Este curso de pós-graduação tem como proposta oferecer um aprofundamento teórico conjugado em três eixos inter-relacionados: a Psicopatologia, a Psicanálise e os desafios da clínica contemporânea. Esse percurso teórico se estabelece na tessitura das relações entre: as vertentes da Psicopatologia - as ciências médicas e psicológicas e suas práticas - articuladas às bases da psicopatologia enquanto fenômeno histórico; a relação teórico-prática que o movimento psicanalítico estabeleceu com esses campos e as transformações da clínica psicanalítica desde Sigmund Freud.
Os primeiros momentos do curso se organizam na fundamentação teórica relacionada às grandes questões da Psicopatologia moderna, desde as suas origens no século XVIIII até os seus desdobramentos contemporâneos.
Em sua trajetória, Freud se apresenta como um crítico pensador sobre os estudos da Psicopatologia ao se ocupar dos fenômenos histéricos em seus primeiros trabalhos da Psicanálise. A forma como a Psicanálise se articula com os problemas maiores da Psicopatologia é, em um segundo momento, o ponto de imbricação central proposto pelo curso, a partir de dois eixos:
(I) Em primeiro lugar, a partir das obras freudianas (em especial os escritos técnicos e a clínica freudiana), busca-se respostas e intervenções que formem a construção de uma matriz epistemológica capaz de acolher os casos clínicos;
(II) Em segundo lugar, a formalização da clínica e a proposta de diagnóstico orientada pelas estruturas clínicas a partir dos trabalhos teóricos de Jacques Lacan entre 1950 e 1970;
Na proposição e contenda de uma clínica contemporânea, no terceiro momento do curso, com a Psicanálise lacaniana ocupando o lugar central, é proposto:
(III) O apontamento e discussão das novas modalidades de sofrimento psíquico e formas de subjetivação a partir da proposição de uma clínica contemporânea.
(IV) Colocar em questão e discussão a eficácia da clínica psicanalítica na atualidade, frente aos desafios a ela impostos, proporcionando aos alunos e alunas, além do conhecimento teórico, a compreensão de problemas atuais da clínica psicanalítica, favorecendo, assim, seu percurso de formação.

DOCENTES
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO
Certificado emitido pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento

PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Trata-se de oferecer um percurso histórico, teórico e clínico que contribua para a compreensão crítica e, ao mesmo tempo, que seja uma resposta aos desafios impostos no trabalho e prática clínica, visando um aprimoramento do manejo e escuta clínica nas mais variadas situações às quais os profissionais são convocados. A partir da transmissão de conceitos, da discussão de casos clínicos e da relação com os problemas concernentes às novas modalidades de sofrimento psíquico e formas de subjetivação, colocaremos em discussão a eficácia da clínica psicanalítica na atualidade.
Um diferencial importante frente a outros cursos é o nosso corpo docente multidisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico; muitos deles pesquisadores e pesquisadoras renomados(as) internacionalmente.
PÚBLICO ALVO
Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria e na clínica psicanalítica. O curso é recomendado para profissionais que já tenham um percurso de estudos dentro da psicanálise, sejam eles psicólogos, filósofos, médicos, educadores...
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar e contextualizar de modo histórico, conceitual e clínico o surgimento da Psicopatologia, bem como suas vertentes e evolução durante os séculos;
Aprofundar as relações entre Psicanálise e Psicopatologia a partir dos trabalhos de Sigmund Freud e Jacques Lacan (e seus desdobramentos), colocando em pauta a querela dos diagnósticos na clínica e a formalização da clínica;
Refletir sobre questões emergentes da clínica contemporânea, proporcionando ao aluno o aprimoramento de condições que respondam às adversidades e incertezas de nossa atualidade, de modo dialógico a outros saberes e práticas, ampliando o seu percurso de formação.

ACOMPANHAMENTO
Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos seminários e cursos, nacionais e internacionais, com certificação de extensão universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de maio/2025. Os interessados já podem realizar a matrícula e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista, antes do início de suas aulas ao vivo.
O Instituto ESPE possui mais de 30000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
Matrículas Abertas.
Faça sua inscrição e garanta a sua vaga!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$500,00. Confira nossas condições de parcelamento!
CORPO DOCENTE

Christian Dunker
(Conferencista convidado)

Ernani Chaves

Rafael Alves Lima
(Conferencista)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University.
Docente da disciplina EAD.
%20(1).jpeg)
Alexandre Starnino
Doutor em Filosofia pela USP. Mestre em Filosofia pela PUC-SP. Realizou quatro estágios de pós-doutorado, seu primeiro em 1998 na Universidade Técnica de Berlim, em 2003 na Bauhaus-Universität, de Weimar, na Alemanha e em 2013 na Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França. Tradutor das obras de Freud da Editora Autêntica. Membro da Nietzsche-Gesellschaft (Naumburg/Alemanha).
Piscanalista. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP/USP) e da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (IP-USP). Co-fundador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP).

Ana Suy Cesarino

Vladmir Safatle
Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Unicamp. Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris.
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).
Docente da disciplina EAD.

