top of page
Pós-graduação em Psicanálise, Arte e Literatura

PÓS-GRADUAÇÃO

PSICANÁLISE, ARTE E LITERATURA

ESPECIALIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Esse curso de especialização tem como proposta oferecer um aprofundamento em três eixos interligados: Psicanálise, Arte e Literatura. Este percurso se estabelece construindo relações entre conceitos da Psicanálise, disciplina fundada por Sigmund Freud, e outros dois campos do saber nas ciências humanas, a Arte e a Literatura, a partir de elementos em comum para a reflexão sobre a cultura, a sociedade e também para a prática clínica do psicanalista.

Desde cedo em suas articulações teórico-clínicas, Freud e seus colaboradores desenvolveram vínculos fortes com as obras de arte e literárias, como método de construção de um novo conhecimento e também reconhecendo o campo artístico como fonte de conteúdos e saberes relevantes para a compreensão dos costumes, comportamentos e práticas sociais.

Os primeiros momentos do curso se organizam em torno da relação entre arte, cultura, psicanálise e imaginário, buscando resgatar o papel da infância e da brincadeira como bases fundadoras da capacidade imaginativa humana. Também realiza a busca de referenciais históricos da teoria freudiana, suas pesquisas iniciais com as histéricas hospitalares, suas fotografias registradas a pedido do médico Charcot, e a relação da ascensão do cinema com a teoria dos sonhos.

A seguir, a leitura social da religião e da mitologia como sustentação de narrativas artísticas essenciais, em momentos diversos, como os renascentistas, modernos e contemporâneos, relacionando a Arte e a Literatura como produtoras e testemunhas de um pensamento de época, transformador e ativo na civilização. O programa também abrange o recuo até o período clássico grego, em que a dramaturgia teatral foi fonte privilegiada de registros e encenações de emoções humanas elementares e relevantes.  

A etapa seguinte busca contemplar os temas da feminilidade, da dicotomia entre loucura e normalidade, do lugar e função da lei inscrita na sociedade, buscando englobar temáticas iniciais da Psicanálise com sua leitura atual e contemporânea. O tema da fantasia retorna como pilar das possibilidades de elaboração do tumulto da alma humana, por meio de expressões artísticas. A seguir, o tema da escrita, da interpretação e do discurso poético surgem como ponto de encontro entre artistas e práticos clínicos.

Desse modo, a Psicanálise se relaciona com a Arte e a Literatura, de acordo com a proposta deste programa, a partir dos seguintes eixos:

(a) Registro da imaginação, em que operam imagens dos sonhos, registros de cinema, fotografia e imaginação infantil.


(b) Registro mítico, em que se percebe a teoria da religião, das organizações sociais e das formações de identidade.


(c) Registro das relações, em que se observa o comportamento humano a partir de afetos primordiais e primitivos, como amor, ódio, loucura, expressos desde o teatro grego.


(d) Registro contemporâneo, em que o entrelaçamento entre conceitos fundamentais da Psicanálise ainda operam na leitura da sociedade atual.


(e) Registro da escrita criativa e interpretação, em que a articulação entre arte, literatura e prática clínica pode ser construída. 

O corpo docente interdisciplinar, formado por pesquisadores das diferentes áreas deste programa, apresenta-se como um diferencial importante frente a outros cursos. Professores e investigadores renomados nestes campos do conhecimento estarão aqui reunidos neste percurso original em que se entrelaça a Psicanálise, Arte e Literatura.
 

BANNER-SITE---DOCENTES12.jpg

DOCENTES

Equipe interdisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!

BANNER-SITE---CERTIFICADO-2.jpg

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

Banner-Portal-de-Ensino.jpg

PORTAL DE ENSINO

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Propomos uma formação a nível de especialização tendo como pilar o oferecimento de um aprofundamento teórico conjugado em três eixos interligados: A Psicanálise, a Arte e a Literatura.

Deste modo, visa-se o enriquecimento da prática clínica, a partir do estudo de elementos culturais e artísticos, também a construção de uma visão crítica por meio da interdisciplinaridade e das reflexões sobre a sociedade atual contemporânea e seus desafios clínicos, comportamentais e grupais.

 

Destaca-se o diferencial em apresentar conceitos psicanalíticos fundamentais entrelaçados e a partir de obras artísticas e literárias e a investigação de afetos humanos expressos por meio de obras de arte e articulados às contribuições da interpretação psicanalítica, sempre primando pela qualidade e seriedade dos pesquisadores que compõe o corpo docente.

PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aperfeiçoar o conhecimento geral na teoria psicanalítica, e interessados no eixo de entrelaçamento desta com a arte e a literatura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar conceitos psicanalíticos fundamentais entrelaçados a obras artísticas e literárias;

  • Aprofundar a relação entre Psicanálise clássica e debates contemporâneos atuais;

  • Contemplar diversas modalidades artísticas como artes visuais, cinema, fotografia, literatura, artes plásticas, escrita criativa etc;

  • Pensar a prática clínica a partir de elementos advindos das artes;

  • Articular relações entre psicanálise, arte e campo da cultura e sociedade;

  • Investigar afetos humanos expressos por meio de obras de arte e articulados às contribuições da interpretação psicanalítica.

BANNER SITE - ACOMPANHAMENTO.jpg
BANNER SITE - ACOMPANHAMENTO.jpg

ACOMPANHAMENTO
formativo

Reuniões de acompanhamento e debate com a coordenação!

BANNER-SITE---ESPECAST.jpg

ACESSO AO ESPECAST

Acesso temporário ao ESPEcast nossa plataforma streaming de psicanálise!

BANNER-SITE---MÓDULO-DE-AMBIENTAÇÃO.jpg

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.

FREQUÊNCIA

As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo. Além das aulas, os alunos serão acompanhados pela coordenação em um encontro ao final de cada módulo, para a promoção de debates e a realização de um acompanhamento contínuo do desenvolvimento formativo de cada um.

PERÍODO LETIVO

O processo seletivo da pós-graduação tem previsão para ser iniciado no 1º trimestre de 2024 e ficará aberto até encerrarem as vagas. A previsão para o início das aulas online e ao vivo é no mês de maio/2024. Os interessados já podem realizar a inscrição em nossa lista de espera e aguardarem serem notificados.

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.  

A função do Módulo é apresentar os conceitos gerais da Psicanálise, sua história e sua relação com a literatura e a arte. O(A) aluno(a) terá acesso a mais de 30 horas/aulas gravadas com pesquisadores e pesquisadoras que são referência em sua área, antes do início do período letivo.

VAGAS ESGOTADAS!

As vagas para essa turma encontram-se esgotadas.
Entre em nossa lista de espera e aguarde a próxima turma!

Âncora 1

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Faça sua inscrição em nossa lista de espera e aguarde a próxima turma!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas?
Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE 

Daniel Omar Perez (Psicanálise)

Daniel Omar Perez
(Conferencista)

Ernani Chaves (Psicanálise)

Ernani Chaves
(Conferencista)

Caio Padovan (Psicanálise)

Caio Padovan

Psicanalista. Doutor em Filosofia (Unicamp) com pós-doutorado na Michigan State University (Estados Unidos) e na Bonn Universität (Alemanha). Mestre em Filosofia (Unicamp). Professor na Unicamp e pesquisador PQ 1D no CNPQ . Autor de diversos livros na área da psicanálise e filosofia. 

Juliana Portilho.jpeg

Juliana Portilho

Psicóloga, Psicananalista, Mestre e Doutora (FFLCH-USP) em Filosofia. Pós-doutora em Psicologia Clínica (IP-USP). Professora e Pesquisadora nas área de Estética, Teoria Crítica, Psicanálise e Educação.

Alexandre Starnino (Psicanálise)

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris.

Juliana Radaelli (Psicanálise)

Juliana Radaelli

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela mesma universidade. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Bianca Coutinho Dias (Psicanálise)

Bianca Coutinho Dias

Psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em História da Arte pela Faculdade Armando Alvares Penteado - FAAP. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES. Fundou e coordenou o Núcleo de Investigação em Arte e Psicanálise do Instituto Figueiredo Ferraz - IFF.

Cezar Tridapalli (Psicanálise)

Cezar Tridapalli

Psicanalista. Graduado em Letras pela UFPR, especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUCPR) e Mestre em Estudos Literários (UFPR). Especializou-se ainda em Psicologia Clínica (PUCPR) e em Clinica psicoanalitica dei nuovi sintomi, no Instituto IRPA - Milão/Ita. Tradutor de obras de Filosofia, Literatura e Psicanálise. Escritor, é autor dos romances "Pequena biografia de desejos", "O beijo de Schiller" e "Vertigem do chão".

