A clínica psicanalítica com crianças e adolescentes é permeada, muitas vezes, por diversas dúvidas e desafios para o analista que se propõe a escutar esses sujeitos ainda em vias de constituição. Sabe-se que a escuta do analista se coloca ao sujeito barrado, efeito de linguagem, independentemente da cronologia. No entanto, propor-se a escutar esse sujeito em constituição coloca certas especificidades ao analista no manejo da técnica que são significativamente importantes.
Pensando nisso, desenvolvemos os seminários de Introdução à Psicanálise com crianças e adolescentes, por meio de dez módulos, trazendo psicanalistas com anos de experiência no enlaçamento teoria e prática nessa clínica, que irão discutir as mais diversas nuances da psicanálise nessa fantástica atuação da escuta de crianças e adolescentes.
Faça sua matrícula, garanta sua vaga e estude na maior instituição de ensino superior dedicada à psicanálise no Brasil!
docentes
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!
INTERAÇÃO AO VIVO
Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!
Certificação
Certificado de conclusão de 60 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!
SOBRE O SEMINÁRIO
Neste curso o aluno terá uma formação a nível de extensão universitária, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan, no intuito de apresentarmos uma visão geral e ampla da psicanálise com crianças e adolescentes, enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
O seminário é recomendado a todos os interessados em conhecer e se aprofundar na teoria e na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes.
METODOLOGIA DE ENSINO
O seminário de Introdução à psicanálise com crianças e adolescentes está dividido em dez módulos com 6 horas cada, totalizando 60 horas/aulas. As aulas do curso serão transmitidas ao vivo às terças-feiras das 19:00 às 21:00, após a transmissão, a gravação será disponibilizada no portal de ensino do Instituto ESPE.
PORTAL DE ENSINO
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
DISCIPLINAS
O curso possui uma duração média de 10 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes do programa de Introdução à psicanálise com crianças e adolescentes:
O sujeito e seus tempos de constituição
Disciplina ministrada pela Me. Maria Prisce
Encontro 1: 07/05/2024 (disponível gravado)
Encontro 2: 14/05/2024 (disponível gravado)
Encontro 3: 21/05/2024 (disponível gravado)
A clínica psicanalítica em tempos de infância
Disciplina ministrada pela Sonia Motta
Encontro 1: 02/07/2024 (disponível gravado)
Encontro 2: 09/07/2024 (disponível gravado)
Encontro 3: 16/07/2024
Psicanálise e autismo no tempo da infância
Disciplina ministrada pela Dra. Inês Catão
Encontro 1: 06/09/2024
Encontro 2: 20/09/2024
Encontro 3: 27/09/2024
As intervenções do analista
Disciplina ministrada pela Esp. Jana Walter
Encontro 1: 05/11/2024
Encontro 2: 12/11/2024
Encontro 3: 19/11/2024
Os transtornos alimentares na clínica
Disciplina ministrada pela Dra. Fernanda Pimentel
Encontro 1: 04/02/2025
Encontro 2: 11/02/2025
Encontro 3: 18/02/2025
GARANTA SUA VAGA
Turma limitada. Garanta sua vaga e estude ao vivo com grandes referências!
CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES
Michele Kamers
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Doutora em Psicanálise na Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Reside em São Paulo (SP)
Karina Stagliano
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica.
Jana Walter
Psicanalista. Especialista em Medicina e Psicanálise com Bebês- FBUNI; Psicanálise com Crianças, SEDES SAPIENTIAE, São Paulo e Teoria Psicanalítica, PUC São Paulo. Master em Gestão e Empreendedorismo Social. Graduada em Psicologia, Jornalismo e Administração de Empresas.
Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Kelly \Brandão
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do premio Jabuti.
Maria Prisce
Psicanalista. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz. Graduada em Psicologia.
Inês Catão
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Heloene Ferreira
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Mestre em Pesquisa Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Psicóloga na Unidade Docente Assistencial de Urologia (HUPE/UERJ). Docente no Instituto de Educação Médica (IDOMED/UNESA).
Sonia Motta
Psicanalista. Especialista em Clínica Psicanalítica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ. Membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos. Autora de artigos vários. Professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos. Reside no Rio de Janeiro (RJ).