Sobre a pós-graduação
Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.
Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.

MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional legendado com certificação extra!

CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao campo da saúde mental.
Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;
Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;
Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais com a turma e a coordenação do curso

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicadas ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas devem responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.
Além das aulas presenciais, os alunos também contarão com aulas gravadas que estão nomeadas como EAD no calendário e disciplinas especiais, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas presenciais serão realizadas em São Paulo (SP) na Av. Paulista, no SPAX - Eventos Auditórios (Av. Paulista, 967 - 1º Andar - Bela Vista Edifício São Miguel), em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. O grupo de estudos acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de abril/2026. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 4000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
VAGAS AFIRMATIVAS
O Instituto ESPE lança um novo processo seletivo de bolsas de estudo para promover inclusão, diversidade e ampliar o acesso à formação psicanalítica. As oportunidades são destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quer saber mais e participar? Confira o edital completo e faça sua inscrição até 31 de janeiro de 2026.
INVESTIMENTO
O investimento é de R$150,00 + 24 parcelas de R$513,94. Aproveite as condições especiais! São poucas vagas com benefícios exclusivos por tempo limitado.
MATRICULE-SE PARA A TURMA 2026
Preencha sua inscrição para garantir sua vaga em 2026.
Vagas limitadas!
CORPO DOCENTE

Vladmir Safatle
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD) - gravado.
.jpeg)
Gerson Rangel Brasil
Médico Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Regional de Medicina do RJ. Formação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Gradiva. Graduado em Medicina pela UNI-RIO. Supervisor do Programa de Saúde Mental do município de Três Rios. Reside no Rio de Janeiro (RJ)

Fernanda Samico
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. Reside no Rio de Janeiro (RJ).
Docente da disciplina EAD - gravado

Rinalda Duarte
Psicanalista e Pesquisadora. Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifício Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha em consultório com Clínica, Supervisão e Grupo de Estudos com Psicanálise e Psicologia.

Marco Leite
Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela UVA. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Autor dos livros "Ainda há Amor?", "Psicanálise nas redes", "Psicanálise Clínica: primeiros passos" e "Psicanálise: formação, tratamento e cura". Reside em Londrina (PR). Coordenador geral da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE.
.Docente da disciplina EAD - gravado.

Sonia Motta

Ana Suy Sesarino
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).
Docente da disciplina EAD - gravado.

Ane Patti
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - São Paulo do Instituto ESPE. Reside em Ribeirão Preto (SP).

Clarice Wichinescki Zotti
Psicanalista. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formação complementar em Autism Diagnostic Observational Schedule e Autism Diagnostic Interview Revised pela Universitat de Barcelona, UB, Espanha. Residente de Curitiba (PR).

Alexandre Simões
Psicanalista. Doutorado e Mestrado em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise (BH) e Coordenador geral da Esp. em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE.

Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Reside no Catalão (GO).

Carla Capanema
Psicanalista, com pós-doutorado em Conceitos Fundamentais em Psicanálise (UFMG), com estágio no Hôpital de Jour Clos Bénard – Unité “adolescents” (Aubervilliers – França), Mestre e Doutora em Psicologia, na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG), com período de Estudos Aprofundados na Université Paris VIII (França), Graduada em Psicologia (UFMG)

Daniel Omar Perez

Christian Dunker
(Conferencista convidado)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Docente da disciplina EAD de Introdução à Psicopatologia.
Docente da disciplina EAD - gravado

Vera Zimmermann
(conferencista convidada)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD) - gravado.
.jpeg)
Gesianni Gonçalves
Psicanalista. Pós-doutorado em Processos de Subjetivação pela PUC Minas. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Especialista em Arte e Educação. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, na área de Psicopatologia/Saúde Coletiva e suas interfaces com a Psicanálise.

Elci Patti
Psicanalista. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Direito, Serviço Social e História de Franca. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicologia Escolar Educacional. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - Online do Instituto ESPE.

Jana Walter
Psicanalista. Especialista em Medicina e Psicanálise com Bebês- FBUNI; Psicanálise com Crianças, SEDES SAPIENTIAE, São Paulo e Teoria Psicanalítica, PUC São Paulo. Master em Gestão e Empreendedorismo Social. Mentora e editora-chefe da Revista Crianças. Membro da Rede-Bebê – São Paulo. Graduada em Psicologia e Jornalismo. Reside em São Paulo (SP).

Josiane Orvatich
Psicanalista. Doutoranda em Filosofia (PUCPR). Mestre em Filosofia (PUCPR). Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica de Curitiba (PR). Diretora de publicação da Editora Sinthoma. Reside em Curitiba (PR).
.jpeg)
Ferdinando Zapparoli
Psicanalista. Especialista em Clínica Psicanalítica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ. Membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos. Autora de artigos vários. Professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos. Reside no Rio de Janeiro (RJ).

Rinaldo Voltolini
(Conferencista convidado)
Psicanalista. Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, pós-doutorado em Psicogênese e Psicopatologia pela Université Pária XIII. Professor livre docente da FEUSP. Membro de várias associações nacionais e internacionais de Psicanálise, Política e Educação. Autor de diversos livros e artigos na área da psicanálise e educação. Reside em São Paulo (SP).

Kelly Brandão
(Conferencista convidada)
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do prêmio Jabuti. Reside em São Paulo (SP).
Psicanalista. Doutor em Filosofia (Unicamp) com pós-doutorado na Michigan State University (Estados Unidos) e na Bonn Universität (Alemanha). Mestre em Filosofia (Unicamp). Professor na Unicamp e pesquisador PQ 1D no CNPQ . Autor de diversos livros na área da psicanálise e filosofia.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Tiago Ravanello
Psicanalista. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática com pós-doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Especialista em Teoria Psicanalítica. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Coordenador local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica de Londrina (PR).

Lucília Maria Abrahão
(Conferencista convidada)
Psicanalista e pesquisador. Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia/Psicanálise na Universidade de São Paulo (USP).
Docente da disciplina EAD - gravado.

Marilda Piccolo
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, onde fez também graduação em Pedagogia. Licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Administração e Planejamento para Docentes (Universidade Luterana do Brasil); em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília) e em Psicopedagogia, pelo Portal Educação (EAD). Foi professora da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) nos cursos de Licenciatura
Psicanalista. Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Livre Docência em Ciência da Informação pela mesma instituição. Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP)

Alexandre Starnino
Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Filosofia pela Unicamp e doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d'Études psychanalytiques (PARISVII) e Mestre em Filosofia pela Unicamp com período na Univeristé Paris VII. Autor de Jacques Lacan: uma introdução.
Docente da disciplina EAD - gravado
COORDENAÇÃO

Ane Patti
Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela Universidade de Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - São Paulo do Instituto ESPE. Reside em Ribeirão Preto (SP).
