Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.
Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.


CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional com certificação extra!

PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
O programa foi concebido para proporcionar ao aluno uma formação em nível de especialização lato sensu, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, que procuram conhecer e aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com bebês, crianças e adolescentes.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;
Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;
Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais com a coordenadora!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras abertas.
Além das aulas síncronas, os alunos também contarão com aulas gravadas que estão nomeadas como EAD no calendário e disciplinas especiais, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo. O grupo de estudos e acompanhamento com a a coordenadora Me. Karina Stagliano acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de novembro/2025. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 3500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!
Inscreva-se para nossa turma do 2° semestre.
CORPO DOCENTE

Vera Zimmermann
(conferencista convidada)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).
.jpeg)
Ferdinando Zapparoli
Psicanalista. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Membro do Instituto Lalangue e Diretor pedagógico do Instituto ESPE.
.jpeg)
Clarice Zotti
Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha.

Karina Stagliano
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL

Carla Capanema
Psicanalista, com pós-doutorado em Conceitos Fundamentais em Psicanálise (UFMG), com estágio no Hôpital de Jour Clos Bénard – Unité “adolescents” (Aubervilliers – França), Mestre e Doutora em Psicologia, na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG), com período de Estudos Aprofundados na Université Paris VIII (França), Graduada em Psicologia (UFMG)

Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Elci Patti
Psicanalista. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Membro da Sociedade de Cardiologia/SP SOCESP/Departamento de Psicologia.

Ane Ribeiro Patti
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto.

Heloene Ferreira
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Mestre em Pesquisa Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Psicóloga na Unidade Docente Assistencial de Urologia (HUPE/UERJ). Docente no Instituto de Educação Médica (IDOMED/UNESA). Coordenadora das Pós-graduações em "Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica" e "Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica" do Instituto ESPE no Rio de Janeiro.

Inês Catão
Psicanalista, com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França, 2010), Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, 2006), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal, 2000) e Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981).

Daniel Omar Perez (Conferencista)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise.

Gesianni Gonçalves
Psicanalista. Pós-doutorado em Processos de Subjetivação pela PUC Minas. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Especialista em Arte e Educação. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, na área de Psicopatologia/Saúde Coletiva e suas interfaces com a Psicanálise.

Kely Brandão
(Conferencista)
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do premio Jabuti. Reside em São Paulo (SP).

Fernanda Pimentel
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Coordenadora geral da Pós-graduação em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura do Instituto ESPE.

Marilda Piccolo
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, onde fez também graduação em Pedagogia. Licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Administração e Planejamento para Docentes (Universidade Luterana do Brasil); em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília) e em Psicopedagogia, pelo Portal Educação (EAD). Foi professora da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) nos cursos de Licenciatura

Thaís Bolognini Maia
Psicanalista. Especialização em Psicologia do Desenvolvimento Infantil, FAMEESP, Especialização em Processo de Perda e Luto, UNIVALI. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional da UNIVALI. Graduação em Psicologia, UNIVALI.