OGN3SA0

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
TEORIA E CLÍNICA

ONLINE

Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.

 

Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.

 

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com Psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades privadas do Brasil. 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;

 

Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;

 

Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;

 

Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;

 

Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

PORTAL DE ENSINO

Durante todo o curso os alunos terão total acesso ao portal de ensino do Instituto ESPE, com aulas e conteúdos exclusivos disponíveis!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas) com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O Instituto ESPE não trabalha com a tradicional metodologia de ensino EAD. Todas as nossas aulas serão com interação ao vivo com os analistas-docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos deverão estar presentes em sala (online), mantendo as câmeras abertas, na medida do possível, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. As aulas ficarão gravadas e disponíveis por um período determinado. No entanto, todos os alunos terão que ter no mínimo 75% de presença em sala de aula ao vivo.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. 

PERÍODO LETIVO

O início do período letivo da especialização está datado para o dia 01/04/2022. O processo seletivo já está aberto e ficará disponível até as vagas se esgotarem. Os alunos que se matricularem já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, dependendo do plano de pagamento que escolher, através do módulo de ambientação do Instituto ESPE.  

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os alunos iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra para os alunos e são disciplinas que compõem o programa da especialização, portanto são obrigatórias. O aluno contará com a possibilidade de realizá-lo concomitante com o período letivo do curso, ou antes, a depender do plano que escolher. No entanto, reforçamos nossa recomendação de iniciarem antes do período letivo para um melhor aproveitamento da especialização. 

A Psicanálise e a constituição do sujeito

untitled-from-the-series-graphic-objects-1972.jpg

"Esta obra, Untitled (Sem título) da série Graphic Objects (1972) de Mira Schendel, uma das maiores expoentes da arte contemporânea brasileira, reflete uma das mais importantes características de seu trabalho, em que, a partir do corpo visual da linguagem, pretende-se representar a existência humana.  

Traço, letra, marcas, inscrições, hiâncias. Por meio dessas marcas presentes nessa obra é que é possível pensar a Constituição do Sujeito, o sujeito faltante, barrado, efeitos de inscrições do campo da linguagem. Mediante essas marcas, inscritas pelo Outro primordial, a criança, devagar e como um processo de inscrições, pode aceder à condição de Sujeito. 

A psicanálise coloca-se a escutar o Sujeito, independentemente da cronologia, no entanto há as especificidades do manejo da técnica na escuta de sujeitos ainda em constituição. É essa nossa proposta da Especialização em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE.

Nosso curso enseja, como as marcas em espiral retratada na obra de Schendel, partindo dos conceitos fundamentais da Psicanálise e das delicadas e, ao mesmo tempo, imprescindíveis operações da constituição do Sujeito, pensar o manejo técnico da psicanálise com àqueles que ainda encontram-se em seu processo de constituir-se.

O percurso de nosso curso almeja promover um suporte ao estudo teórico da Psicanálise, considerando a aproximação individual de cada um em sua trajetória, da seriedade da formação no tripé – análise pessoal, supervisão e estudo teórico – e do que será feito em nome da Psicanálise.

Dessa forma, convidamo-los a participar dessa aproximação à Psicanálise com crianças e adolescentes e desse infinito espiral de marcas da transmissão da Psicanálise." 

 

Coord. M.a. Karina Stagliano de Campos

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

PROGRAMA

Últimas vagas disponíveis. Faça sua inscrição, garanta a sua vaga e estude com grandes nomes da psicanálise!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Matrícula +

De 24x R$ 550,00

por 24x R$ 470,00

Últimas vagas disponíveis

Em até três dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE 

WhatsApp Image 2021-09-20 at 16.53.13.jpeg

Marina Bialer

Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris), Doutora em Psicologia Clínica (USP), Pós-Doutora (USP), Master Recherche Médecine Scientifique and Psychanalyse (Université Paris), Especialista em Psicologia pela Unifesp, Graduada em Psicologia (USP). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório. Residente em Sâo Paulo (SP).

Imagem5.jpg

Heloene Ferreira

Psicanalista. Doutoranda em Psicanálise, com ênfase em Pesquisa e Clínica pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista Faperj. Mestre em Psicanálise pela UERJ, bolsista Faperj. Especialista em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar, bolsa de Compensação Educacional Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE/UERJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida, bolsista Prouni integral.