Doutor em Filosofia pela USP. Mestre em Filosofia pela PUC-SP. Realizou quatro estágios de pós-doutorado, seu primeiro em 1998 na Universidade Técnica de Berlim, em 2003 na Bauhaus-Universität, de Weimar, na Alemanha e em 2013 na Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França. Tradutor das obras de Freud da Editora Autêntica. Membro da Nietzsche-Gesellschaft (Naumburg/Alemanha).

WhatsApp Image 2023-04-14 at 09.43.12.jpeg

Luciana Krissak Salum

Psicanalista. Escritora. Pesquisadora. 
Autora do livro “Fragmentos sobre o que se escreve de uma psicanalise” (Iluminuras, 2016). Doutora em Psicologia Clinica pela USP. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Especialista em teorias psicanalíticas pela UnB. Pesquisadora do Latesfip-Cerrado - UnB.

Eduardo Ribeiro da Fosneca (Psicanálise)

Eduardo Ribeiro

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Vencedor do prêmio Jabuti em 2013 com o livro Psiquismo e vida. Membro da linha de pesquisa Filosofias da Existência do grupo de pesquisa Metafísica Contemporânea e Moralidade, Literatura e Sociedade.

Fernanda Samico (Psicanálise)

Fernanda Samico

Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.

Valéria Codato (Psicanálise)

Valéria Codato

Psicanalista e Supervisora Clínica. Mestre em Psicologia (UEM); Especialização em Psicanálise; Formação psicanalítica na Biblioteca Freudiana de Curitiba, Especialista em Psicologia Jurídica; Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Fundadora do Ato Analítico.

Vitor Burgo (Psicanálise)

Vitor Burgo

Psicanalista. Especialista em Escrita e Criação (UNIFOR), Mestre em Direitos Humanos (FDV), Doutor em Ciências Jurídicas (USP).

Psicanalista. Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor (ATER) de Psicologia clínica na Universidade Paul Valéry, Montpellier 3 (França) e pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société.

Eliane Robert Moraes (Psicanálise)

Eliane Robert Moraes

Professora de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP (Universidade de São Paulo). Doutora e Mestre em Filosofia na USP, com pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (FR). Desenvolveu e coordenou projetos científicos em colaboração com as universidades francesas Paris 10 (Nanterre), Paris 8 (Vincennes Saint-Denis) e Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), onde atua como membro associado do CREPAL - Centre de recherches sur les pays lusophones.

William Mac-Cormick (Psicanálise)

William Mac-Cormick

Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela  Universidade Tuiuti do Paraná. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise, filosofia e política. Participou como pesquisador do Núcleo de Direito e Psicanálise do programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. 

Fabiane Secches (Psicanálise)

Fabiane Secches

Crítica literária, tradutora, pesquisadora e professora de literatura. Doutoranda do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Integrante do grupo de pesquisa Crítica Literária e Psicanálise da USP. Colabora com as revistas Cult e Quatro Cinco Um e com os jornais Folha de S. Paulo e O Globo, entre outros veículos, nas áreas de literatura, cinema e psicanálise.

Cauana mestre (Psicanálise)

Cauana Mestre

Psicanalista, Mestre em Literatura (UFPR). Graduada em Psicologia pela PUC-PR, especialista em psicanálise pela mesma instituição. Frequenta a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e ministra cursos relacionados à psicanálise e à literatura. 

Licene Garcia (Psicanálise)

Licene Garcia

Psicanalista. Participante da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicologia Clínica: abordagem psicanalítica pela PUCPR. Formada em Psicologia pela PUCPR. Idealizadora do Projeto “Sobre o feminino”.

COORDENAÇÃO

Josiane Orvatich (Psicanálise)

Josiane Orvatich

Doutoranda em Filosofia da Psicanálise (PUC-PR). Mestre em Filosofia (PUC-PR) e graduada em Psicologia (UFPR) e Filosofia (PUC-PR). Colaboradora do livro "Fenomenologia, Linguística e Psicanálise" (2019, Ed. FI) e autora dos livros "Aventuras Passarinhas" (infantojuvenil, 2019, Ed. MercadoLivros) e "Duas vezes doce e uma amarga" (poesia, 2020, Ed. Kotter). Pesquisadora vinculada ao Departamento de Filosofia da PUC-PR. Coordenadora geral da Pós-graduação em Psicanálise, Arte e Literatura e coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE.

bottom of page