Ao contrário de qualquer tentativa de driblar o mal-estar e o sofrimento, a atuação dos profissionais da saúde mental no hospital e nas instituições de saúde sustenta a importância da escuta do sujeito e dos discursos presentes no contexto institucional. A prática desses profissionais no hospital exige um rigor teórico e clínico, o que implica na importância de uma formação continuada.
A entrada dos profissionais da saúde mental no contexto hospitalar surgiu da limitação do saber médico diante de pacientes que não se submetiam ao tratamento e que resistindo às terapêuticas, desafiavam o saber da medicina. Freud, ao escutar as histéricas, revelou um corpo pulsional que escapava à lógica médica, destacando o inconsciente e a sexualidade no sofrimento humano. No entanto, o discurso médico, ao privilegiar a objetividade, reduz a fala do paciente a sinais e sintomas, excluindo sua relação com o próprio sofrimento e enfraquecendo o diálogo terapêutico.
Desta forma, o desafio da atuação profissional nas instituições hospitalares e de saúde, consiste não apenas em dar lugar e voz ao sujeito, mas refletir sobre os lugares e sobre o jogo de posições que se produzem a partir dos imperativos discursivos da atualidade, a fim de pensar o manejo transferencial não apenas na relação com o sujeito que recebe assistência, mas fundamentalmente, na relação do profissional com sua posição, com a instituição e com os imperativos constituintes do laço social determinantes da práxis dos profissionais que atuam nas instituições hospitalares e de saúde.

DOCENTES
Equipe multidisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!

CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

AULAS AO VIVO
Aulas ao vivo com interação real com os profissionais e pesquisadores!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
A pós-graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde do Instituto ESPE foi concebida para discutir e aprofundar os fundamentos teóricos e clínicos necessários para a atuação dos profissionais da saúde mental no hospital e instituições de saúde, fundamentalmente no que se refere ao manejo da transferência e à direção do tratamento.
PÚBLICO ALVO
Profissionais das áreas da saúde, assistência ou educação que atuam em áreas afins ao curso (clínicas, saúde pública, hospitais, institutos, etc.) ou com graduação em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia, Terapia Ocupacional, entre outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Qualificar, a partir de conhecimentos da Psicologia, profissionais das diversas áreas da saúde, assistência e educação.
Investigar a especificidade de atuação profissional em cada setor do hospital e nas diferentes instituições de saúde;
Reconhecer as especificidades teórico-técnicas no acolhimento, avaliação e tratamento no contexto das instituições de saúde, assistência e educação em saúde;
Discutir sobre o estatuto do corpo na psicanálise e na medicina, fundamentalmente a diferença entre conversão e somatização na constituição dos sintomas e sofrimento do sujeito na atualidade;

ESTUDOS CLÍNICOS AVANÇADOS
Mais de 300 horas de aulas ao vivo com professores, pesquisadores e clínicos que são referência no Brasil!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos e aulas complementares, com certificação de extensão universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Os alunos do programa também terão acesso a aulas gravadas com grandes referências da psicanálise, que estão nomeadas no calendário como EAD.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas em média duas vezes por mês, durante 18 meses, às sextas-feiras das 19:00 às 22:00 e aos sábados das 09:00 às 12:00. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início em junho de 2025. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula e iniciar seus estudos pelo módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aula gravadas sobre a psicanálise, seu método e uma introdução aos conceitos fundamentais de Freud a Lacan.
O Instituto ESPE possui mais de 3500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
Turma limitada. Últimas vagas promocionais, inscreva-se e garanta a sua!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$500,00. Confira nossas condições de parcelamento!
CORPO DOCENTE

Rubens Volich

Maria Livia Moretto

Marcus Vinicius Fagundes
Psicanalista. Doutor em Psicanálise e Psicossomática pela Universidade de Paris VII Denis Diderot. Mestrado em Estudos Aprofundados em Psicanálise pela mesma Universidade. Graduado em Psicologia e Orientação Educacional pela Universidade de Tel Aviv (Israel), e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ricardo Lugon
Médico Psiquiatra da Infancia e Adolescencia, Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFRGS. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo com Residência Médica no Instituto Municipal Philippe Pinel/RJ.

Alfredo Simonetti
Médico Psiquiatra , Psicólogo Clinico, Psicólogo Hospitalar, e Psicanalista. Mestrado em Psicologia Clínica PUC-SP, Professor Titular de Psicologia Médica na Faculdade de Medicina São Camilo São Paulo- SP. Médico -Colaborador do AMBAN ( Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da Fac. de Medicina da USP-SP. Autor de diversos livros.

Roberto Calazans
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Chefe do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI) do IPUSP. Editora-Chefe da Revista Psicologia USP. Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Psicanalista. Doutor em Psicologia clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-graduado em Cuidados Paliativos e Psico-oncologia no Instituto Pallium na Universidade de Salamanca.

Nathalia Travassos

Marcelo Veras
Psicanalista. Residência Multiprofissional em Saúde com treinamento em Serviço de doenças infecto parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/ UFRJ. Mestre pelo Programa de pós-graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise/UERJ. Analista do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro.

Gloria Heloise Perez
Doutora em Psicologia Médica pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Especialista em Psicologia Clínica, Psicossomática Psicanalítica, Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Psicanalítica de Casal e de Família e Dependência Química. Psicóloga chefe do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da FMUSP. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.

Manuela Lanius
Psicanalista e Médico. Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicanálise pela Université de Paris VIII (França). Foi Diretor da Escola Brasileira de Psicanálise e Diretor da FAPEX.

Sheyna Cruz Vasconcellos
Psicóloga, Psicanalista. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea. Especialista em Psicologia Hospitalar. Especialista em Teoria da Clínica Psicanalista. Diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Professora de Pós graduação em Psicologia Hospitalar e Psicanálise e Saúde.

Tiago Ravanello
Psicanalista. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicanalista. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Teoria Psicanalítica na UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).

Daniel Omar Perez
(Conferencista convidado)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise.
Psicanalista e Psicóloga. Doutora em Psicanálise: clínica e pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia pela UNISINOS. Membro da APPOA - Associação Psicanalítica de Porto Alegre.

Karina Stagliano
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. Reside em Londrina (PR).

Gesianni Gonçalves
Psicanalista. Doutora em Psicologia, na área de concentração de Estudos Psicanalíticos (UFMG), Mestre em Psicologia (PUC-MG), Especialista em Arte e Educação (UEMG). Aperfeiçoamento em Neuropsicologia da memória pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Teoria Semiótica pela PUC-MG. Reside em Belo Horizonte (MG).
Psicanalista e pesquisador. Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia/Psicanálise na Universidade de São Paulo (USP).

Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Unicamp. Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris.

Ferdinando Zapparoli
Psicanalista. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Especialista com pesquisas aplicadas a topologia lacaniana. Diretor pedagógico do Instituto ESPE. Reside em Londrina (PR).
COORDENAÇÃO

Michele Kamers
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP e em Psicanálise Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde”. Coordenadora geral da Pós-graduação em Psicopatologia da Infância e Adolescência do Instituto ESPE.