Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.
Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.


CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional com certificação extra!

PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao campo da saúde mental.
Neste curso o aluno terá uma formação teórica a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, que procuram conhecer e aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com bebês, crianças e adolescentes.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;
Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;
Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais com a coordenadora!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras abertas.
Além das aulas síncronas, os alunos também contarão com aulas gravadas que estão nomeadas como EAD no calendário e disciplinas especiais, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo. O grupo de estudos e acompanhamento com a a coordenadora Me. Karina Stagliano acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de março/2026. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 3500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
VAGAS AFIRMATIVAS
O Instituto ESPE lança um novo processo seletivo de bolsas de estudo para promover inclusão, diversidade e ampliar o acesso à formação psicanalítica. As oportunidades são destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quer saber mais e participar? Confira o edital completo e faça sua inscrição até 31 de janeiro de 2026.
ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!
Inscreva-se para nossa turma do 1° semestre.
CORPO DOCENTE

Vladmir Safatle
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD) - gravado.
.jpeg)
Clarice Zotti
Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha.

Gabriela Crenzel
Psicanalista e Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em Psiquiatria Infantojuvenil pela mesma universidade. Mestre em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz. Formação Psicanalítica no Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

Tiago Ravanello
Psicanalista e pesquisador. Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia/Psicanálise na Universidade de São Paulo (USP).

Sonia Motta
Psicanalista. Especialista em Clínica Psicanalítica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ. Membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos. Autora de artigos vários. Professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

Maria Prisce
Psicanalista. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz. Graduada em Psicologia.

Francis Juliana
Psicanalista. Doutora em Filosofia na PUC-PR. Mestre em Filosofia pela mesma universidade, Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica na Clinique de La Borde em Cour- Cheverny na França. Reside em Curitiba.

Ana Suy
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).
Docente da disciplina EAD - gravado.

Elci Patti
Psicanalista. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Membro da Sociedade de Cardiologia/SP SOCESP/Departamento de Psicologia.

Ane Ribeiro Patti
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto.

Kelly Macedo
Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Pós-graduação em Enseñanza de las Ciencias Sociales e Pós-graduação em Ciencias Sociales: Constructivismo y Educación pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Inês Catão
Psicanalista, com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França, 2010), Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, 2006), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal, 2000) e Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981).

Clarice Ricobom
Psicanalista. Especialista em Adolescência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná e Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba.
.jpeg)
Ferdinando Zapparoli
Psicanalista. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Membro do Instituto Lalangue e Diretor pedagógico do Instituto ESPE.

Christian Dunker
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Docente da disciplina EAD de Introdução à Psicopatologia.
Docente da disciplina EAD - gravado

Gesianni Gonçalves
Psicanalista. Pós-doutorado em Processos de Subjetivação pela PUC Minas. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Especialista em Arte e Educação. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, na área de Psicopatologia/Saúde Coletiva e suas interfaces com a Psicanálise.

Kelly Brandão
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do premio Jabuti. Reside em São Paulo (SP).

Rinalda Duarte
Psicanalista e Pesquisadora. Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifício Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha em consultório com Clínica, Supervisão e Grupo de Estudos com Psicanálise e Psicologia.

Marilda Piccolo
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, onde fez também graduação em Pedagogia. Licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Administração e Planejamento para Docentes (Universidade Luterana do Brasil); em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília) e em Psicopedagogia, pelo Portal Educação (EAD). Foi professora da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) nos cursos de Licenciatura

Daniel Omar Perez
Psicanalista. Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise.

Eduardo Amaral
Psicanalista. Mestre em Saúde Pública (Violência e Saúde) pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Pós graduado em Psicanálise: Sujeito e Cultura pela Faculdade de Medicina de Campos. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

Kelly Macedo
Doutora e Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Unicamp. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Unicamp. Co-fundadora do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP). Membro do grupo de pesquisa PsiPolis do Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp) e do Coletivo Estação Psicanálise.
COORDENAÇÃO

Elci Patti
Psicanalista. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - Online do Instituto ESPE.
