
Os casos de transtornos alimentares e outras questões ligadas ao corpo e à alimentação nunca estiveram tão em evidência. O aumento expressivo desses casos na clínica, a complexidade no atendimento desses pacientes e um discurso da cultura atual que, muitas vezes, contribui para a disseminação epidêmica das anorexias, bulimias e compulsões alimentares, tornam esse tema urgente para profissionais da saúde e todos que lidam com o assunto.
Pensando nisso, desenvolvemos o Seminário de Psicanálise e a Clínica dos Transtornos Alimentares. Por meio de seis módulos, este seminário pretende apresentar as principais referências teóricas da psicanálise sobre a clínica das questões alimentares, estabelecendo uma interface com a prática clínica para pensarmos a especificidade do manejo destes casos para diante das dificuldades impostas em nosso tempo.
Faça sua matrícula, garanta sua vaga e estude na maior instituição de ensino superior dedicada à psicanálise no Brasil!


docentes
Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

INTERAÇÃO AO VIVO
Participe ao vivo e interaja com os profissionais e analistas participantes do seminário!

Certificação
Certificado de conclusão de 36 horas/aula para os alunos que participarem do seminário!
SOBRE O SEMINÁRIO
Diante do aumento dos casos de questões alimentares que presenciamos na atualidade e da dificuldade que enfrentamos na árida clínica com estes pacientes, este curso pretende apresentar principais referências teórico da psicanálise, estabelecendo uma interface com a pratica clínica e a especificidade do manejo destes casos. A investigação sobre cultura contemporânea e as exigências da atualidade acompanharão as discussões e servirão de guia para pensarmos as dificuldades impostas.
O seminário é recomendado a todos os interessados em conhecer e se aprofundar na psicanálise e nas questões alimentares.
METODOLOGIA DE ENSINO
O seminário de Psicanálise e a Clínica dos Transtornos Alimentares está dividido em seis módulos com 6 horas cada, totalizando 36 horas/aulas. As aulas do curso serão transmitidas ao vivo às segundas-feiras das 19:00 às 21:00, após a transmissão, a gravação será disponibilizada no portal de ensino do Instituto ESPE.
PORTAL DE ENSINO
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino e as aulas gravadas durante todo o período do curso e mais 90 dias após o término. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aulas de conteúdos, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
DISCIPLINAS
O curso possui uma duração média de 5 meses, confira as disciplinas e os docentes participantes do programa de Psicanálise e a Clínica dos Transtornos Alimentares:
Introdução aos Transtornos Alimentares
Disciplina ministrada pela Dra. Fernanda Pimentel
Encontro 1: 04/08/2025
Encontro 2: 11/08/2025
Encontro 3: 18/08/2025
Anorexias e Bulimias
Disciplina ministrada pela Dra. Fernanda Pimentel
Encontro 1: 15/09/2025
Encontro 2: 22/09/2025
Encontro 3: 29/09/2025
Melancolização e Excesso na clínica dos Transtornos Alimentares
Disciplina ministrada pela Dra. Claudia Henschel
Encontro 1: 27/10/2025
Encontro 2: 03/11/2025
Encontro 3: 10/11/2025
CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES

Domenico Cosenza
Psicanalista. Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Milão (1992). Graduação em Psicologia pela Universidade de Turim (2003). Mestrado e Doutorado pela Universidade de Paris VIII.

Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

Julia Reis
Psicanalista. Doutora pelo programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFMG. Mestre em Psicanálise pelo programa de Pós-graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ. Graduação e Licenciatura em Psicologia UFRJ.

Cristiane Seixas
Psicanalista. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Cláudia Henschel
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thalles Cavalcanti
Psicanalista. Mestre pelo programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ. Integrante do Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (LAPISCON).
COORDENAÇÃO

Fernanda Pimentel
Psicóloga e Psicanalista. Doutora em Pesquisa e clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicanálise e Laço Social pela UFF e Graduada em Psicologia pela UNESA. Experiência e atuação na área dos transtornos alimentares. Reside no Rio de Janeiro (RJ).