top of page
Pós-graduação em Psicanálise com Crianças

PÓS-GRADUAÇÃO EM

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
TEORIA E CLÍNICA

CURITIBA-PR

Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.

 

Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.

 

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com Psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

BANNER-SITE---DOCENTES12.jpg

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

BANNER-SITE---CERTIFICADO-2.jpg

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

Banner-Portal-de-Ensino.jpg

portal de ensino

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades privadas do Brasil. 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;

 

Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;

 

Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;

 

Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;

 

Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

BANNER SITE - ACOMPANHAMENTO_edited.jpg

ACOMPANHAMENTO

Encontros de acompanhamento online com a coordenação ao final de cada disciplina!

BANNER-SITE---ESPECAST.jpg

atividades COMPLEMENTARES

Acesso a diversos cursos e aulas extras, nacionais e internacionais, com certificação de extensão universitária! 

BANNER-SITE---MÓDULO-DE-AMBIENTAÇÃO.jpg

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas mediadas pelos recursos audiovisuais (quando necessário) devem apontar para responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.

Além das aulas presenciais, os alunos também participarão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada em Psicanálise, de maneira online e concomitante com o período letivo da especialização, onde os alunos realizarão leituras de importantes textos e serão avaliados, orientados e supervisionados a partir da escrita de seus textos!

FREQUÊNCIA

As aulas presenciais serão realizadas em Curitiba (PR), no Hotel Intercity, no Centro Cívico, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. 

PERÍODO LETIVO

As aulas terão início no mês de maio/2024. Os interessados já podem realizar a matrícula e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.

O Instituto ESPE possui um grande diferencial chamado de Módulo de Ambientação. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto. Dessa forma, os alunos e alunas que se matricularem já poderão iniciar seus estudos com a instituição logo após a efetivação de sua matrícula. 

A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 45 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais, a formação do analista e a psicanálise com crianças, antes do início de suas aulas.

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

O Instituto ESPE possui mais de 2500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!

Instituto ESPE

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."

André Souza

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."

Joseli Maria

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"

Ana Maria Guerra

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

INVESTIMENTO

O investimento é de R$ 150,00 + 24x R$ 480,00. Confira nossas condições de parcelamento!

VALOR PROMOCIONAL

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Últimas 6 vagas no valor promocional! Inscreva-se e participe! 

CONFIRA AS DISCIPLINAS

Confira nosso calendário letivo e preencha sua inscrição para garantir sua vaga. Turma limitada!

Âncora 1

CORPO DOCENTE 

Vira Zimmermann

Vera Zimmermann

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).

Celia WInter.jpeg

Célia Winter

Psicanalista e pesquisadora. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Psicanálise pela Universidade Tuiuti do Paraná e Especialista em Filosofia da Educação (PUC-PR). Reside em Curitiba (PR).

Ana Suy Sesarino Kuss

Ana Suy Sesarino

Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).

Michele kamers.png

Michele Kamers

Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP e em Psicanálise Université Paris VII Denis Diderot. Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde”. Reside em São Paulo (SP).

Vinicius Armiliato.jpg

Vinicius Armiliato

Psicanalista. Doutor e Mestre em Filosofia pela PUCPR (linha de pesquisa: Filosofia da Psicanálise). Realizou estágio doutoral na Université de Paris 7 - Diderot (mar/17-fev/18), no Centre de Recherches Psychanalyse Médecine et Societ. Pós-doutorado na linha de Filosofia da Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Reside em Curitiba (PR).

Amanda.jpeg

Amanda S. Gozdziejewski

Psicanalista. Doutora e Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Especialista em Psicodrama Terapêutico pela Associação Paranaense de Psicodrama e título de Psicodramatista nível I pela Federação Brasileira de Psicodrama. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Reside em Curitiba (PR).

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. Reside em Londrina (PR).

Maria Carolina Serafim 2.jpg

Maria Carolina Serafim

Médica Psiquiatra, coordenadora do setor de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Pequeno Príncipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Reside em Curitiba (PR).

Luciana Gusmão de Abreu.png

Luciana Gusmão

Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência.  Especialista em Atenção básica em saúde da família (UFMT). Realizou sua residência médica em Psiquiatria no Hospital Municipal do Campo Limpo ( São Paulo) e outra residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital Pequeno Príncipe. Reside em Curitiba (PR).

Maria rita_edited.jpg

Maria Rita Kehl

Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD). 

Clarice Zotti.jpg

Clarice Wichinescki Zotti

Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha. Reside em Curitiba (PR).

WhatsApp Image 2022-10-24 at 12.27.41.jpeg

Lara Pascke

Psicanalista. Doutoranda em Psicologia Clínica e Psicanálise pela UCES, Buenos Aires. Especialista em Psicanálise (PUC-PR). Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Reside em Curitiba (PR).

138373469_2206175922849272_2738311652078817651_n_edited.jpg

Andrea Silvana Rossi

Psicanalista. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná defendendo a tese sobre "Entre a vida e a morte: experiências de jovens com o câncer". Graduada em Psicologia pela PUC-PR. Autora de diversos artigos na área da psicanálise. Reside em Curitiba (PR).

Silvia Regina hey.jpg

Silvia Regina Hey

Psicanalista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Psicologia pela PUC-PR. Reside em Curitiba (PR).

Sonia Motta

Sonia Motta

Psicanalista. Especialista em Clínica Psicanalítica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ. Membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos. Autora de artigos vários. Professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

Andrea Road Haese.jpg

Andrea Rôa D'Haese

Psicóloga e Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Pós-graduada em Saúde Mental e Psicanálise Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Integrante do Conselho de Analistas e do Cartel de Direção e Formação da APC. Reside em Curitiba (PR).

Clarice Moro Ricobom.jpg

Clarice Moro Ricobom

Psicóloga e Psicanalista. Membro/Sócia da Associação Psicanalítica de Curitiba. Pós-graduada em Clínica com Crianças e Adolescentes Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduação em Psicologia pela pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Psicóloga na Prefeitura Municipal de Curitiba e no Ambulatório Infantil do SUS. Reside em Curitiba (PR). 

Marllon.jpg

Marllon Andriola

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná com a tese sobre "O lugar do sujeito no uso de drogas: uma leitura lacaniana acerca do fenômeno da drogadição" com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal. Graduado em Psicologia na PUC-PR. Reside em Curitiba (PR).

Madalena Becker.jpeg

Madalena Fátima Becker

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná.  Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Reside em Curitiba (PR).

COORDENAÇÃO

Clarice Zotti.jpg

Clarice Wichinescki Zotti

Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente (FPP). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Psicologia Clínica- Uma Abordagem Psicanalítica (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha. Capacitação no instrumento APEGI (Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições) e Capacitação em diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância, pelo Lugar de Vida (SP). Capacitação IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para Desenvolvimento infantil) pela Associação Psicanalítica de Curitiba. Pesquisadora no projeto de pesquisa: Deficiência Intelectual e Autismo: Caracterização Clínica e Genética de uma População do Sul do Brasil. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE. 

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE. Atua como Psicóloga Clínica no Centro Mãe Paranaense (Cismepar) com foco na intervenção clínica com bebês e crianças pequenas, bem como em consultório particular com ênfase na Psicanálise, Saúde da Mulher, Intervenção Terapêutica Infantil, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Intervenção Precoce com bebês e crianças pequenas.

bottom of page