
O contemporâneo é marcado por um aumento expressivo das toxicomanias e adicções, fenômenos complexos que colocam impasses referentes ao diagnóstico diferencial e ao tratamento para os psicanalistas e outros profissionais da área de saúde. Por isso, faz-se importante que, no manejo clínico, se considere a análise da função do recurso à substância para cada sujeito e sua relação com a cultura.
Este curso tem como objetivo aprofundar o debate teórico e clínico sobre o tratamento das toxicomanias e adicções à luz da psicanálise, apresentando contribuições fundamentais para a escuta e a direção do tratamento desses casos. A partir de diferentes referenciais, será possível problematizar os efeitos subjetivos e culturais dessas práticas, bem como os desafios que elas impõem à clínica contemporânea.
Nessa clínica, marcada pelas compulsões, impulsões, pelo empuxo ao gozo e aos excessos, a psicanálise se coloca como uma bússola que orienta as investigações acerca da etiologia e da direção de tratamento no campo das toxicomanias e adicções.


docentes
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

INTERAÇÃO AO VIVO
Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!

Certificação
Certificado de conclusão de 36 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!
SOBRE O SEMINÁRIO
Este Simpósio tem como objetivo apresentar as principais referências teóricas e clínicas no campo da psicanálise acerca do uso abusivo de drogas e outras adicções na atualidade. Nessa clínica, marcada pelas compulsões, impulsões, pelo empuxo ao gozo e aos excessos, a psicanálise se coloca como uma bússola que orienta as investigações acerca da etiologia e da direção de tratamento das toxicomanias e adicções.
O seminário é recomendado a todos os interessados em conhecer e se aprofundar na psicanálise e na clínica das toxicomanias e adicções.
METODOLOGIA DE ENSINO
O seminário A clínica psicanalítica das toxicomanias e adicções está dividido em seis módulos com 6 horas cada, totalizando 36 horas/aulas. As aulas do curso serão transmitidas ao vivo às quartas-feiras das 19:00 às 21:00, após a transmissão, a gravação será disponibilizada no portal de ensino do Instituto ESPE.
PORTAL DE ENSINO
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
DISCIPLINAS
O curso possui uma duração média de 6 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes do programa de A clínica psicanalítica das toxicomanias e adicções:
Introdução à clinica das toxicomanias e adicções
Atravessamentos das políticas sobre drogas na clínica contemporânea
Disciplina ministrada pela Dra. Daniela Bezerra
Encontro 5: 12/11/2025
Encontro 6: 19/11/2025
Encontro 7: 26/11/2025
Adicções na infância e adolescência: da medicalização à escuta do sofrimento psíquico
Disciplina ministrada pelo professor Gerson Brasil
Encontro 11: 28/01/2026
Encontro 12: 04/02/2026
Encontro 13: 11/02/2026
CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES

Daniela Bezerra
Psicanalista. Membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise. Mestre e Doutora em Psicanálise pela UERJ. Pós doutorado em Psicanálise, Saúde e Instituição IP-USP. Especialista em Psicologia Hospitalar (HCFMUSP). Graduada em Psicologia pela UNESP-Assis.

Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

Julia Reis
Psicanalista. Doutora pelo programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFMG. Mestre em Psicanálise pelo programa de Pós-graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ. Graduação e Licenciatura em Psicologia UFRJ.
.jpeg)
Gerson Brasil
Médico Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Regional de Medicina do RJ. Formação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Gradiva. Graduado em Medicina pela UNI-RIO. Supervisor do Programa de Saúde Mental do município de Três Rios.

Cláudia Henschel
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rogerio Quintella
Psicanalista. Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Pós-Doutorado em Estudos da Subjetividade na UFF (Universidade Federal Fluminense). Autor do livro "O supereu canibal" e outros livros, além de diversos artigos acadêmicos.
COORDENAÇÃO

Julia Reis
Psicanalista e Pesquisadora. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Psicologia (UFRJ). Psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise/ICP-RJ. Autora do livro: "Toxicomanias e psicoses: contribuições psicanalíticas". Editora Appris, 2022. Coordenadora geral da Pós-graduação em Toxicomania, Psicanálise e Atenção Psicossocial do Instituto ESPE.