OGN3SA0

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
TEORIA E CLÍNICA

SÃO PAULO - SP

Esta especialização tem como foco embasar o pós-graduando no exercício de uma clínica psicanalítica capaz de acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças e adolescentes, pensando na crescente demanda de formação nessa especificidade que é o atendimento com esse sujeito ainda em constituição.

 

Este curso tem como proposta oferecer uma visão geral e ampla da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes a partir de um retorno aos fundamentos da psicanálise transmitidos por Freud e Lacan. Avançaremos sobre a compreensão dos psicanalistas que se embasam na teoria lacaniana, a respeito do manejo da técnica quando se trata da infância e da adolescência, proporcionando um conhecimento tanto da teoria quanto da prática.

 

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com Psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades privadas do Brasil. 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan no intuito de proporcionar a fundamentação da clínica psicanalítica para o pós-graduando, para então partirmos para a especificidade teórica dessa clínica. Percorreremos as nuances teóricas desde os fundamentos da clínica com bebês, crianças e adolescentes; as psicopatologias do bebê, da criança e do adolescente; até o manejo da técnica da psicanálise na intervenção em cada caso.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais formados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas da saúde, psicologia, educação e áreas afins, que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise com crianças e adolescentes.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise de crianças e adolescentes enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta e acolhimento do sujeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;

 

Compreender os fundamentos da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes;

 

Conhecer e aprimorar a psicanálise com bebês, crianças e adolescentes enquanto prática clínica;

 

Apreender o papel do psicanalista na intervenção com bebês, crianças e adolescentes;

 

Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

PORTAL DE ENSINO

Durante todo o curso os alunos terão total acesso ao portal de ensino do Instituto ESPE, com aulas e conteúdos exclusivos disponíveis!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas mediadas pelos recursos audiovisuais (quando necessário) devem apontar para responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.

Além das aulas presenciais, os alunos também participarão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada em Psicanálise, de maneira online e concomitante com o período letivo da especialização, onde os alunos realizarão leituras de importantes textos e serão avaliados, orientados e supervisionados a partir da escrita de seus textos!

FREQUÊNCIA

As aulas presenciais serão realizadas em São Paulo (SP), em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. As aulas serão ministradas no bairro de Moema!

PERÍODO LETIVO

O início do período letivo da especialização está datado para o dia 25/03/2022. O processo seletivo já está aberto e no dia 17/11 serão abertas as primeiras 15 vagas promocionais do curso em uma aula gratuita com a Alba Flesler, uma das maiores referências mundiais da psicanálise com crianças. Os alunos que se matricularem após este período já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, dependendo do plano de pagamento que escolher, através do módulo de ambientação do Instituto ESPE.  

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os alunos iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra para os alunos e são disciplinas que compõem o programa da especialização, portanto são obrigatórias. O aluno contará com a possibilidade de realizá-lo concomitante com o período letivo do curso, ou antes, a depender do plano que escolher. No entanto, reforçamos nossa recomendação de iniciarem antes do período letivo para um melhor aproveitamento da especialização. 

A Psicanálise e a constituição do sujeito

untitled-from-the-series-graphic-objects-1972.jpg

"Esta obra, Untitled (Sem título) da série Graphic Objects (1972) de Mira Schendel, uma das maiores expoentes da arte contemporânea brasileira, reflete uma das mais importantes características de seu trabalho, em que, a partir do corpo visual da linguagem, pretende-se representar a existência humana.  

Traço, letra, marcas, inscrições, hiâncias. Por meio dessas marcas presentes nessa obra é que é possível pensar a Constituição do Sujeito, o sujeito faltante, barrado, efeitos de inscrições do campo da linguagem. Mediante essas marcas, inscritas pelo Outro primordial, a criança, devagar e como um processo de inscrições, pode aceder à condição de Sujeito. 

A psicanálise coloca-se a escutar o Sujeito, independentemente da cronologia, no entanto há as especificidades do manejo da técnica na escuta de sujeitos ainda em constituição. É essa nossa proposta da Especialização em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE.

Nosso curso enseja, como as marcas em espiral retratada na obra de Schendel, partindo dos conceitos fundamentais da Psicanálise e das delicadas e, ao mesmo tempo, imprescindíveis operações da constituição do Sujeito, pensar o manejo técnico da psicanálise com àqueles que ainda encontram-se em seu processo de constituir-se.

O percurso de nosso curso almeja promover um suporte ao estudo teórico da Psicanálise, considerando a aproximação individual de cada um em sua trajetória, da seriedade da formação no tripé – análise pessoal, supervisão e estudo teórico – e do que será feito em nome da Psicanálise.

Dessa forma, convidamo-los a participar dessa aproximação à Psicanálise com crianças e adolescentes e desse infinito espiral de marcas da transmissão da Psicanálise." 

 

Coord. M.a. Karina Stagliano de Campos

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

PROGRAMA

Se inscreva em nossa lista de espera e aguarde o processo de seleção. Os primeiros 15 matriculados terão acesso ao menor valor da especialização!

