A contemporaneidade é marcada por um aumento expressivo nos casos de abuso de substâncias, fenômeno que se apresenta como um desafio complexo para a saúde pública e para o campo da saúde mental. Neste contexto, a clínica das toxicomanias traz impasses em relação ao diagnóstico diferencial, direção de tratamento e manejo clínico.
A psicanálise surge como uma ferramenta teórica e prática importante para a investigação desses impasses e estabelecimento de uma proposta de tratamento possível que interrogue o recurso a substância, sem reduzir às propostas comportamentais.
Nossa proposta com este curso de pós-graduação é realizar um aprofundamento rigoroso nas teorias psicanalíticas relacionadas à clínica das toxicomanias, bem como nas práticas clínicas e intervenções, apresentando as principais propostas teóricas da Psicanálise sobre diagnóstico estrutural, etiologia e tratamento, desde as proposições clássicas de Freud e Lacan, até os autores contemporâneos e construções mais atuais.
Para isso, desenvolveremos os principais conceitos da psicanálise, com o objetivo de oferecer um suporte teórico para pensar a clínica das toxicomanias e os modos de relação do sujeito onde o recurso a substância parece ser a única saída.
Os alunos do curso estudarão com um corpo docente multidisciplinar, composto por psicólogos, psicanalistas, advogados, assistentes sociais e médico psiquiatra com extenso conhecimento teórico e clínico.
DOCENTES
Equipe interdisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!
CERTIFICADO
Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!
AULAS AO VIVO
Aulas ao vivo com interação real com os pesquisadores e pesquisadoras!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
O programa foi concebido para proporcionar uma formação lato sensu (especialização), apoiada nas principais teorias da psicanálise a respeito do diagnóstico, etiologia e clínica das toxicomanias, tendo como eixo a atualidade da clínica, a influência da cultura contemporânea e a prática multidisciplinar. Trata-se, sobretudo, de oferecer condições técnicas e éticas para que o aluno aprimore a sua escuta e o manejo clínico.
Estruturamos tal curso com professores e professoras não só atentos e atentas à natureza interdisciplinar das discussões que este curso busca estimular, mas também formados e formadas em diversas áreas do conhecimento e empreendendo pesquisas nas interfaces de seus próprios campos.
PÚBLICO ALVO
Graduados nos cursos de psicologia, atenção social, medicina e outras áreas da saúde, devidamente autorizados pelo MEC, que procuram aprofundar o conhecimento na etiologia e clínica das toxicomanias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar as principais teorias psicanalíticas sobre a toxicomania, desde as proposições clássicas de Freud e Lacan até os psicanalistas contemporâneos.
Oferecer uma ampla discussão sobre o diagnóstico diferencial e a direção de tratamento para sujeitos que fazem uso abusivo de substâncias ao considerar os aspectos políticos, o campo da saúde mental, da saúde coletiva e da lógica da redução de danos.
Compreender as particularidades do uso de álcool e outras drogas na infância e adolescência.
Pensar sobre a atualidade da clínica das toxicomanias no campo dos sintomas contemporâneos, sua relação com os discursos, com o gozo e com a cultura.
grupo de estudos
Grupo de estudos mensal com a coordenadora do curso Júlia Reis, Doutora em Psicologia pela UFMG.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos e aulas complementares, com certificação de extensão universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas em média duas vezes por mês, durante 18 meses, aos sábados das 08:30 às 12:30 e 13:30 às 17:30. O grupo de estudos e acompanhamento com a Prof. Dra. Júlia Reis acontecerá às terças-feiras das 20:00 às 21:30, mensalmente, de forma online e interativa (30 horas/aula totais). Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de setembro de 2024. Os interessados já podem realizar a matrícula para participar do processo de seleção e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aula gravadas sobre a psicanálise, seu método e uma introdução aos conceitos fundamentais de Freud a Lacan.
O Instituto ESPE possui mais de 3500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
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INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$500,00. Confira nossas condições de parcelamento!
CORPO DOCENTE
Claúdia Henschel
(Conferencista)
Daniela Santos Bezerra
Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-doutorado na área da psicanálise na mesma universidade. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Julia Reis
Psicanalista. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Psicopedagogia (UERJ). Graduação em Psicologia (UFRJ). Psicóloga e Psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise/ICP-RJ.
Gerson Brasil
Médico Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Regional de Medicina do RJ. Formação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Gradiva. Graduado em Medicina pela UNI-RIO. Supervisor do Programa de Saúde Mental do município de Três Rios.
Arlete Inácio
Antropóloga. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pela mesma Universidade. Especialista em Gestão em Saúde e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Única de Ipatinga. Supervisora dos redutores de danos da FeSaude - Niterói.
Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós-doutorado em Psicologia em andamento no Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela UNESP.
Maycon Torres
(Conferencista)
Psicanalista e pesquisador. Doutor e Mestre em Psicologia e Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense com pós-doutorado em Psicanálise pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela UFF. Experiência como Supervisor Clínico-Institucional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Ambulatório de Saúde Mental do Rio de Janeiro.
Julio Cesar Nicodemos
Psicanalista, Doutor e Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio de doutoral na Universidade do Porto (Portugal). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela UFF, com residência multiprofissional em Saúde Mental pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói (RJ).
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.
Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares.
Leonardo de Miranda
Psicanalista. Doutor e Mestre em Clínica e Pesquisa Psicanalítica pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ). Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Carlos Rubens de Freitas
Advogado. Mestrando em Saúde Pública pela ENSP/FioCruz. Promotor de Justiça no Ministério Público de Mato Grosso, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos Humanos do MPMT, Especialista em Direitos Humanos e Saúde pela ENSP/Fiocruz. Graduado em Direito. Membro do Comitê de Estado de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP).
COORDENAÇÃO
Julia Reis
Psicanalista e Pesquisadora. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Psicologia (UFRJ). Psicóloga e Psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise/ICP-RJ. Autora do livro: "Toxicomanias e psicoses: contribuições psicanalíticas". Editora Appris, 2022. Coordenadora geral da Pós-graduação em Toxicomania, Psicanálise e Atenção Psicossocial do Instituto ESPE.
Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Coordenadora geral do curso de Pós-graduação em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura e da Pós-graduação em Toxicomania, Psicanálise e Atenção Psicossocial do Instituto ESPE. Pesquisadora do Projeto de Extensão LAPSICON - Laboratório de Pesquisa das Psicopatologias Contemporâneas - UFF-VR, e do Projeto de Pesquisa A Construção do caso clínico como metodologia de pesquisa e de tratamento do sofrimento psíquico atual -UFRJ.