Daniel Omar Perez
(Conferencista)

Pedro Heliodoro
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tescnológico (CNPq), no Brasil. Docente da disciplina EAD.

Kelly Brandão
(Conferencista)
Psicanalista. Doutor em Filosofia (Unicamp) com pós-doutorado na Michigan State University (Estados Unidos) e na Bonn Universität (Alemanha). Mestre em Filosofia (Unicamp). Professor na Unicamp e pesquisador PQ 1D no CNPQ . Autor de diversos livros na área da psicanálise e filosofia.
Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela École Doctorale Recherches en Psychanalyse da Université Paris VII (Paris-França). Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou seu pós-doutorado em Estudos da Tradução - UFS. Coordena a coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud" (Ed. Autêntica).
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do premio Jabuti. Reside em São Paulo (SP).

William Mac-Cormick

Richard Simanke
(Conferencista)

Paulo Antonio Beer
Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise, filosofia e política.

Francis Juliana
Psicanalista. Doutora em Filosofia na PUC-PR. Mestre em Filosofia pela mesma universidade, Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica na Clinique de La Borde em Cour- Cheverny na França. Reside em Curitiba.

Ronaldo Manzi
Psicanalista. Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP) e em Psicologia Social (USP). Pós-doutorando em Educação (PUC-GO). Mestre em Filosofia pela USP. Autor de diversos livros.

Josiane Orvatich
Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Doutoranda em Filosofia (PUCPR) e Mestre em Filosofia pela mesma instituição. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba.

Valéria Codato
Psicanalista. Fundadora do Ato Analítico de Maringá. Mestre em Psicologia pela UEM. Especialista em Psicanálise pela UEL e Graduada em Psicologia pela mesma universidade. Realizou uma formação em Psicanálise pela Biblioteca Freudiana de Curitiba. Reside em Maringá.

Erika Parlato
Psicanalista; Pós-doutoramento na Université Pierre Marie Curie (ISIR)/ Groupe Hospitalier Pitié Salpêtrière, em Paris; Doutora em Ciências Cognitivas na École des Hautes Études en Sciences Sociales e em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
Psicanalista. Doutor em Filosofia pela USP, Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autor e coautor de diversos livros e artigos na área da Psicanálise. Ex-editor-chefe da Revista Psicologia em Pesquisa.
.jpeg)
Paulo Bueno
Psicológo (PUC-SP), supervisor clínico, e acompanhante terapêutico. Mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PUC-SP). Docente da Pós-Graduação do Instituto Gerar. Pesquisador do Núcleo de pesquisa Psicanálise e Sociedade. Integrou o Grupo Balaio de Acompanhamento Terapêutico (Sedes Sapientae). Professor convidado do Programa Fellowship/2021 Dart Center For Journalism & Trauma (Columbia University/USA).

Marta Ferreira
Psicanalista, Médica especializada em Psiquiatra e Psiquiatria da Infância. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Membro Fundadora da Tykhe Associação de Psicanálise e do Coletivo Estação Psicanálise (Campinas-SP).

Pedro Affonso
Psicanalista. Doutorando em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Unicamp. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do Laboratório de PEsquisa em Etnopsicologia da USP. Sócio da Associação Psicanalítica "Apertura para Otro Lacan" (APOLa Internacional). Reside em Campinas.

Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. Docente da disciplina EAD.

Juliana Pontilho
Psicóloga e Psicanalista. Pós-doutora em Psicologia Clínica (IP-USP). Mestre e Doutora (FFLCH-USP) em Filosofia. Professora de Psicologia (UFES). Pós-gradução nas áreas da Psicologia, Psicanálise, Educação e Filosofia. Área de pesquisa: Psicanálise, Teoria Crítica, Filosofia e Artes.
Psicanalista. Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Social pela mesma universidade. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP - USP) e da Société International de Psychanalyse et Philosophie.

Ane Patti
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - São Paulo do Instituto ESPE.
.jpg)
Caio Padovan
Psicanalista. Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor (ATER) de Psicologia clínica na Universidade Paul Valéry, Montpellier 3 (França) e pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société.
.jpg)
Felipe Santaella
Médico formado pela Unesp e residente em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da Unicamp. Atuou na atenção primária em saúde e produtor de conteúdo digital sobre saúde mental com foco na interface entre filosofia da Psiquiatria e aspectos socioculturais.

Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).

Marco Leite
Psicanalista; Doutorando em Psicanálise, saúde e subjetividade pela UVA-RJ; Mestre em psicologia pela UEM; Graduado em Psicologia pela UEL; Coordenador geral e docente da pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE.
COORDENAÇÃO

Alexandre Starnino
Psicanalista, professor e pesquisador. Doutorando em Psicopatologia e Psicanálise pela Escola Doutoral de Estudos psicanalíticos (Paris VII) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Mestre pela mesma instituição. Autor de Jacques Lacan uma introdução (2024, Editora Sinthoma). Membro da Associação Universitátia em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Coordenador geral da Pós Graduação em Psicopatologia, Psicanálise e Clinica contemporânea e Coordenador local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE