Esse curso de especialização tem como proposta oferecer um aprofundamento em três eixos interligados: Psicanálise, Arte e Literatura. Este percurso se estabelece construindo relações entre conceitos da Psicanálise, disciplina fundada por Sigmund Freud, e outros dois campos do saber nas ciências humanas, a Arte e a Literatura, a partir de elementos em comum para a reflexão sobre a cultura, a sociedade e também para a prática clínica do psicanalista.
Desde cedo em suas articulações teórico-clínicas, Freud e seus colaboradores desenvolveram vínculos fortes com as obras de arte e literárias, como método de construção de um novo conhecimento e também reconhecendo o campo artístico como fonte de conteúdos e saberes relevantes para a compreensão dos costumes, comportamentos e práticas sociais.
Os primeiros momentos do curso se organizam em torno da relação entre arte, cultura, psicanálise e imaginário, buscando resgatar o papel da infância e da brincadeira como bases fundadoras da capacidade imaginativa humana. Também realiza a busca de referenciais históricos da teoria freudiana, suas pesquisas iniciais com as histéricas hospitalares, suas fotografias registradas a pedido do médico Charcot, e a relação da ascensão do cinema com a teoria dos sonhos.
A seguir, a leitura social da religião e da mitologia como sustentação de narrativas artísticas essenciais, em momentos diversos, como os renascentistas, modernos e contemporâneos, relacionando a Arte e a Literatura como produtoras e testemunhas de um pensamento de época, transformador e ativo na civilização. O programa também abrange o recuo até o período clássico grego, em que a dramaturgia teatral foi fonte privilegiada de registros e encenações de emoções humanas elementares e relevantes.
A etapa seguinte busca contemplar os temas da feminilidade, da dicotomia entre loucura e normalidade, do lugar e função da lei inscrita na sociedade, buscando englobar temáticas iniciais da Psicanálise com sua leitura atual e contemporânea. O tema da fantasia retorna como pilar das possibilidades de elaboração do tumulto da alma humana, por meio de expressões artísticas. A seguir, o tema da escrita, da interpretação e do discurso poético surgem como ponto de encontro entre artistas e práticos clínicos.
Desse modo, a Psicanálise se relaciona com a Arte e a Literatura, de acordo com a proposta deste programa, a partir dos seguintes eixos:
(a) Registro da imaginação, em que operam imagens dos sonhos, registros de cinema, fotografia e imaginação infantil.
(b) Registro mítico, em que se percebe a teoria da religião, das organizações sociais e das formações de identidade.
(c) Registro das relações, em que se observa o comportamento humano a partir de afetos primordiais e primitivos, como amor, ódio, loucura, expressos desde o teatro grego.
(d) Registro contemporâneo, em que o entrelaçamento entre conceitos fundamentais da Psicanálise ainda operam na leitura da sociedade atual.
(e) Registro da escrita criativa e interpretação, em que a articulação entre arte, literatura e prática clínica pode ser construída.
O corpo docente interdisciplinar, formado por pesquisadores das diferentes áreas deste programa, apresenta-se como um diferencial importante frente a outros cursos. Professores e investigadores renomados nestes campos do conhecimento estarão aqui reunidos neste percurso original em que se entrelaça a Psicanálise, Arte e Literatura.

DOCENTES
Equipe interdisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!

CERTIFICADO
Certificado reconhecido pelo MEC, emitido pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento!

PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Propomos uma formação a nível de especialização tendo como pilar o oferecimento de um aprofundamento teórico conjugado em três eixos interligados: A Psicanálise, a Arte e a Literatura.
Deste modo, visa-se o enriquecimento da prática clínica, a partir do estudo de elementos culturais e artísticos, também a construção de uma visão crítica por meio da interdisciplinaridade e das reflexões sobre a sociedade atual contemporânea e seus desafios clínicos, comportamentais e grupais.
Destaca-se o diferencial em apresentar conceitos psicanalíticos fundamentais entrelaçados e a partir de obras artísticas e literárias e a investigação de afetos humanos expressos por meio de obras de arte e articulados às contribuições da interpretação psicanalítica, sempre primando pela qualidade e seriedade dos pesquisadores que compõe o corpo docente.
PÚBLICO ALVO
Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aperfeiçoar o conhecimento geral na teoria psicanalítica, e interessados no eixo de entrelaçamento desta com a arte e a literatura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Apresentar conceitos psicanalíticos fundamentais entrelaçados a obras artísticas e literárias;
-
Aprofundar a relação entre Psicanálise clássica e debates contemporâneos atuais;
-
Contemplar diversas modalidades artísticas como artes visuais, cinema, fotografia, literatura, artes plásticas, escrita criativa etc;
-
Pensar a prática clínica a partir de elementos advindos das artes;
-
Articular relações entre psicanálise, arte e campo da cultura e sociedade;
-
Investigar afetos humanos expressos por meio de obras de arte e articulados às contribuições da interpretação psicanalítica.


