top of page
THUMB WIX.png

A clínica psicanalítica com crianças e adolescentes é permeada, muitas vezes, por diversas dúvidas e desafios para o analista que se propõe a escutar esses sujeitos ainda em vias de constituição. Sabe-se que a escuta do analista se coloca ao sujeito barrado, efeito de linguagem, independentemente da cronologia. No entanto, propor-se a escutar esse sujeito em constituição coloca certas especificidades ao analista no manejo da técnica que são significativamente importantes.
 

Pensando nisso, desenvolvemos os seminários de Introdução à Psicanálise com crianças e adolescentes, por meio de dez módulos, trazendo psicanalistas com anos de experiência no enlaçamento teoria e prática nessa clínica, que irão discutir as mais diversas nuances da psicanálise nessa fantástica atuação da escuta de crianças e adolescentes.

Faça sua matrícula, garanta sua vaga e estude na maior instituição de ensino superior dedicada à psicanálise no Brasil!

BANNER-SITE---CERTIFICADO-2.jpg
BANNER-SITE---DOCENTES1.jpg

docentes

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

Banner-Portal-de-Ensino.jpg

INTERAÇÃO AO VIVO 

Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!

BANNER-SITE---CERTIFICADO-2.jpg

Certificação

Certificado de conclusão de 60 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!

SOBRE O SEMINÁRIO

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de extensão universitária, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan, no intuito de apresentarmos uma visão geral e ampla da psicanálise com crianças e adolescentes, enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.

O seminário é recomendado a todos os interessados em conhecer e se aprofundar na teoria e na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes.

METODOLOGIA DE ENSINO

O seminário de Introdução à psicanálise com crianças e adolescentes está dividido em dez módulos com 6 horas cada, totalizando 60 horas/aulas. As aulas do curso serão transmitidas ao vivo às terças-feiras das 19:00 às 21:00, após a transmissão, a gravação será disponibilizada no portal de ensino do Instituto ESPE.

PORTAL DE ENSINO

Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término.  A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados. 

DISCIPLINAS

O curso possui uma duração média de 10 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes do programa de Introdução à psicanálise com crianças e adolescentes:

O sujeito e seus tempos de constituição

Disciplina ministrada pela Me. Maria Prisce
 

Encontro 1: 07/05/2024 (disponível gravado)
Encontro 2: 14/05/2024 (disponível gravado)

Encontro 3: 21/05/2024 (disponível gravado)

Faça sua matrícula!

A clínica psicanalítica em tempos de infância

Disciplina ministrada pela Sonia Motta
 

Encontro 1: 02/07/2024
Encontro 2: 09/07/2024

Encontro 3: 16/07/2024
 

Faça sua matrícula!

Psicanálise e autismo no tempo da infância

Disciplina ministrada pela Dra. Inês Catão

Encontro 1: 06/09/2024
Encontro 2: 20/09/2024

Encontro 3: 27/09/2024
 

Faça sua matrícula!

As intervenções do analista

Disciplina ministrada pela Esp. Jana Walter
 

Encontro 1: 05/11/2024
Encontro 2: 12/11/2024

Encontro 3: 19/11/2024
 

Faça sua matrícula!

Os transtornos alimentares na clínica

Disciplina ministrada pela Dra. Fernanda Pimentel
 

Encontro 1: 04/02/2025
Encontro 2: 11/02/2025

Encontro 3: 18/02/2025
 

Faça sua matrícula!

Âncora 1

GARANTA SUA VAGA

Turma limitada. Garanta sua vaga e estude ao vivo com grandes referências!

PREÇO PROMOCIONAL

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Vagas promocionais para os primeiros matriculados, garanta a sua!

12x de R$123,88 

ou R$1200,00 à vista

Após a confirmação de sua compra, você receberá um e-mail da instituição!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES

Michele Kamers.jpg

Michele Kamers

Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Doutora em Psicanálise na Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Reside em São Paulo (SP)

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. 

Jana Walter

Jana Walter

Psicanalista. Especialista em Medicina e Psicanálise com Bebês- FBUNI; Psicanálise com Crianças, SEDES SAPIENTIAE, São Paulo e Teoria Psicanalítica, PUC São Paulo. Master em Gestão e Empreendedorismo Social. Graduada em Psicologia, Jornalismo e Administração de Empresas.

Renata Wirthmann_edited.jpg

Renata Wirthmann

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

KELLY BRANDÃO

Kelly \Brandão

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do premio Jabuti. 

21616432_10203878430557646_7721848804719288813_n.jpg

Maria Prisce

Psicanalista. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz. Graduada em Psicologia.

INES CATÃO

Inês Catão

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Heloene Ferreira

Heloene Ferreira

Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Mestre em Pesquisa Clínica em Psicanálise PGPSA/UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Psicóloga na Unidade Docente Assistencial de Urologia (HUPE/UERJ). Docente no Instituto de Educação Médica (IDOMED/UNESA). 

Imagem12.jpg

Sonia Motta

Psicanalista. Especialista em Clínica Psicanalítica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ. Membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos. Autora de artigos vários. Professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

bottom of page