Maria Prisce Cleto.jpg

Maria Prisce

Psicanalista com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro; graduação em Psicologia (1978); pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UFF; especialização em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz; mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Atuou na Secretaria de Saúde do Município de São Gonçalo tendo realizado e implantado projeto de Pré-Natal de Risco e estruturação do Programa de Violência. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

download.jpg

Josiane Orvatich

Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba 2022, do Instituto ESPE. Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Residente de Curitiba (PR).

Captura de tela 2021-10-18 191522.png

Natalia Travassos

Psicanalista com experiência nas áreas de Sexualidade, DST/AIDS, Psicossomática e Psicologia Hospitalar. Residência Multiprofissional em Saúde com treinamento em Serviço de doenças infecto parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/ UFRJ. Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise/UERJ. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro. Residente do Rio de Janeiro (RJ).

Silvia Laurentino.jpg

Silvia Laurentino

Doutora em Neurociência do Comportamento pela UFPE. Mestre em Neuropsiquiatria pela UFPE e Neurologista clínica. Foi professora na pós-graduação em Neuropsiquiatria. Professora na pós-graduação em Neurociência Aplicada da UFPE. Por 10 anos atuou como pesquisadora chefe do Laboratório de Neurociências Aplicadas (Neurolab). Atuou como neurologista convidada no departamento de Neurologia e Unidade de Neurociências de Universidade de Nottingham - UK. Residente de Recife (PE).

pp (1).jpg

Fernanda Pimentel

Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Coordenadora geral da Pós-graduação em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Residente do Rio de Janeiro (RJ).

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Psicanalista, Mestre em Psicologia pela UEL, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein, Especializando em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia, Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. Residente de Londrina (PR)

119061002_3081563448618726_864194664455234385_n.jpg

Rinalda Duarte

Psicanalista, psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP, Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP. Seu atual tema de pesquisa é arte substantivo feminino na psicanálise. Atende em consultório particular, supervisão clínica e grupos de estudos. Residente em São Paulo (SP).

WhatsApp Image 2021-10-29 at 14.24.35.jpeg

Thaís Rodrigues Miranda

Psicanalista. Membro do Instituto Lalangue. Mestranda em Psicanálise pela Universidad Kenedy de Buenos Aires. Especialista em Psicopedagogia e Psicanálise Clínica. Realiza atendimentos a crianças, adolescentes e adultos. Residente de Londrina (PR)

Juliana Radaelli.jpg

Juliana Radaelli

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Aperfeiçoamento em Psicanálise, Infância e Educação pela USP. Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) no curso de psicologia. É analista praticante da Escola Brasileira de Psicanálise. Residente de Curitiba (PR).

_MG_0171.JPG

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista. Membro do Instituto Lalangue. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Diretor pedagógico do Instituto ESPE. Residente de Londrina (PR)

cleide.png

Cleide Vitor

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Psicologia pela USP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999), e em Psicanálise pela UFPB (2014). Graduada em Letras pela UEL, Graduada em Pedagogia pela mesma instituição e Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia. Residente de Londrina (PR)

download.jpg

Mira Wantjal

Psicanalista. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Residente de São Paulo (SP)

pp.jpg

Flávia Vasconcellos

Psicanalista, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, fundadora e coordenadora do Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio e membro da equipe do Núcleo de Atendimento ao Estudante, da Faculdade de Medicina da UNICID. Residente de São Paulo (SP).

Mônica Leite

Mônica Leite

Psicanalista. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Psicanálise pela UNIDERP e IMBRAPE, especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento pela UNIFEV e Centro Lydia Coriat. Graduação em formação de Psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro-fundadora da Associação Livre Psicanálise em Londrina (ALPL). Residente de Londrina (PR).

COORDENAÇÃO

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2011) e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2013). Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE. Atua como Psicóloga Clínica no Centro Mãe Paranaense (Cismepar) com foco na intervenção clínica com bebês e crianças pequenas, bem como em consultório particular com ênfase na Psicanálise, Saúde da Mulher, Intervenção Terapêutica Infantil, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Intervenção Precoce com bebês e crianças pequenas.