CONFIRA O PROGRAMA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Matrícula +

De 24x R$ 600,00

por 24x R$ 500,00

Valor válido apenas para as primeiras 15 matrículas que serão abertas no dia 17/11

INSCREVA-SE

Em até três dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE 

Michele Roman Faria

Psicanalista. Doutora pela USP, Mestre pela USP, Pós-doutorado pela Unicamp, com formação em psicologia (USP). Autora de “Constituição do sujeito e estrutura familiar: o complexo de Édipo, de Freud a Lacan” e “Introdução à psicanálise de crianças: o lugar dos pais”; e organizadora da série “O psicanalista: na clínica, na instituição, no laço social, na arte”. Atua como psicanalista em consultório particular e como docente em cursos de pós-graduação. Residente em São Paulo (SP)

WhatsApp Image 2021-10-06 at 16.45.30.jpeg

Adriana Barbosa Pereira

Psicanalista e supervisora clínico-institucional. Doutora e Mestre pelo Instituto de Psicologia da USP. É professora do curso de especialização 'Teoria Psicanalítica' e da graduação do curso de Psicologia da PUC/SP.  É especialista em "Tratamento e escolarização de crianças com transtorno global do desenvolvimento " pela Escola Terapêutica Lugar de Vida- IPUSP. Atua em projetos de formação na educação e saúde pública em saúde mental da infância e juventude. Residente em São Paulo (SP).

WhatsApp Image 2021-09-20 at 16.53.13.jpeg

Marina Bialer

Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris), Doutora em Psicologia Clínica (USP), Pós-Doutora (USP), Master Recherche Médecine Scientifique and Psychanalyse (Université Paris), Especialista em Psicologia pela Unifesp, Graduada em Psicologia (USP). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório. Residente em Sâo Paulo (SP).

WhatsApp Image 2021-09-24 at 17.02.07.jpeg

Clarissa Medeiros

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Graduada em Psicologia (USP). Trabalhou no ambulatório de psiquiatria do Hospital do Servidor Estadual de São Paulo e atua como perita judicial no TJSP. Atua em consultório e pesquisa no campo da psicopatologia e psicanálise. Residente em São Paulo (SP).

Kika Melhem

Psicanalista. Mestre em Psicopatologia clínica pela Universidade Ramónn Llull da Catalunha/ Espanha, possui formação em psicologia pela PUC/SP. Realizou formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Além de atendimento em consultório particular, coordena o ambulatório AGE – generidades de atendimento psicológico a população LGBTQIA, vinculado ao Instituto de Psicologia da USP, e integra equipe do grupo de trabalho Generidades (que estuda questões de gênero na contemporaneidade) dentro do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae. Residente em São Paulo (SP).

10348546_1565402403686039_4286497814816523998_n.jpg

Denise Cardellini

Psicanalista. É Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e possui formação em psicologia (USP). Foi docente do Curso Clínica Interdisciplinar da Primeira Infância do Instituto Sedes Sapientiae e atuou em Instituições Públicas de Saúde - Ambulatório de Saúde Mental e Centro de Saúde pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, tendo sido Coordenadora do Atendimento Clínico (De Bebês até crianças de 10 anos e Familiares) no Centro de Saúde de Pinheiros- SP. Atende em consultório. Residente em São Paulo (SP)

WhatsApp Image 2021-05-24 at 15.51.02.jpeg

Helena Lima

Psicanalista. Pós-Doutora em Psicologia da Educação, Mestre em Psicologia Social e Psicóloga (PUC/SP), PhD em Saúde Pública e Bióloga (USP), Especialista em Psicopedagogia Clínica (Espacio Psicopedagogico de Buenos Aires - EPsiBA), Especialista em Neuropsicologia (INESP/SP). Consultora ad hoc da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para saúde pública/ aids. Coordenadora e docente do curso de Fundamentos da Psicanálise para Moçambique. . Residente em São Paulo (SP)

Daniela Teperman

Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Educação pela FEUSP, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, com formação em psicologia pela PUC-SP. Participa da Equipe de Pesquisa e é professora e supervisora do Instituto Gerar de Psicanálise. É autora dos livros “Clínica Psicanalítica com bebês – uma intervenção a tempo”, “Família, parentalidade e época: um estudo psicanalítico” e é uma das organizadoras da Coleção Parentalidade & Psicanálise. Residente em São Paulo.

Ana Carolina Barros

Psicanalista. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e pela Université Paris VIII - Vincennes-Saint-Denis e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com formação em Psicologia. Especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto SEDES Sapientiae. Fundadora da Roda Terapêutica Das Pretas e coordenadora-geral da Casa de Marias. Formadora, consultora e pesquisadora em saúde mental e relações étnico-raciais. Residente em São Paulo (SP).

119061002_3081563448618726_864194664455234385_n.jpg

Rinalda Duarte

Psicanalista, psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP, Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP. Seu atual tema de pesquisa é arte substantivo feminino na psicanálise. Atende em consultório particular, supervisão clínica e grupos de estudos. Residente em São Paulo (SP).

