A psicopatologia da infância e da adolescência tem seu início a partir da subversão de uma lógica inaugurada pelos primeiros médicos-pedagogos que, ao conceberem as alterações do desenvolvimento como decorrentes de uma estimulação mental inadequada, introduzem uma possibilidade de tratamento na direção da adequação do sujeito a uma suposta normalidade – o que nos primórdios foi nomeado Ortofrenia.
Ao longo da história, todo mal-estar provocado pela criança e pelo adolescente tornou-se passível de ser codificado em doença e para cada doença foi dado um suposto tratamento e um medicamento específico, desqualificando não apenas o saber parental, mas histórico e social sobre a criança, o que culminou por generalizar, encobrir e impossibilitar as reais possibilidades de acolher e tratar o sofrimento de cada criança e de cada adolescente.
Neste contexto, a pós-graduação em Psicopatologia da Infância e da Adolescência visa refletir sobre a patologização e medicalização da infância e a adolescência que ao generalizar o sofrimento de cada criança e de cada adolescente, acaba por encobrir as singularidades necessárias de serem consideradas para que as mesmas possam se beneficiar de um tratamento. Nesta direção, torna-se necessário retomar a história da psicopatologia a fim de discutir e aprofundar a reflexão sobre como acolher, tratar e dar contorno ao mal-estar da criança e do adolescente na atualidade.
DOCENTES
Equipe multidisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!
CERTIFICADO
Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!
AULAS AO VIVO
Aulas ao vivo com interação real com os pesquisadores e pesquisadoras!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
A pós-graduação integra o grupo de formações lato sensu do Instituto ESPE, dedicadas aos estudos avançados da psicanálise. O curso contará com mais de 440 horas de aulas ao vivo com psicanalistas, médicos, psicólogos e pesquisadores que são referências no Brasil e no mundo. O programa foi concebido para retomar a história da psicopatologia a fim de discutir e aprofundar a reflexão sobre como acolher, tratar e dar contorno ao mal-estar da criança e do adolescente na atualidade.
PÚBLICO ALVO
Profissionais das áreas da saúde, assistência ou educação que atuam em áreas afins ao curso (clínicas, saúde pública, hospitais e instituições). O curso é recomendado para profissionais que já tenham um percurso de estudos dentro da psicanálise.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as operações necessárias para a constituição do sujeito na criança e no adolescente, aprofundando sobre as implicações advindos de condições genéticas, maturacionais, familiares e sociais;
Refletir sobre os entraves da constituição e do desenvolvimento da criança e do adolescente a partir dos desafios e imperativos sociais da atualidade;
Analisar os efeitos da psiquiatrização, patologização e medicalização da infância e da adolescência nos diferentes dispositivos sociais;
Reconhecer os dispositivos capazes de acolher e tratar o sofrimento da criança e do adolescente em sua singularidade;
ESTUDOS CLÍNICOS AVANÇADOS
Mais de 440 horas de aulas com professores, pesquisadores e clínicos que são referência no Brasil!
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos e aulas complementares, com certificação de extensão universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas em média duas vezes por mês, durante 24 meses, às sextas-feiras das 19:00 às 22:00 e aos sábados das 09:00 às 12:00. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no dia 30 de agosto de 2024. Os interessados já podem realizar a matrícula para participar do processo de seleção e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aula gravadas sobre a psicanálise, seu método e uma introdução aos conceitos fundamentais de Freud a Lacan.
O Instituto ESPE possui mais de 3500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
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INVESTIMENTO
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CORPO DOCENTE
Rinaldo Voltolini
(Conferencista)
Inês Catão
Michele Kamers
Psicanalista. Doutor e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, pós-doutorado em Psicogênese e Psicopatologia pela Université Pária XIII. Professor livre docente da FEUSP. Membro de várias associações nacionais e internacionais de Psicanálise, Política e Educação. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise e educação.
Maria Cristina Kupfer
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado em Psicologia pela mesma universidade. Mestre em Psicologia Escolar no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Rose Gurski
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-doutorado em Psicologia Clinica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Psicologia pela mesma universidade.
Carla Capanema
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio sanduiche na Université Paris VIII (França). Pós-doutorado em andamento em Psicologia na mesma universidade. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Psicologia pela mesma universidade.
Luciano da Fonseca Elia
Psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica - Psicanálise da psicose com pós-doutorado em Psicanálise e Criminologia na PUC-Rio. Mestre em mestrado em Psicologia Clínica - Inconsciente e filosofia pela mesma universidade. Especialista em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Psicologia pela PUC-Rio.
Carolina Nassau
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Rui Fernando Piloto
Médico com experiência em Genética Médica e Clínica. Doutor em Genética pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Genética pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Professor Associado do Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná.
Ricardo Lugon
Médico Psiquiatra da Infancia e Adolescencia. Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Mestre em Educação pela UFRGS. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo com Residência Médica no Instituto Municipal Philippe Pinel/RJ. Pesquisador do campo da Saude Mental Infantojuvenil.
Andréa Máris Campos
Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de estudos aprofundados na Université de Rennes II. Pós-doutorado realizado na Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis, Univer-Paris8, França. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Marise Bartolozzi
Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) com menção honrosa do Prêmio Capes na área de Psicologia. Graduação em Psicologia pela mesma universidade. Editora executiva da Revista Estilos da Clínica - Revista sobre a Infância com Problemas (IPUSP/FeUSP).
Cristina Keiko Inakafu
Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com DGD pelo Lugar de Vida/USP. Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP e em Psicanálise Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Autora, co-organizadora e co-autora de diversos livros no campo da psicnálise.
Daniele de Brito Wanderley
Psicanalista. Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Psicanálise e Medicina pela Université Paris Diderot. Especialista em Psicopatologia do Bebê pela Universitè Paris 13 e em Psiquiatria Infantil pela Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia.
Paula Fontana Fonseca
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Especialista em Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Luara Bechara
Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Autora do livro "Atendimento Psicanalítico do Ressentimento", publicado pela editora Zagodoni.
Oscar Cirino
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Psicologia pela PUC-MG. Autor do livro "Psicanálise e Psiquiatria com Crianças- desenvolvimento ou estrutura".
Maria do Carmo Camarotti
Psicanalista. Mestre em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira -IMIP. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia do Recife.
Christiane Matozinho
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Especialista em em Clínica Psicanalítica Instituições Saúde pela PUC Minas. Graduada em Psicologia pela mesma universidade.
COORDENAÇÃO
Michele Kamers
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP e em Psicanálise Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde”. Coordenadora geral da Pós-graduação em Psicopatologia da Infância e Adolescência do Instituto ESPE.