ACOMPANHAMENTO
formativo
Acompanhamento pedagógico com a coordenação e equipe do Instituto ESPE!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos seminários e cursos, nacionais e internacionais, com certificação de extensão universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras ininterruptamente abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Buscaremos adotar as metodologias ativas mais adequadas ao bom aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas de maneira online, ao vivo, pelo Zoom, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo. Além das aulas, os alunos serão acompanhados pela coordenação em um encontro ao final de cada módulo, para a promoção de debates e a realização de um acompanhamento contínuo do desenvolvimento formativo de cada um.
PERÍODO LETIVO
As aulas ao vivo terão início no mês de maio/2025. Os interessados já podem realizar a matrícula e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é apresentar os conceitos gerais da Psicanálise, sua história e sua relação com a literatura e a arte. O(A) aluno(a) terá acesso a mais de 30 horas/aulas gravadas com pesquisadores e pesquisadoras que são referência em sua área, antes do início do período letivo.
Matrículas Abertas!
Inscreva-se e participe do processo seletivo 2025!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$ 500,00. Confira nossas condições de parcelamento!
CORPO DOCENTE

Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Juliana Portilho
Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo) com pós-doutorado em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Mestre em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Professora e Pesquisadora nas área de Estética, Teoria Crítica, Psicanálise e Educação.

Josiane Orvatich
Psicanalista. Doutoranda em Filosofia (PUCPR). Mestre em Filosofia (PUCPR). Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica de Curitiba (PR). Diretora de publicação da Editora Sinthoma.

Juliana Radaelli
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela mesma universidade. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Wesley Godoi Peres
Psicanalista e Escritor. Doutor em Psicologia Clínica e Cultura na Universidade de Brasília (UnB), mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade de Brasília - UnB, graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Autor do romance Casa entre Vértebras, vencedor do Prêmio SESC nacional de literatura.
Psicanalista. Graduado em Letras pela UFPR, especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUCPR) e Mestre em Estudos Literários (UFPR). Especializou-se ainda em Psicologia Clínica (PUCPR) e em Clinica psicoanalitica dei nuovi sintomi, no Instituto IRPA - Milão/Ita. Tradutor de obras de Filosofia, Literatura e Psicanálise. Escritor, é autor dos romances "Pequena biografia de desejos", "O beijo de Schiller" e "Vertigem do chão".

Tiago Ravanello

Alessandra Affortunati
Psicanalista, Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) com período sanduíche na Alemanha-Berlim (ZfL). Realizou seu pós-doutorado pela FFLCH-USP e pela Birkbeck, University of London. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em FIlosofia pela Unicamp. Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo.

Eduardo Ribeiro
Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Vencedor do prêmio Jabuti em 2013 com o livro Psiquismo e vida. Membro da linha de pesquisa Filosofias da Existência do grupo de pesquisa Metafísica Contemporânea e Moralidade, Literatura e Sociedade.

Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.

Valéria Codato
Psicanalista e Supervisora Clínica. Mestre em Psicologia (UEM); Especialização em Psicanálise; Formação psicanalítica na Biblioteca Freudiana de Curitiba, Especialista em Psicologia Jurídica; Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Fundadora do Ato Analítico.

Vitor Burgo
Psicanalista. Especialista em Escrita e Criação (UNIFOR), Mestre em Direitos Humanos (FDV), Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Eliane Robert Moraes
Professora de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP (Universidade de São Paulo). Doutora e Mestre em Filosofia na USP, com pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (FR). Desenvolveu e coordenou projetos científicos em colaboração com as universidades francesas Paris 10 (Nanterre), Paris 8 (Vincennes Saint-Denis) e Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), onde atua como membro associado do CREPAL - Centre de recherches sur les pays lusophones.

Tatianne Dantas
Psicóloga e Psicanalista. Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Psicanálise:Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC) da UFRGS, do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP). Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes.

Pedro Heliodoro
Psicanalista. Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela École Doctorale Recherches en Psychanalyse da Université Paris VII (Paris-França). Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou seu pós-doutorado em Estudos da Tradução - UFS. Coordena a coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud" (Ed. Autêntica).

Sander Machado
Psicanalista e pesquisador. Graduado em Psicologia e Especialista em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde pelo Hospital de Clínicas/UFRGS. Membro Efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e Adherente da Apertura para Otro Lacan (APOLa Internacional e sede Salvador/Bahia). Autor dos livros Gramáticas do masoquismo (Artes & Ecos, 2023) e Provocações psicanalíticas (Ulysses, 2021).

Cauana Mestre
Psicanalista, Mestre em Literatura (UFPR). Graduada em Psicologia pela PUC-PR, especialista em psicanálise pela mesma instituição. Frequenta a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e ministra cursos relacionados à psicanálise e à literatura.

Licene Garcia
Psicanalista. Participante da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicologia Clínica: abordagem psicanalítica pela PUCPR. Formada em Psicologia pela PUCPR. Idealizadora do Projeto “Sobre o feminino”.

Maria Rita Kehl

Christian Dunker
(Conferencista convidado)
Psicanalista e pesquisador. Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia/Psicanálise na Universidade de São Paulo (USP).
Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Docente da disciplina EAD de Introdução à Psicopatologia.
Docente da disciplina EAD.
COORDENAÇÃO

Josiane Orvatich
Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Doutoranda em Filosofia da Psicanálise (PUC-PR). Mestre em Filosofia (PUC-PR) e graduada em Psicologia (UFPR) e Filosofia (PUC-PR). Colaboradora do livro "Fenomenologia, Linguística e Psicanálise" (2019, Ed. FI) e autora dos livros "Aventuras Passarinhas" (infantojuvenil, 2019, Ed. MercadoLivros) e "Duas vezes doce e uma amarga" (poesia, 2020, Ed. Kotter). Pesquisadora vinculada ao Departamento de Filosofia da PUC-PR. Coordenadora geral da Pós-graduação em Psicanálise, Arte e Literatura e coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE. Diretora de publicação da Editora Sinthoma.