OGN3SA0

DA PSICOPATOLOGIA A CLÍNICA CONTEMPORÂNEA

PSICOPATOLOGIA, PSICANÁLISE E
CLÍNICA CONTEMPORÂNEA

PÓS-GRADUAÇÃO ONLINE

Este curso de pós-graduação tem como proposta oferecer um aprofundamento teórico conjugado em três eixos inter-relacionados: a Psicopatologia, a Psicanálise e os desafios da clínica contemporânea. Esse percurso teórico se estabelece na tessitura das relações entre: as vertentes da Psicopatologia - as ciências médicas e psicológicas e suas práticas - articuladas às bases da psicopatologia enquanto fenômeno histórico; a relação teórico-prática que o movimento psicanalítico estabeleceu com esses campos e as transformações da clínica psicanalítica desde Sigmund Freud. 

Os primeiros momentos do curso se organizam na fundamentação teórica relacionada às grandes questões da Psicopatologia moderna, desde as suas origens no século XVIIII até os seus desdobramentos contemporâneos. 

 

​  Em sua trajetória, Freud se apresenta como um crítico pensador sobre os estudos da Psicopatologia ao se ocupar dos fenômenos histéricos em seus primeiros trabalhos da Psicanálise. A forma como a Psicanálise se articula com os problemas maiores da Psicopatologia é, em um segundo momento, o ponto de imbricação central proposto pelo curso, a partir de dois eixos:

(I) Em primeiro lugar, a partir das obras freudianas (em especial os escritos técnicos e a clínica freudiana), busca-se respostas e intervenções que formem a construção de uma matriz epistemológica capaz de acolher os casos clínicos;

(II) Em segundo lugar, a formalização da clínica e a proposta de diagnóstico orientada pelas estruturas clínicas a partir dos trabalhos teóricos de Jacques Lacan entre 1950 e 1970;

Na proposição e contenda de uma clínica contemporânea, no terceiro momento do curso, com a Psicanálise lacaniana ocupando o lugar central, é proposto:

(III) O apontamento e discussão das novas modalidades de sofrimento psíquico e formas de subjetivação a partir da proposição de uma clínica contemporânea.

(IV) Colocar em questão e discussão a eficácia da clínica psicanalítica na atualidade, frente aos desafios a ela impostos, proporcionando aos alunos e alunas, além do conhecimento teórico, a compreensão de problemas atuais da clínica psicanalítica, favorecendo, assim, seu percurso de formação.

DOCENTES

Corpo docente multidisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

PORTAL DE ENSINO

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil, com mais de 300 horas/aulas extras!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Trata-se de oferecer um percurso histórico, teórico e clínico que contribua para a compreensão crítica e, ao mesmo tempo, que seja uma resposta aos desafios impostos no trabalho e prática clínica, visando um aprimoramento do manejo e escuta clínica nas mais variadas situações às quais os profissionais são convocados. A partir da transmissão de conceitos, da discussão de casos clínicos e da relação com os problemas concernentes às novas modalidades de sofrimento psíquico e formas de subjetivação, colocaremos em discussão a eficácia da clínica psicanalítica na atualidade.

​​

Um diferencial importante frente a outros cursos é o nosso corpo docente multidisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico; muitos deles pesquisadores e pesquisadoras renomados(as) internacionalmente. 

PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria e na clínica psicanalítica. O curso é recomendado para profissionais que já tenham um percurso dentro da Psicanálise, sejam eles psicólogos, filósofos, médicos, educadores...

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar e contextualizar de modo histórico, conceitual e clínico o surgimento da Psicopatologia, bem como suas vertentes e evolução durante os séculos;

Aprofundar as relações entre Psicanálise e Psicopatologia a partir dos trabalhos de Sigmund Freud e Jacques Lacan (e seus desdobramentos), colocando em pauta a querela dos diagnósticos na clínica e a formalização da clínica;

Refletir sobre questões emergentes da clínica contemporânea, proporcionando ao aluno o aprimoramento de condições que respondam às adversidades e incertezas de nossa atualidade, de modo dialógico a outros saberes e práticas, ampliando o seu percurso de formação.

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

Acesso a diversos cursos e aulas extras, nacionais e internacionais,  com certificação de extensão universitária! 

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.

PERÍODO LETIVO

O início do período letivo da Especialização está datado para o dia 27/05/2022. O processo de seleção está aberto e ficará disponível até as vagas se esgotarem. Os alunos e alunas que se matricularem já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, através do Módulo de Ambientação do Instituto ESPE.  

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra  e são disciplinas gravadas que compõem o programa da Especialização. A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aula sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista, antes do início de suas aulas.

PROCESSO SELETIVO

Faça sua inscrição, participe do processo seletivo e garanta a sua vaga. Últimas vagas!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Processo seletivo aberto. Últimas vagas disponíveis!

R$ 150,00 + 24 x R$ 480,00

Em até três dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE 

images (14).jpeg

Alfredo Eidelsztein

Psicanalista. Doutor em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Diretor da APOLa internacional (Apertura para Otro Lacan). Autor de mais de 16 livros na área da psicanálise. Já participou de mais de 205 mesas redondas e charlas internacionais. Residente de Buenos Aires.

download.jpg

Silvia Amigo

225129228_10219692413120848_3267077644021242107_n.jpg

Ernani Chaves

Doutor em Filosofia pela USP. Mestre em Filosofia pela PUC-SP. Realizou quatro estágios de pós-doutorado, seu primeiro em 1998 na Universidade Técnica de Berlim, em 2003 na Bauhaus-Universität, de Weimar, na Alemanha e em 2013 na Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França. Tradutor das obras de Freud da Editora Autêntica. Membro da Nietzsche-Gesellschaft (Naumburg/Alemanha).

