top of page
Pós-graduação em Psicanálise com Crianças

PÓS-GRADUAÇÃO EM

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
TEORIA E CLÍNICA

TURMA ONLINE

Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.

 

Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.

 

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

BANNER-SITE---CERTIFICADO-2.jpg
BANNER-SITE---DOCENTES1.jpg

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

BANNER-SITE---CERTIFICADO-2.jpg

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

Banner-Portal-de-Ensino.jpg

PORTAL DE ENSINO

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades privadas do Brasil. 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, que procuram conhecer e aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com bebês, crianças e adolescentes.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;

 

Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;

 

Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;

 

Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;

 

Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

BANNER SITE - ACOMPANHAMENTO.jpg

ACOMPANHAMENTO

Encontros de acompanhamento online com a coordenação ao final de cada disciplina!

BANNER-SITE---ESPECAST.jpg

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Acesso a diversos cursos e aulas extras, nacionais e internacionais, com certificação de extensão universitária! 

BANNER-SITE---MÓDULO-DE-AMBIENTAÇÃO.jpg

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

 Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.

PERÍODO LETIVO

As aulas terão início no mês de abril/2024. Os interessados já podem realizar a matrícula e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.

O Instituto ESPE possui um grande diferencial chamado de Módulo de Ambientação. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto. Dessa forma, os alunos e alunas que se matricularem já poderão iniciar seus estudos com a instituição logo após a efetivação de sua matrícula. 

A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 45 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais, a formação do analista e a psicanálise com crianças, antes do início de suas aulas.

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

O Instituto ESPE possui mais de 2500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!

Instituto ESPE

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."

André Souza

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."

Joseli Maria

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"

Ana Maria Guerra

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

O Instituto ESPE possui mais de 2500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!

Instituto ESPE

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."

André Souza

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."

Joseli Maria

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"

Ana Maria Guerra

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

INVESTIMENTO

O investimento é de R$ 150,00 + 24x R$ 480,00. Confira nossas condições de parcelamento!

VALOR PROMOCIONAL

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Últimas 2 vagas no valor promocional! Inscreva-se e participe! 

CONFIRA AS DISCIPLINAS

Confira nosso calendário letivo e preencha sua inscrição para garantir sua vaga. Turma limitada!

Âncora 1

CORPO DOCENTE 

Vira Zimmermann

Vera Zimmermann

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).

Renata Wirthmann_edited.jpg

Renata Wirthmann

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

Gesiani

Gesianni Gonçalves

Psicanalista. Pós-doutorado em Processos de Subjetivação pela PUC Minas. Doutora em Estudos Psicanalíticos, na linha de pesquisa Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura pela UFMG. Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Especialista em Arte e Educação. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, na área de Psicopatologia/Saúde Coletiva e suas interfaces com a Psicanálise. 

Aline Azevedo.jpeg

Aline Azevedo

Psicanalista. Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, com pós-doutoramento no IEL Unicamp, na Université Sorbonne Paris Nord e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Especialista em Psicanálise Contemporânea (UNIFRAN). Coordenadora do LabES – Laboratório Escutas do Social.

Elci Patti.jpeg

Elci Patti

Psicanalista. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Membro da Sociedade de Cardiologia/SP SOCESP/Departamento de Psicologia. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE.

Captura de tela 2021-08-10 000043.png

Daniel Omar Perez
(Conferencista)

Psicanalista. Doutor em Filosofia (Unicamp) com pós-doutorado na Michigan State University (Estados Unidos) e na Bonn Universität (Alemanha). Mestre em Filosofia (Unicamp). Professor na Unicamp e pesquisador PQ 1D no CNPQ . Autor de diversos livros na área da psicanálise e filosofia. 

Alexandre Simões

Alexandre Simões

Psicanalista. Doutorado e Mestrado em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise (BH) e Coordenador geral da Esp. em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE. 

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. 

download.jpg

Kelly Brandão
(Conferencista)

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do premio Jabuti. 

Rinalda Duarte.png

Rinalda Duarte

Rinalda Duarte é Psicóloga, Psicanalista e Pesquisadora. Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifício Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha em consultório com Clínica, Supervisão e Grupo de Estudos com Psicanálise e Psicologia.

242658582_10159035658729543_1926818134961700126_n.jpg

Ane Patti

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - São Paulo do Instituto ESPE. 

Fernanda Samico

Fernanda Samico

Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.  Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica.

Francis Juliana.jpeg

Francis Juliana

Psicóloga e Psicanalista. Doutora e Mestre em Filosofia pela PUC-PR. Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia, cursou um aperfeiçoamento em Psicologia Institucional na Clinique de La Borde em Cour- Cheverny na França. Trabalhou como Psicóloga Clínica e Supervisora de Estágio em Hospital Psiquiátrico por 15 anos. Autora do livro "Psicoses da teoria à Clínica" e preceptora da residência médica psiquiátrica no Hospital Psiquiátrico San Julian.

William mac.jpg

William Mac-Cormick

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela  Universidade Tuiuti do Paraná. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise, filosofia e política.

Maria rita_edited.jpg

Maria Rita Kehl

Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD). 

Ferdinando Zapparoli

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista. Pós-doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Teoria Psicanalítica. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Diretor pedagógico do Instituto ESPE.

Fabricio Donizete.jpeg

Fabrício Donizete

Médico Psiquiatra. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Residência médica em Psiquiatria pela mesma instituição. Residência em Psicoterapia (R4) pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.

Clarice Zotti.jpg

Clarice W. Zotti

Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha. 

Edu amaral.jpeg.png

Eduardo Amaral

Psicanalista e Psicólogo. Mestre em Saúde Pública (Violência e Saúde) pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Pós graduado em Psicanálise: Sujeito e Cultura pela Faculdade de Medicina de Campos.  Fundador da Sociedade Psicanalítica Online.

Leny Pimenta.jpg

Leni Pimenta

Psicanalista. Doutorado em Educação Escolar pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Brasil/Araraquara . Mestrado em Linguística pela Universidade de Franca. Pós-graduada em Materiales Didácticos: lenguajes y mediaciones para la enseanza pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociales. Autora de diversos livros didáticos e artigos.

COORDENAÇÃO

Elci Patti.jpeg

Elci Ribeiro Patti

Psicanalista e Pesquisadora. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Membro da Sociedade de Cardiologia/SP SOCESP/Departamento de Psicologia. Diretora Científica do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE. Autora de diversos livros na área da Psicanálise e Educação.

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE. Atua como Psicóloga Clínica no Centro Mãe Paranaense (Cismepar) com foco na intervenção clínica com bebês e crianças pequenas. 

bottom of page