Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.
Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com Psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.
MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional legendado com certificação extra!
CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e USPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!
PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao campo da saúde mental.
Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;
Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;
Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.
GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais com a turma e a coordenação do curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas devem responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.
Além das aulas presenciais, os alunos também contarão com disciplinas especiais online, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas presenciais serão realizadas em São Paulo (SP) na Av. Paulista, no SPAX - Eventos Auditórios (Av. Paulista, 967 - 1º Andar - Bela Vista Edifício São Miguel), em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. O grupo de estudos acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de março/2025. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. No dia 14 de outubro serão abertas as matrículas e os inscritos na lista de espera, que forem aprovados no processo seletivo, poderão seguir com a conclusão de sua matrícula. Os primeiros quinze alunos matriculados terão acesso ao preço promocional.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 4000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24x R$ 550,00. Confira nossas condições de parcelamento!
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
Inscreva-se para a lista de espera e aguarde a convocação do dia 14 de outubro de 2024!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO!
Faça sua inscrição na lista de espera e participe do lançamento das vagas promocionais!
CORPO DOCENTE
Vera Zimmermann
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).
Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Reside no Catalão (GO).
Alexandre Simões
Psicanalista. Doutorado e Mestrado em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise (BH) e Coordenador geral da Esp. em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE. Reside em Belo Horizonte (MG).
Rinaldo Voltolini
(Conferencista)
Psicanalista. Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, pós-doutorado em Psicogênese e Psicopatologia pela Université Pária XIII. Professor livre docente da FEUSP. Membro de várias associações nacionais e internacionais de Psicanálise, Política e Educação. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise e educação. Reside em São Paulo (SP).
Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).
Kelly Brandão
(Conferencista)
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do premio Jabuti. Reside em São Paulo (SP).
Daniel Omar Perez
(Conferencista)
Psicanalista. Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise. Reside em Campinas (SP).
Lauro Baldini
Psicanalista. Doutor em Linguística pela Unicamp. Mestre em Linguística pela mesma universidade. Graduado em Letras pelo UNIFEG e Membro fundador do Centro de Pesquisa PoEHMas (Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades). Reside em Campinas (SP).
Gesianni Gonçalves
Psicanalista. Pós-doutorado em Processos de Subjetivação pela PUC Minas. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Especialista em Arte e Educação. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, na área de Psicopatologia/Saúde Coletiva e suas interfaces com a Psicanálise.
Willian Mac-Cormick
Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise, filosofia e política. Reside em Curitiba (PR).
Fabrício Donizete
Médico Psiquiatra. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Residência médica em Psiquiatria pela mesma instituição. Residência em Psicoterapia (R4) pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Reside em São Paulo (SP)
Elci Patti
Psicanalista. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - Online do Instituto ESPE.
Rinalda Duarte
Rinalda Duarte é Psicóloga, Psicanalista e Pesquisadora. Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifício Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha em consultório com Clínica, Supervisão e Grupo de Estudos com Psicanálise e Psicologia.
Izabela Loner
Pesquisadora. Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, pesquisando as consequências teórico-filosóficas da lógica não-toda do psicanalista Jacques Lacan. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do ABC com uma dissertação sobre as relações e críticas de Lacan à lógica hegeliana e à filosofia. Formada em Filosofia e Ciências e Humanidades pela mesma instituição. Reside em Campinas (SP).
Jana Walter
Psicanalista. Especialista em Medicina e Psicanálise com Bebês- FBUNI; Psicanálise com Crianças, SEDES SAPIENTIAE, São Paulo e Teoria Psicanalítica, PUC São Paulo. Master em Gestão e Empreendedorismo Social. Mentora e editora-chefe da Revista Crianças. Membro da Rede-Bebê – São Paulo. Graduada em Psicologia e Jornalismo. Reside em São Paulo (SP).
Karina Stagliano
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UEL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. Reside em Londrina (PR).
Rodrigo Pacheco
Psicanalista. Mestre em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano-SP (FCL-SP) e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-Brasil (EPFCL-Brasil). Coordenador da Rede de Pesquisa Psicanálise e Saúde Pública do FCL-SP. Psicólogo clínico graduado pela PUC-SP. Reside em São Paulo (SP).
Renata Vescovi
Psicanalista. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória. Mestre em Psicologia pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Graduada em Psicologia pela Universidade Vila Velha. Reside em Vitória (ES).
COORDENAÇÃO
Ane Patti
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - São Paulo do Instituto ESPE. Reside em Ribeirão Preto (SP).
Karina Stagliano
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE. Atua como Psicóloga Clínica no Centro Mãe Paranaense (Cismepar) com foco na intervenção clínica com bebês e crianças pequenas. Reside em Londrina (PR).