalista. Doutor em Psicanálise e Psicossomática pela Universidade de Paris VII Denis Diderot. Mestrado em Estudos Aprofundados em Psicanálise pela mesma Universidade. Graduado em Psicologia e Orientação Educacional pela Universidade de Tel Aviv (Israel), e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Paulo Roberto Ceccarelli
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP e em Psicanálise Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Autora, co-organizadora e co-autora de diversos livros no campo da psicnálise.
Marcelo Veras
Psicanalista e Médico. Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicanálise pela Université de Paris VIII (França). Foi Diretor da Escola Brasileira de Psicanálise e Diretor da FAPEX.
Ernani Chaves (Conferencista)
Pesquisador e escritor. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou quatro pós-doutorados, sendo um deles na Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França, e os demais na Technische Universität Berlin e Bauhaus Universität Weimar (Alemanha). Mestre em Filosofia pela PUC-SP e Tradutor de Obras do Freud.
Gabriel Binkowski
Psicanalista e Professor Doutor no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Doutor em Psicologia pela Université Paris 13 (Paris-Nord) com pós-doutorado em Psicologia realizado na Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Master Recherche Clinique Transculturelle pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Norton da Rosa Junior
Psicanalista. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela mesma universidade. Especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduado em Psicologia pela mesma universidade.
Fani Hisgail
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Christiane Matozinho
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Especialista em em Clínica Psicanalítica Instituições Saúde pela PUC Minas. Graduada em Psicologia pela mesma universidade.
Psicanalista. Doutor pela Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1995), e pós-doutor (Paris VII). Mestre em Dea pela Université Paris Diderot. Especialista em Psicanálise pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
André Costa
Psicanalista. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período de doutorado sanduíche em Paris pela Universidade de Paris VII. Pós-doutorado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pelo programa Diversitas (FFLCH/USP).Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Psicanalista e Pesquisadora. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras São Marcos. Autora dos livros "Pedofilia - Um Estudos Psicanalítico" e "Semiótica psicanalítica".
Natália Travassos
Psicanalista. Residência Multiprofissional em Saúde com treinamento em Serviço de doenças infecto parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/ UFRJ. Mestre pelo Programa de pós-graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise/UERJ. Analista do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro.
COORDENAÇÃO
Michele Kamers
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP e em Psicanálise Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde”. Coordenadora geral da Pós-graduação em Psicopatologia da Infância e Adolescência do Instituto ESPE.