A clínica psicanalítica com crianças e adolescentes é permeada, muitas vezes, por diversas dúvidas e desafios para o analista que se propõe a escutar esses sujeitos ainda em vias de constituição. Sabe-se que a escuta do analista se coloca ao sujeito barrado, efeito de linguagem, independentemente da cronologia. No entanto, propor-se a escutar esse sujeito em constituição coloca certas especificidades ao analista no manejo da técnica que são significativamente importantes.
Pensando nisso, desenvolvemos os seminários de Introdução à Psicanálise com crianças e adolescentes, por meio de dez módulos, trazendo psicanalistas com anos de experiência no enlaçamento teoria e prática nessa clínica, que irão discutir as mais diversas nuances da psicanálise nessa fantástica atuação da escuta de crianças e adolescentes.
Faça sua matrícula, garanta sua vaga e estude na maior instituição de ensino superior dedicada à psicanálise no Brasil!
docentes
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!
INTERAÇÃO AO VIVO
Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!
Certificação
Certificado de conclusão de 60 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!
SOBRE O SEMINÁRIO
Neste curso o aluno terá uma formação a nível de extensão universitária, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan, no intuito de apresentarmos uma visão geral e ampla da psicanálise com crianças e adolescentes, enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
O seminário é recomendado a todos os interessados em conhecer e se aprofundar na teoria e na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes.
METODOLOGIA DE ENSINO
O seminário de Introdução à psicanálise com crianças e adolescentes está dividido em dez módulos com 6 horas cada, totalizando 60 horas/aulas. As aulas do curso serão transmitidas ao vivo às terças-feiras das 19:00 às 21:00, após a transmissão, a gravação será disponibilizada no portal de ensino do Instituto ESPE.
PORTAL DE ENSINO
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
DISCIPLINAS
O curso possui uma duração média de 10 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes do programa de Introdução à psicanálise com crianças e adolescentes:
O sujeito e seus tempos de constituição
Disciplina ministrada pela Me. Maria Prisce
Encontro 1: 06/05/2025
Encontro 2: 13/05/2025
Encontro 3: 20/05/2025
A clínica psicanalítica em tempos de infância
Disciplina ministrada pela Drnd. Aline Neto
Encontro 1: 01/07/2025
Encontro 2: 08/07/2025
Encontro 3: 15/07/2025
Psicanálise e autismo no tempo da infância
Disciplina ministrada pela Dra. Inês Catão
Encontro 1: 02/09/2025
Encontro 2: 09/09/2025
Encontro 3: 16/09/2025
As intervenções do analista
Disciplina ministrada pela Dra. Heloene Ferreira
Encontro 1: 04/11/2025
Encontro 2: 11/11/2025
Encontro 3: 18/11/2025
Os transtornos alimentares na clínica
Disciplina ministrada pela Dra. Fernanda Pimentel
Encontro 1: 03/02/2026
Encontro 2: 10/02/2026
Encontro 3: 17/02/2026
GARANTA SUA VAGA
Turma limitada. Garanta sua vaga e estude ao vivo com grandes referências!
CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES
Rosa Maria Marini
Psicanalista; Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná; Graduada em Psicologia pela PUCPR.
Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Maria Prisce
Psicanalista. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz. Graduada em Psicologia.
Ana Laura Prates
Psicanalista e Escritora. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Fórum de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa Psicanálise e Infância. Pesquisadora do LABEURB-UNICAMP. Pós doutora pela UERJ e Doutora pela USP. Autora, dentre outros, de Feminilidade e experiência psicanalítica,
Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Pedro Moacyr
Psicanalista; Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL-Brasil) e do Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana (IF);
Aline Neto
Psicanalista. Doutoranda em Teoria Psicanalítica - UFRJ. Mestre em Psicanálise PGPSA/UERJ. Residência em Psicologia Clínica-institucional - HUPE/UERJ. Graduação em Psicologia - UFF.
Rosemary Fiães
Psicanalista do Laço Analítico Escola de Psicanálise Rio. De Janeiro. Doutora e Mestre em Psicanálise PGPSA/UERJ. Especialista em Saúde Mental infanto-juvenil IPUB/UFRJ. Especialista em Psiquiatria Social FIOCRUZ. Especialista em Saúde Pública FIOCRUZ.
Inês Catão
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Heloene Ferreira
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Mestre em Pesquisa Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Psicóloga na Unidade Docente Assistencial de Urologia (HUPE/UERJ). Docente no Instituto de Educação Médica (IDOMED/UNESA).
Renata Sales
Psicanalista Membro do Fórum do Campo Lacaniano Rio de Janeiro.
Doutoranda e Mestre em Psicanálise PGPSA/UERJ.
Especialista em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas IPUB/UFRJ.
COORDENAÇÃO
Heloene Ferreira
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Mestre em Pesquisa Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Psicóloga na Unidade Docente Assistencial de Urologia (HUPE/UERJ). Docente no Instituto de Educação Médica (IDOMED/UNESA). Coordenadora das Pós-graduações em "Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica" e "Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica" do Instituto ESPE no Rio de Janeiro.