HELENA LIMA 1_auto_x2.jpg

Helena Lima

download.jpg

Kelly Cristina Brandão
(Conferencista)

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas. 

Richard-Simanke-300x300.webp

Richard Simanke
(Conferencista)

Psicanalista. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires desde 1979. Médica pela Univerdad de Buenos Aires, especializada em Psiquiatria. Pertenceu por dez anos al Centro de Salud Mental N° 3, "el Ameghino". Autora de diversos livros na área da psicanálise e ministra cursos e seminários por toda América e Europa. Residente de Buenos Aires.

Psicanalista. Doutora em Saúde Pública, Bióloga, Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação na PUC/SP; Mestre em Psicologia Social e Psicóloga pela PUC/SP, cursando outro pós-doutorado no Instituto de Psicologia - USP. Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise do Instituto de Psicologia da USP. 

Psicanalista. Doutor em Filosofia pela USP, Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autor e coautor de diversos livros e artigos na área da Psicanálise. Ex-editor-chefe da Revista Psicologia em Pesquisa.

download (1).jpg

Marta Ferreira

218776.jpg-c_310_420_x-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Francisco Capoulade

download (1).jpg

Caio Padovan

Psicanalista, Médica especializada em Psiquiatra. Graduada em Medicina pela FCM-Unicamp. Membro Fundadora da Tykhe Associação de Psicanálise e do Coletivo Estação Psicanálise (Campinas-SP). Residente de Campinas (SP)

Atu_Estação Psicanálise-Marcos Barbai-Lauro Baldini-Marta Ferreira-Labeurb_20200120_scarpa

Lauro Baldini
(Conferencista)

Psicanalista. Doutor em Linguística pela Unicamp. Mestre em Linguística pela mesma universidade. Graduado em Letras pelo UNIFEG e Membro fundador do Centro de Pesquisa PoEHMas (Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades). 

FrancisJuliana.jpg

Francis Juliana

Psicanalista. Doutora em Filosofia na PUC-PR. Mestre em Filosofia pela mesma universidade, Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica na Clinique de La Borde em Cour- Cheverny na França. 

clarice-pimentel-paulon.jpg

Clarisse Paulon

Psicanalista. Doutora pelo Departamento de Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia (USP), com período de estágio sanduíche na Universidad de La Republica (UdelaR - Montevidéu, Uruguai). Pós-Doutoranda no Instituto de Psicologia da USP. Mestre em psicologia (USP), Especialista em gestão em saúde pública (Unicamp)..Coordenadora da Escola Tamuya de Formação Popular.

unnamed.jpg

William Mac-Cormick

Psicanalista. Diretor e co-fundador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise em Espaços Públicos (IPEP). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, e em Psychopathologie et Psychanalyse dans l'Université Sorbonne Paris Cité (Paris-Diderot).  Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

_MG_0095.jpg

Marco Leite

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor do livro "Psicanálise nas Redes" e também de diversos artigos versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade.

photo4934060053598677702.jpg

Paulo Antonio Beer

Psicanalista. Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Social pela mesma universidade. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP - USP) e da Société International de Psychanalyse et Philosophie. 

Josiane

Josiane Orvatich

Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba 2022, do Instituto ESPE. Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise

Psicanalista. Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor (ATER) de Psicologia clínica na Universidade Paul Valéry, Montpellier 3 (França) e pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société

IMG_9693.jpg

Daniel Omar Perez
(Conferencista)

Psicanalista. Doutor em Filosofia (Unicamp) com pós-doutorado na Michigan State University (Estados Unidos) e na Bonn Universität (Alemanha). Mestre em Filosofia (Unicamp). Professor na Unicamp e pesquisador PQ 1D no CNPQ . Autor de diversos livros na área da psicanálise e filosofia. Apresentador do ESPEcast, podcast de psicanálise e filosofia do Instituto ESPE.

pp.jpg

Valéria Codato

Psicanalista e Supervisora Clínica há mais de 30 anos. Mestre em Psicologia (UEM); Especialização em Psicanálise; Formação psicanalítica na Biblioteca Freudiana de Curitiba, Especialista em Psicologia Jurídica; Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Fundadora do Ato Analítico. Residente de Maringá (PR)

Fotografia - Thales de Medeiros Ribeiro.jpg

Thales de Medeiros

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Linguística pela Unicamp. Mestre em Linguística pela mesma universidade. Pós-doutorando na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Vice-líder do grupo de pesquisa PSiPoliS (Psicanálise, Política e Significante). Graduado em Letras pelo Centro Universitário de Itajubá.

Captura de tela 2022-03-28 220342.png

Pedro Affonso

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela  Universidade Tuiuti do Paraná. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise, filosofia e política. 

Psicanalista. Doutorando em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Unicamp. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do Laboratório de PEsquisa em Etnopsicologia da USP. Sócio da Associação Psicanalítica "Apertura para Otro Lacan" (APOLa Internacional).

COORDENAÇÃO

IMG_9949.jpg

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Université Paris VII (UFR- Étude Psychanalytiques) e na École Doctorale Science Po - Paris com apoio da FAPESP. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise, Filosofia Social e Política; em especial a partir dos trabalhos de Jacques Lacan e da teoria do discurso de Ernesto Laclau. Organizador de Por que nos identificamos (2018, CRV). Autor de vários artigos e capítulos de livros na área de psicanálise, clínica e política. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo e Coordenador Geral da Esp. em Psicopatologia, Psicanálise e Clínica Contemporânea do Instituto ESPE. Residente de Campinas (SP).