149108635_10159063815229603_8591256496777091456_n.jpg

Natalie Mas

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) com a dissertação Transtorno do Espectro Autista: história da construção de um diagnóstico com mais de 13000 downloads

Eva_281x281px-1.jpg

Eva Wongtschowski

Psicanalista, Membro do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae, Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Organizadora de "O Psicólogo no Hospital Público. Tecendo a Clínica

img_comunidade_forum_voz_2_30052017.jpg

Kelly Cristina Silva

Psicanalista, Doutora em Educação pela FEUSP e Docente da Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da UNICAMP. Coordena a REPSIC – Rede de Pesquisas: Psicanálise e Contemporaneidade (FCM/UNICAMP). Membro da comissão editorial da Revista Estilos da Clínica. Membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), da rede RUEPSY e do Grupo de Pesquisa do CNPq “`Psicanálise e Intervenções Escolares”. Residente em Campinas (SP).

1517360632942.jpg

Patricia Nakagawa

Psicanalista, com formação em Psicologia (PUC-SP). Doutora em Saúde Coletiva (UNIFESP), Mestre em Psicologia Escolar, da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano (USP), e Especialista em Psicologia da Infância (UNIFESP).  Desenvolveu trabalhos na interface entre Psicanálise, Saúde Pública e rede socioassistencial em serviços como hospitais (ambulatório, enfermaria, UTI), UBS, CAPS e SRT como gerente de unidade e como psicanalista. Residente em São Paulo (SP).

david-calderoni-psicopatologia-da-percepcao-clinica.jpg

David Calderoni

Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Psicologia pela USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autor do livro “O Caso Hermes: a dimensão política de uma intervenção psicológica em creche - um estudo em Psicologia Institucional. Residente de São Paulo (SP)

download.jpg

Mira Wantjal

Psicanalisita. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

Regina Watanuki

Psicanalista. Especialista em psicopedagogia e psicanálise e linguagem pela COGEAE – PUC, com formação em psicologia e letras. Atende no consultório crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem. Atuou com crianças e adolescentes em Casa de Apoio para portadores de HIV. Participou como autora do livro O psicanalista: na instituição, na clínica, no laço social, na arte". Volume 2. Residente em São Paulo (SP)

WhatsApp Image 2021-09-23 at 11.58.40.jpeg

Luciano Valle

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela USP-SP e Psicólogo pela USP - Ribeirão Preto (FFCLRP), com Aprimoramento Profissional e Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas de São Paulo – HC-FMUSP (Instituto Central - IC). Trabalhou no Hospital de Força Aérea de São Paulo - HFASP e no Hospital das Clínicas de São Paulo – HC-FMUSP (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) na área de Psicologia Hospitalar

1563970205581.jpg

Laís de Lima

Psicanalista. Especialista em Psicologia da Saúde (UNIFESP/HSP) e em Psicanálise e Linguagem (PUC/SP), com Aprimoramento em entrevistas iniciais (UNIFESP/SP), tem formação em psicologia pela PUC/SP. Trabalhou no CRIA – Centro de Referência da Infância e Adolescência (UNIFESP/HSP) e atualmente trabalha no NAD (Núcleo de atendimento a Adolescentes da UNIFESP/HSP). Atende crianças, adultos e adolescentes em consultório particular. Residente em São Paulo (SP)

WhatsApp Image 2021-09-21 at 16.09.07.jpeg

Milena David Narchi

Psicanalista, com formação em Psicologia pelo Mackenzie, aprimoramento pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio-Libanês. É Especialista em Psicossomática e em Psicanálise pelo Instituto SEDES Sapientiae. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto SEDES Sapientiae e atualmente trabalha como Psicóloga Hospitalar no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Residente em São Paulo (SP)

WhatsApp Image 2021-09-21 at 16.08.13 (1).jpeg

Sandro Andrade

Psicanalista, com formação em psicologia. É Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalhou como psicólogo do Serviço de Adolescência da Clínica do Instituto Sedes Sapientiae e atualmente é Coordenador de Equipe Clínica do Núcleo Acesso (estudos, intervenções e pesquisa sobre adoção) do Instituto Sedes Sapientiae. Residente em São Paulo (SP)

COORDENAÇÃO

WhatsApp Image 2021-09-20 at 16.53.13.jpeg

Marina Bialer

Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris), Doutora em Psicologia clínica (USP), Pós-Doutora (USP), Master Recherche Médecine Scientifique and Psychanalyse (Université Paris), Especialista em Psicologia pela Unifesp, Graduada em Psicologia (USP). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É autora de “Autobiografias no Autismo”, “Adolescendo em tempos instagramáveis” e “Historiando a psicanálise”. Organizadora de “Laço mãe-bebê: intervenções e cuidados” e “O trabalho PSI na saúde pública”. Atua em consultório. Residente em Sâo Paulo (SP).

Karina Stagliano

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2011) e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2013). Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE. Atua como Psicóloga Clínica no Centro Mãe Paranaense (Cismepar) com foco na intervenção clínica com bebês e crianças pequenas, bem como em consultório particular com ênfase na Psicanálise, Saúde da Mulher, Intervenção Terapêutica Infantil, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Intervenção Precoce com bebês e crianças pequenas.