
Das estruturas clínicas à clínica borromeana é justamente o que temos de mais atual na questão de uma clínica em psicanálise diante da pluralidade de fenômenos e diagnósticos no campo da saúde mental.
Lacan na década de 70 havia afirmado que uma psicoterapia podia produzir efeitos positivos na vida dos pacientes mesmo que ela levasse o sujeito ao pior. Atualmente vemos um aumento vertiginoso da propaganda de tratamentos “baseados em evidências” que, na realidade, não cura, mas tende a sustentar tanto o sintoma quanto o gozo de uma maneira que nos chama muito a atenção quando comparamos com os efeitos e objetivos do tratamento psicanalítico.
Dirigir um tratamento em psicanálise passa necessariamente por um correto diagnóstico e por intervenções precisas que modificam a posição do sujeito em relação ao objeto e também em sua maneira de gozar.
Com este seminário pretendemos explorar os alicerces do diagnóstico em psicanálise para, depois, avançarmos nas modalidades de tratamento a partir de cada uma das estruturas clínicas do sujeito.
Faça sua matrícula, garanta sua vaga e estude na maior instituição de ensino superior dedicada à psicanálise no Brasil!


docentes
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

INTERAÇÃO AO VIVO
Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!

Certificação
Certificado de conclusão de 60 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!
SOBRE O SEMINÁRIO
Este seminário propõe uma leitura atual do diagnóstico e do tratamento em psicanálise diante da pluralidade de sintomas e classificações na saúde mental. Partimos dos fundamentos da clínica estrutural para pensar intervenções que incidem na posição do sujeito.
Em contraste com os tratamentos “baseados em evidências”, que muitas vezes mantêm o sintoma e o gozo, a psicanálise aposta em diagnósticos rigorosos e atos clínicos precisos. Abordaremos os avanços da clínica contemporânea a partir dessa ética do caso a caso.
METODOLOGIA DE ENSINO
O seminário Das estruturas clínicas à clínica borromeana está dividido em 10 módulos de 6 horas cada, totalizando 60 horas/aula. As aulas serão presenciais e híbridas, realizadas em São Paulo, aos sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, de outubro de 2025 a julho de 2026, no Spax – Edifício São Miguel, localizado na Av. Paulista, 967 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-100.
PORTAL DE ENSINO
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
DISCIPLINAS
O curso possui uma duração média de 11 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes do programa de Das estruturas clínicas à clínica borromeana:
Psicanálise e o diagnóstico em Freud e Lacan
Disciplina ministrada pela Dra. Denise Maurano
O diagnóstico da transferência: 11/10/2025 - das 9h às 12h
As entrevistas preliminares e o diagnóstico em Lacan: 11/10/2025 - 13:30h às 16:30h
As Estruturas Clínicas: do DSM à Psicanálise
Disciplina ministrada pelo Dr. Rodrigo Gonsalves
O inconsciente estruturado como linguagem: 08/11/2025 - 9h às 12h
O conceito de estrutura e o diagnóstico estrutural: 08/11/2025 - 13:30h às 16:30h
Neuroses: o que se cura e o que é de estrutura?
Disciplina ministrada pelo Dr. Alexandre Starnino
Neurose em Freud e Lacan do sintoma a estrutura: 21/02/2026 - 9h às 12h
A Clínica das urgências: pânico, toc, ansiedade, angústia: 21/02/2026 - 13:30h às 16:30h
Autismos e a direção no tratamento – existe cura para o que é de estrutura?
Disciplina ministrada pela Dra. Paula Catunda
Uma quarta estrutura: o autismo e as pesquisas contemporâneas: 11/04/2026 - 9h às 12h
Autismo e autistas: direção do tratamento: 11/04/2026 - 13:30h às 16:30h
Faça sua matrícula!
O nó borromeano e a direção do tratamento
Disciplina ministrada pelo Dr. Richard Couto
Uma clínica borromeana: 13/06/2026 - 9h às 12h
O Sinthome o fim de análise: 13/06/2026 - 13:30h às 16:30h
CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES

Jessica Caiado
Psicanalista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília com ênfase em Psicanálise. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Diretora do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília.

Denise Maurano
Psicanalista. Doutora em Filosofia pela Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne e pela PUC-RIO. Realizou dois pós-doutorados, sendo um em Letras na PUC-RIO e outro na Universidade de Nice Sophia Antipolis.Mestre em Estudos Aprofundados em Filosofia pela Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne e em Filosofia pela Universidade Gama Filho.

Richard Couto
Psicanalista, formado em psicologia pela UFAM. Mestrado e doutorado pela UERJ. Professor do Programa de mestrado e doutorado Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA. Supervisor clínico institucional do CAPs Simão Bacamarte (RJ).

Marco Correa Leite
Psicanalista Clínico. Doutorando em Psicanálise, saúde e subjetividade pela UVA-RJ. Mestre em psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador geral e docente da pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE. Escritor de diversos artigos e livros científicos com a temática Psicanálise, Saúde Mental, Prática Baseada em Evidências, Clínica e Formação em Psicanálise.

Rodrigo Gonsalves
Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela USP e Doutor em Filosofia pela European Graduate School (Suíça). Formado em Psicologia e Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formado pelo Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.
.jpeg)
Dercirier Freire
Psicanalista e Criminóloga. Doutora em Psicanálise pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduada em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera/Uniderp.

Paula Catunda
Psicanalista. Especialização Lato Sensu em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana. Associada ao CLIN-a. Membro do Conselho Consultivo e Coordenadora do Projeto PIPA (Projeto de Investigação Psicanalítica do Autismo).

Rosângela de Faria Correia
Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência clínica em consultório particular e em CAPij (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil). Pesquisadora da Associação PIPA (e rabiola).
.jpeg)
Paulo Bueno
Mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PUC-SP).Docente da Pós-Graduação do Instituto Gerar. Pesquisador do Núcleo de pesquisa Psicanálise e Sociedade. Professor convidado do Programa Fellowship/2021 Dart Center For Journalism & Trauma (Columbia University/USA).

Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Unicamp. Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris.
COORDENAÇÃO

Marco Correa Leite
Psicanalista Clínico. Doutorando em Psicanálise, saúde e subjetividade pela UVA-RJ. Mestre em psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador geral e docente da pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE. Escritor de diversos artigos e livros científicos com a temática Psicanálise, Saúde Mental, Prática Baseada em Evidências, Clínica e Formação em Psicanálise.