Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.
Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com Psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.
MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional legendado com certificação extra!
CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!
portal de ensino
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao campo da saúde mental.
Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;
Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;
Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.
GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais remotos com a turma e a coordenação do curso!
atividades COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicadas ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas devem responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.
Além das aulas presenciais, os alunos também contarão com disciplinas especiais online, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas presenciais serão realizadas em Curitiba (PR), no Hotel Intercity, no Centro Cívico, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. O grupo de estudos acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de março/2025. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 4000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$150,00 + 24 parcelas de R$500,00. Confira nossas condições de parcelamento!
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
Últimas vagas promocionais, inscreva-se e garanta a sua!
CORPO DOCENTE
Rosa Maria Marini
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Psicologia pela PUCPR.
Célia Winter
Psicanalista e pesquisadora. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Psicanálise pela Universidade Tuiuti do Paraná e Especialista em Filosofia da Educação (PUC-PR). Reside em Curitiba (PR).
Ana Suy Sesarino
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).
Docente da disciplina EAD.
Vera Zimmermann
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Psicanalista, Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).
Vinicius Armiliato
Psicanalista. Doutor e Mestre em Filosofia pela PUCPR (linha de pesquisa: Filosofia da Psicanálise). Realizou estágio doutoral na Université de Paris 7 - Diderot (mar/17-fev/18), no Centre de Recherches Psychanalyse Médecine et Societ. Pós-doutorado na linha de Filosofia da Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Reside em Curitiba (PR).
Amanda S. Gozdziejewski
Psicanalista. Doutora e Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Especialista em Psicodrama Terapêutico pela Associação Paranaense de Psicodrama e título de Psicodramatista nível I pela Federação Brasileira de Psicodrama. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Reside em Curitiba (PR).
Michele Kamers
Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP e em Psicanálise Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde”. Reside em São Paulo (SP).
Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Reside no Catalão (GO).
Daniel Omar Perez
(Conferencista)
Psicanalista. Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise. Reside em Campinas (SP).
Karina Stagliano
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. Reside em Londrina (PR).
Clarice Wichinescki Zotti
Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha. Reside em Curitiba (PR).
Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e em Filosofia pela Unicamp. Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris. Reside em Campinas (SP).
Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente da disciplina EAD.
Silvia Regina Hey
Psicanalista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Psicologia pela PUC-PR. Reside em Curitiba (PR).
Christian Dunker
(Conferencista convidado)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Docente da disciplina EAD de Introdução à Psicopatologia. Docente da disciplina EAD.
Andrea Silvana Rossi
Psicanalista. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná defendendo a tese sobre "Entre a vida e a morte: experiências de jovens com o câncer". Graduada em Psicologia pela PUC-PR. Autora de diversos artigos na área da psicanálise. Reside em Curitiba (PR).
Vladmir Safatle
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tescnológico (CNPq), no Brasil.
Docente da disciplina EAD.
Marllon Andriola
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná com a tese sobre "O lugar do sujeito no uso de drogas: uma leitura lacaniana acerca do fenômeno da drogadição" com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal. Graduado em Psicologia na PUC-PR. Reside em Curitiba (PR).
Andrea Rôa D'Haese
Psicóloga e Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Pós-graduada em Saúde Mental e Psicanálise Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Integrante do Conselho de Analistas e do Cartel de Direção e Formação da APC. Reside em Curitiba (PR).
Josiane Orvatich
Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Mestre em Filosofia (PUCPR). Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba 2022, do Instituto ESPE. Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Reside em Curitiba (PR).
Tiago Ravanello
Psicanalista e pesquisador. Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia/Psicanálise na Universidade de São Paulo (USP).
Madalena Fátima Becker
Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Reside em Curitiba (PR).
Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. Reside em Juiz de Fora (RJ).
Inês Catão
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Pós-doutora pela Universidade Côte dAzur (Nice, França, 2010). Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, 2006). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal, 2000)
Marco Leite
Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela UVA. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor de diversos livros na área da psicanálise. Reside em Londrina (PR).
COORDENAÇÃO
Clarice Wichinescki Zotti
Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente (FPP). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Psicologia Clínica- Uma Abordagem Psicanalítica (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha. Capacitação no instrumento APEGI (Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições) e Capacitação em diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância, pelo Lugar de Vida (SP). Capacitação IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para Desenvolvimento infantil) pela Associação Psicanalítica de Curitiba. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE.
Karina Stagliano
Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE. Atua como Psicóloga Clínica no Centro Mãe Paranaense (Cismepar) com foco na intervenção clínica com bebês e crianças pequenas, bem como em consultório particular com ênfase na Psicanálise, Saúde da Mulher, Intervenção Terapêutica Infantil, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Intervenção Precoce com bebês e crianças pequenas.