
Neste seminário pretendemos trazer o que há de mais atual no campo da saúde mental com um viés psicanalítico para compreender e discutir sobre o diagnóstico, o tratamento e o manejo clínico em direção de uma cura para cada um, tal qual se propõe a ética da psicanálise.
Se nos primórdios o DSM historicamente se apoiou sobre os conceitos e construções da psicanálise para sustentar os diagnósticos e os tratamentos no campo da saúde mental, desde sua terceira edição, o DSM pautou-se em uma construção supostamente a-teórica deixando de lado as nomenclaturas utilizadas e consagradas na psicanálise e psiquiatria para promover um trabalho de diagnóstico meramente descritivo sem preocupar-se com a causalidade ou com os tratamentos possíveis já sabidamente eficazes.
Além da nomenclatura, como podemos observar a respeito da melancolia que passou a se chamar Psicose Maníaco Depressiva e, mais tarde, Transtorno do Humor Afetivo Bipolar. Também o termo Neurose foi substituído por Transtorno e as já bem descritas neuroses de angústia e obsessiva passam a se tornar, respectivamente, transtorno de ansiedade e transtorno de pânico para a angústia e, para a neurose obsessiva, temos o famoso termo Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Retirando os termos Neurose e abandonando a ideia de uma causalidade psicodinâmica, o que se viu foi a construção de um documento superinflado de diagnósticos como 12 tipos de depressões, transtornos e doenças mentais sem qualquer embasamento empírico, criação de terminologias que patologizam a experiência humana como o transtorno do luto prolongado, ou o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual que significa simplesmente tensão pré-menstrual nas mulheres, entre outros absurdos que nos revelam um abuso do poder biomédico sobre os corpos e sobre as subjetividades contemporâneas.
Faça sua matrícula, garanta sua vaga e estude na maior instituição de ensino superior dedicada à psicanálise no Brasil!


docentes
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

INTERAÇÃO AO VIVO
Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!

Certificação
Certificado de conclusão de 28 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!
SOBRE O SEMINÁRIO
Neste seminário pretendemos trazer o que há de mais atual no campo da saúde mental com um viés psicanalítico para compreender e discutir sobre o diagnóstico, o tratamento e o manejo clínico em direção de uma cura para cada um, tal qual se propõe a ética da psicanálise.
Diante do aumento vertiginoso dos diagnósticos em saúde mental, de ofertas antagônicas quando falamos de tratamentos e dos mais diversos sentidos que a palavra cura pode assumir, propomos neste seminário encontros com eminentes psicanalistas contemporâneos com o objetivo de realizar uma leitura atual, crítica e possível para o trabalho do psicanalista clínico nos dias de hoje.
METODOLOGIA DE ENSINO
O seminário Psicanálise Clínica x DSM: diagnóstico, tratamento e cura está dividido em 7 módulos com 4 horas cada, totalizando 28 horas/aulas. As aulas do curso serão transmitidas ao vivo às quartas-feiras das 19:00 às 21:00, após a transmissão, a gravação será disponibilizada no portal de ensino do Instituto ESPE.
PORTAL DE ENSINO
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
DISCIPLINAS
O curso possui uma duração média de 8 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes do programa de Psicanálise Clínica x DSM: diagnóstico, tratamento e cura:
Psicanálise e Psiquiatria: história e atualidade do DSM
Disciplina ministrada por Richard Couto e Dr. Mario Eduardo Costa Pereira.
História e crítica do modelo DSM: 30/09/2025 - Mario Eduardo Costa Pereira
Depressões, Transtornos, Pânico e a subjetividade de nosso tempo: 21/10/2025 - Richard Couto
As Estruturas Clínicas: do DSM à Psicanálise
Disciplina ministrada pela Dra. Renata Wirthmann
Diagnóstico da transferência ou do fenômeno?: 03/12/2025
O conceito de Estrutura em Psicanálise: 17/12/2025
Neuroses: o que se cura e o que é de estrutura?
Disciplina ministrada pelo Dr. Jorge Sesarino
Neurose em Freud e Lacan do sintoma a estrutura: 11/03/2026
A Clínica das urgências: pânico, toc, ansiedade, angústia: 25/03/2026
Autismos e a direção no tratamento – existe cura para o que é de estrutura?
Disciplina ministrada pela Dra. Bartyra Ribeiro de Castro
(ATENÇÃO HORÁRIO DAS 20H ÀS 22H.)
Uma quarta estrutura: o autismo e as pesquisas contemporâneas: 06/05/2026
Autismo e autistas: direção do tratamento: 20/05/2026
CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES

Mario Eduardo
Psicanalista e psiquiatra. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université Paris 7. Professor Titular de Psicopatologia Clínica pela Aix-Marseille Université (França). Professor livre-docente de Psicopatologia do Depto. de Psiquiatria/ UNICAMP, onde dirige o Laboratório de Psicopatologia – Sujeito e Singularidade (LaPSuS-UNICAMP). Professor do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ.

Francis Juliana
Psicanalista. Doutora em Filosofia na PUC-PR. Mestre em Filosofia pela mesma universidade, Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica na Clinique de La Borde em Cour- Cheverny na França. Reside em Curitiba.

Richard Couto
Richard Harrison Oliveira Couto. Psicanalista, formado em psicologia pela UFAM. Mestrado e doutorado pela UERJ. Professor do Programa de mestrado e doutorado Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA. Supervisor clínico institucional do CAPs Simão Bacamarte (RJ).

Marco Correa Leite
Psicanalista Clínico. Doutorando em Psicanálise, saúde e subjetividade pela UVA-RJ. Mestre em psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador geral e docente da pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE. Escritor de diversos artigos e livros científicos com a temática Psicanálise, Saúde Mental, Prática Baseada em Evidências, Clínica e Formação em Psicanálise.
_edited.avif)
Jorge Sesarino
Psicanalista. Doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège. Mestre em Antropologia Social pela UFPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA).

Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Dercirier Freire
Psicanalista e Criminóloga. Doutora em Psicanálise pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduada em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera/Uniderp. Autora do livro Paranoia e Crime: do Direito à Psicanálise e Coordenadora do Seminário Psicanálise e Criminologia.

Bartyra de Castro
Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, membro da Escola Brasileira de Psicanálise/Associação Mundial de Psicanálise, sócia-fundadora e membro do Conselho Consultivo e Técnico da Associação PIPA (e Rabiola), responsável pela Coleção PIPA Traduz, tradutora, autora de vários artigos e capítulos em livros sobre autismo, coorganizadora de livros publicados sobre o mesmo tema.
COORDENAÇÃO

Marco Correa Leite
Psicanalista Clínico. Doutorando em Psicanálise, saúde e subjetividade pela UVA-RJ. Mestre em psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador geral e docente da pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE. Escritor de diversos artigos e livros científicos com a temática Psicanálise, Saúde Mental, Prática Baseada em Evidências, Clínica e Formação em Psicanálise.