Sobre a pós-graduação
Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.
Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.

MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional legendado com certificação extra!

CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao campo da saúde mental.
Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;
Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;
Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais com a turma e a coordenação do curso

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicadas ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas devem responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.
Além das aulas presenciais, os alunos também contarão com aulas gravadas que estão nomeadas como EAD no calendário e disciplinas especiais, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas presenciais serão realizadas em Porto Alegre (RS) no Continental Porto Alegre Hotel Largo Vespasiano Julio Veppo 77, Centro), em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. O grupo de estudos acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de abril/2026. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 4000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
VAGAS AFIRMATIVAS
O Instituto ESPE lança um novo processo seletivo de bolsas de estudo para promover inclusão, diversidade e ampliar o acesso à formação psicanalítica. As oportunidades são destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quer saber mais e participar? Confira o edital completo e faça sua inscrição até 31 de janeiro de 2026.
INVESTIMENTO
O investimento é de R$150,00 + 24 parcelas de R$513,94. Aproveite as condições especiais! São poucas vagas com benefícios exclusivos por tempo limitado.
MATRICULE-SE PARA A TURMA 2026
Preencha sua inscrição para garantir sua vaga em 2026.
Vagas limitadas!
CORPO DOCENTE

Vladmir Safatle
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD) - gravado.
_edited.jpg)
Gerson Smiech Pinho
Psicologo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), realizou mestrado e doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA. Membro da Equipe do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre.

Rosana Coelho
Psicanalista. Professora. Pós-doutora em Psicanálise – Clínica e Cultura/UFRGS. Doutora em Psicanálise – Clínica e Pesquisa/UERJ. Analista Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise. Diretora do Corpo Freudiano Porto Alegre. Autora de capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Coorganizadora do livro Psicanálise e Trabalho: retratos do contemporâneo/Memorial da Justiça do Trabalho do RS, 2020.

Josiane Orvatich
Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Mestre em Filosofia (PUCPR). Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba 2022, do Instituto ESPE. Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Reside em Curitiba (PR).

Cléo Busanello de Medeiros
Psicóloga e psicanalista. Mestre pelo PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs/UFRGS). Coordenadora do Centro Regional de Referência em autismo (CRR 10) - Programa TEAcolhe

Inês Catão
Psicanalista, membro da Escola Letra Freudiana (RJ). Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra com pós-doutorado pela Universidade Côte dAzur (Nice, França). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal). Médica psiquiatra da infância e adolescência do Centro de Orientação Medicopsicopedagógica da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal.

Carla Capanema
Bacharel em Jornalismo e Psicologia pela UFRGS, psicanalista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Tradutor dos livros de Ricardo Rodulfo no Brasil (2023, 2024; Editora Discurso). Artigos diversos publicados no campo da psicanálise, se debruça sobre temáticas que articulam a clínica e os ecos do contemporâneo no mal-estar do nosso tempo.

Ana Suy Sesarino
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).
Docente da disciplina EAD - gravado.

Josias Fontoura
Psicanalista. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Percurso de Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da UFRGS.

Georgius Esswein
Psicólogo de formação, psicanalista, especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes (ESPE); Mestre em Psicologia e Saúde (UFCSPA) e Doutor em Psicologia (UFRGS). Atualmente faz pós-doutorado na UFCSPA e é professor de Psicologia da Universidade La Salle. Além da experiência clínica, tem experiência de pesquisa e docência na interlocução das áreas de Psicanálise, Psicologia do Desenvolvimento, Saúde Coletiva, Educação e Políticas Públicas

Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. Reside em Juiz de Fora (RJ).
Docente da disciplina EAD - gravado.

Clarice Wichinescki Zotti
Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha. Reside em Curitiba (PR).

Elci Patti
Psicanalista. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - Online do Instituto ESPE.
.jpeg)
Ferdinando Zapparoli
Psicanalista. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Membro do Instituto Lalangue e Diretor pedagógico do Instituto ESPE

Andrea Ferrari
Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento. Professora Associada do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS. Pesquisadora e orientadora de pesquisa no PPG Psicanálise: Clínica e Cultura UFRGS. Co-coordenadora do NEPIs.

Christian Dunker
(Conferencista convidado)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Docente da disciplina EAD de Introdução à Psicopatologia.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Vera Zimmermann
(conferencista convidada)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD) - gravado.

Milena da Rosa Silva
Psicóloga. Possui Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento UFRGS e Doutorado em Psicologia pela UFRGS. Professora Associada do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS, desde 2010. Orientadora de mestrado no PPG Psicanálise: Clínica e Cultura UFRGS. Co-coordenadora do NEPIs.

Ana Laura Giongo
Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS. Ministra grupos de estudos na APPOA sobre o tema do Autismo. Pesquisadora em temas relacionados a Clínica da Infância e Adolescência e Estrutura Autística.

Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Reside no Catalão (GO).

Tiago Ravanello
Psicanalista e pesquisador. Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia/Psicanálise na Universidade de São Paulo (USP).

Ane Patti Ribeiro
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - São Paulo do Instituto ESPE. Reside em Ribeirão Preto (SP).

Lucília Maria Abrahão
(Conferencista convidada)
Psicanalista. Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Livre Docência em Ciência da Informação pela mesma instituição. Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP)
COORDENAÇÃO

Josias Fontoura
Psicanalista. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Percurso de Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da UFRGS. Integrante do Projeto de Pesquisa Infâncias e Psicanálise: Metodologias, Dispositivos e Intervenção (UFRGS). Editor-chefe na Editora Discurso, responsável por trabalhos de tradução, edição e publicação de autores como Alba Flesler (2021), Roland Chemama (2022) e Ricardo Rodulfo (2023) no Brasil. Coordenador do curso de pós graduação Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica – Porto Alegre (Instituto ESPE). Professor convidado do curso Fundamentos da Clínica Psicanalítica: situação do tempo, lugar do exercício e a função do analista no contexto brasileiro (Assemblage). Docente em cursos livres e pós-graduação nos temas: nó borromeano; constituição psíquica; contemporaneidade; formação psicanalítica.
